Mesa Lateral

Mesa Lateral

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMesa Lateral

O momento de decorar a casa é um dos mais importantes. Nele, iremos decidir quais móveis e objetos farão parte da nossa vida e também falarão um pouco sobre a personalidade das pessoas que vivem na casa. Com a liberdade de composição que o décor contemporâneo nos trouxe, é fácil encontrar móveis que desejamos em diferentes estilos de decoração. E a mesa lateral não foge dessa realidade.

A mesa lateral é um daqueles móveis que são indispensáveis na decoração. Ela pode ser fabricada em diversos tipos de materiais, possuir muitos formatos e ainda transitar entre estilos diferentes. Funcional e necessária em toda casa, esta peça pode ser base para adornos, telefone, vasos de flores, porta-retratos, velas e abajures. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mesa lateral se encaixa muito bem a outros ambientes também. Confira as dicas do Westwing e inspire-se!

Mesa Lateral para Todos os Estilos

Cada pessoa possui uma personalidade diferente e isso faz com que tenhamos nossas preferências referente ao estilo de decoração com o qual mais nos identificamos. No mundo do décor isso não muda. É possível encontrar mesa lateral de diversos segmentos decorativos. Para os que buscam um ar de tempos antigos, uma ótima aposta é a mesa lateral retrô. Essas peças geralmente possuem pés palito, base redonda e cores fortes.

Se você prefere um visual minimalista e clean, a melhor opção é a mesa lateral com estrutura em metal e base em madeira. Além de possuir traços simples, ela ainda empresta sofisticação ao local. Para os que optam pelo estilo rústico e elementos que remetem a natureza, a mesa lateral feita em madeira é a mais indicada.

Mesa Lateral

Mesa Lateral Amarela

A mesa lateral amarela pode ser encontrada em vários estilos, desde o clássico ao moderno, porém devido a sua cor arrojada, ela não é indicada para uso em todos estes estilos de decoração. Ela é perfeita para espaços contemporâneos e modernos, já para quem deseja algo um pouco mais tradicional, ela pode ser utilizada em décors rústicos e retrôs.

Quanto ao móvel em si, a mesa lateral amarela pode ser mais clássica (com formas mais orgânicas e fluidas), modernas (pecas mais retas e clean), retrô (com linhas que se assemelham a de móveis da década de 1940 à de 70) ou podem ser peças de designer (com formatos criativos e muito arrojados). Cada um desses modelos de mesa lateral amarela tem seu charme e expressam certa personalidade, por isso, na hora de escolher um modelo para sua casa, veja qual combina mais com o seu gosto.

Para Todos os Cômodos

A mesa lateral é uma daqueles móveis que além de funcionais, são versáteis e se adaptam facilmente a diferentes composições. Além de utilizá-la como base para telefone, vaso de flores e outros adornos na sala, pode-se utilizar uma mesa lateral no quarto como criado-mudo. Outra opção também, é colocar a mesa no jardim ou na varanda, deixando o espaço ainda mais otimizado.

Mesa Lateral para Quarto Improvisada

Uma dica de mesa lateral para quarto improvisada é apostar na colocação de banquinhos, cadeiras e demais bancos no lugar de um móvel tradicional. Assim, o item dará de forma simples, um visual bastante original e renovado ao espaço. Cadeiras em tonalidades claras ajudam a levar um toque de romantismo à composição. Dessa forma, o artigo quando utilizado como mesa lateral poderá levar um toque delicado, feminino e clean ao ambiente. Tons terrosos são ideais para oferecer ao décor uma imagem mais rústica e aconchegante. Para uma mesa lateral retrô improvisada invista em opções com pés palitos, ideias para transmitir uma imagem que remete a tempos passados.

Mesa Lateral

Mesa Lateral Pequena

Em se tratando de uma mesa lateral pequena, várias são as possibilidades decorativas. Se a ideia é conferir uma atmosfera moderna, clean e minimalista, por exemplo, um modelo cromado ou com tampo de vidro é uma boa pedida. Já para cenários rústicos ou românticos, a dica é investir em uma mesa lateral pequena branca ou de cor clara e acabamento pátina.

