Almofada Artesanal

Muitas pessoas adoram modificar a disposição dos móveis da sala de vez em quando. Trocar o sofá de lugar, aumentar ou diminuir o espaço livre, colocar mais ou menos acessórios, são tantas opções que as vezes é fácil se perder. Mas para mudar realmente, nada como apostar em artigos novos em cores que se destaquem e tragam um novo clima para o seu ambiente. A almofada artesanal é a peça ideal para você fazer exatamente isso, e melhor, gastando muito pouco!

Almofada Artesanal | westwing.com.br

As almofadas artesanais podem compor ambientes dos mais sérios aos mais descontraídos, dependendo do tipo de tecido, estampa e técnicas aplicadas na capa. No Westwing você tem as melhores dicas para realizar projetos DIY (faça você mesmo) e transformar todos os cômodos de sua casa com muita delicadeza e elegância. Fique ligado em nosso site e confira o melhor da curadoria em decoração da internet!

Compre agora com até 70% off:

Materiais para Todos os Estilos

A almofada artesanal pode ser confeccionada em um infinidade de tipos de tecido, como sarja, cetim, denim, camurça, plush, entre muitos outros, e materiais como algodão, lã, poliéster e nylon. A escolha destes depende muito do seu gosto e da personalidade que você quer que sua casa transmita.

Tecidos mais clássicos e leves funcionam em decorações tradicionais, casas de praia e durante o verão, materiais pesado cabem melhor no inverno e em ambientes mais rebuscados. Também é valido misturar várias almofadas artesanais de vários materiais, tecidos e temas para criar espaços mais espontâneos. Capas em crochê, tricô e patchwork também são ótimas para modelos cheios de estilo que fazem muito sucesso na decoração de casas brasileiras.

 cama de casal com almofadas artesanais coloridas e variadas

Fonte: Pexels

Criando sua Almofada Artesanal

Você mesmo pode fazer uma almofada artesanal e economizar bastante na decoração de sua casa. Para fazer um modelo padrão você vai precisar de 60cm do tecido nas cores desejada ( aqui trabalharemos com um cetim), 50cm de manta acrílica, 50cm de algodão ou poliéster para o forro e 43cm de velcro (também é possível optar por zíper ou botões para fechar a capa), tesoura, linha e agulha ou máquina de costura:

  1. Corte o cetim nos seguintes formatos: 43 x 43, 19 x 43 e 32 x 43.
  2. O algodão e a manta acrílica também devem ser cortados em formato de quadrado cada um, de 43 x 43 cm.
  3. Sobreponha o cetim quadrado à manta acrílica e costure. Você pode fazer um diagrama reto ou pontos decorativos e rebuscados.
  4. Nos dois retângulos faça uma dobra de 2cm em uma das extremidades mais longas de cada um.
  5. Nessas dobras, aplique o velcro com costura reta.
  6. Coloque uma dobra com velcro sobre a outra (como se as fechassem) e deixe os retângulos estendidos com o lado do avesso para baixo. Sobreponha com o conjunto tecido/massa acrílica com o cetim virado para baixo.
  7. Costures as peças uma na outra, por toda a volta. Elas devem ser cosidas do avesso.
  8. Desvire a capa e, por meio da abertura em velcro, coloque o enchimento dentro dela. E é só isso, sua almofada artesanal está pronta para uso!

Você ainda pode criar estampas, bordados, aplicar paetês, fuxico, franjas e muito mais na parte de frente de seu modelo. Deixe sua criatividade fluir e crie muito tipos de almofada artesanal para você, sua família e seus amigos!