Quanto aos ambientes, é comum usar a mesa lateral pequena como proposta para a decoração da sala de estar. Ela fica ótima quando colocada ao lado de um sofá ou poltrona, além de servir como mesa para telefone. É possível criar harmonia combinando seus detalhes com os detalhes da mesa de centro ou, ainda, usá-la como uma mesa lateral para sala pequena, servindo como apoio principal.

A forma como decoramos a mesa lateral pequena também influencia diretamente no décor dado ao espaço. Por isso, na hora de enfeitar o seu móvel, pondere sobre os adornos que mais combinam com os demais elementos do cômodo e nada de exageros! Um pequeno porta-retrato, vaso, abajur, bandeja e até livros são excelentes pedidas.

Mesa Lateral Quadrada

Na hora de investir na decoração, é preciso pensar em cada pedacinho da casa. Seja na sala ou no quarto uma peça que pode fazer toda a diferença é a mesa lateral quadrada. Na sala, a mesa lateral quadrada normalmente fica ao lado do sofá e acomoda objetos decorativos, livros ou uma luminária para deixar o espaço mais bonito e aconchegante.

Já no quarto, a mesa lateral quadrada é responsável por substituir o criado-mudo, o que ajuda a criar uma decoração diferenciada ao ambiente e torna a mesa lateral quadrada o destaque do quarto. Com a mesa lateral quadrada qualquer ambiente ganha uma decoração muito mais charmosa.

Mesa Lateral Redonda

A mesa lateral é uma ótima opção para completar os cantos da casa com charme e funcionalidade, confira a seguir algumas dicar para decorar com a peça:

Materiais: uma mesa de centro em vidro e metal ficará excelente em um ambiente com mesa lateral redonda feita em madeira ou pintada. Uma mesa de centro em madeira maciça fica linda com uma mesa lateral redonda feita de metal. Uma vez que os estilos se complementam e os materiais utilizados podem ser completamente diferentes.

Estilo: na maioria das vezes as pessoas têm medo de errar ao misturar estilos. Mas, com certeza, isso criará um estilo exclusivo no ambiente. É importante lembrar que mesas laterais não precisam combinar entre si. Uma vez que os tamanhos e estilos estejam interligados será perfeitamente aceitável ter mesa lateral redonda diferente em cada lado do sofá.

Tamanho: se a sua mesa lateral redonda for ficar ao lado do sofá certifique-se que a altura e profundidade sejam mais próximas possíveis da altura e profundidade dos braços do sofá. Se o objetivo for usar a mesa lateral redonda como criado-mudo, porque ela é bem versátil para ter essa função, a altura deverá ser a mesma do colchão da cama. Se não for possível é melhor que seja mais baixo do que alto. Em relação a profundidade, 60 centímetros é o máximo que você pode usar. Algo mais profundo fará com que você tenha alguma dificuldade em entrar e sair da cama, atrapalhando o acesso.

Mesa Lateral Redonda

Como Fazer Mesa Lateral

Sustentabilidade vem se tornando cada dia mais uma necessidade no mundo atual. Sendo assim, que tal aproveitar caixas de madeiras para fazer uma mesa lateral? A peça pode ser decorada ou estilizada de acordo com o seu gosto. Basta soltar a criatividade! Independente do estilo escolhido para sua mesa lateral é importante ressaltar que ela deve estar na altura do braço do sofá para ser melhor aproveitada.

O Westwing preparou um passo a passo de como você pode estilizar a sua mesa lateral e adicionar ainda mais charme para a decoração da sua sala, quarto ou onde você quiser inserir a sua mesa personalizada com pátina. Confira:

Você vai precisar de:

  • Caixote de madeira
  • Lixa
  • Tinta
  • Pincel
  • Esponja

Passo a passo:

  1. Lixe o caixote de madeira para evitar que farpas machuquem na hora da limpeza
  2. Passe a tinta da cor escolhida para a sua mesa lateral com ajuda do pincel. Não se esqueça de pintar dentro e fora do caixote de madeira
  3. Agora é a hora da técnica que vai fazer toda a diferença no seu décor com mesa lateral: passe a esponja sobre o caixote de madeira com a tinta ainda fresca, sempre na mesma direção, para alcançar o efeito desejado.

Está pronta a sua mesa lateral personalizada! Aproveite esta técnica para criar decorações despojadas com uma mesa de centro, por exemplo. Você também pode passar tinta de diversas cores e criar um efeito arco-íris, fica lindo!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas