A iluminação é um dos recursos mais importantes dentro de uma decoração. Além de cumprir com seu papel funcional quando escolhida adequadamente, também pode oferecer valor estético à composição. Do ponto de vista funcional, deve-se considerar conveniência de luminosidade para cada ambiente da casa. A iluminação correta também pode proporcionar efeitos de acordo com a intenção, seja para destacar, suavizar ou criar um clima intimista. Para cada cômodo e proposta existe um tipo de iluminação e lâmpada diferente. Mas por onde começar?

Para cozinhas, por exemplo, é necessário pensar em uma iluminação sem sombras por ser um ambiente onde realizamos o preparo de refeições. Já para apartamentos com ambientes integrados empregue a mesma linguagem visual por meio da temperatura de cor e de luminárias. Para cada cantinho da sua casa existe um tipo ideal de iluminação. Inspire-se com nossas dicas!

A Iluminação Ideal

A iluminação da casa é importante não só para o ambiente interno de cada cômodo, como também é importante para que possamos desenvolver certas atividades durante as horas mais escuras do dia. Existem três tipos de fontes de luz especialmente importantes para uma boa iluminação em casa: iluminação indireta, luminárias de trabalho e iluminação direta focada em determinados pontos. Com a combinação certa desses três pilares da iluminação de interiores, você conseguirá a perfeita simbiose entre luz e espaço, fazendo com que o mesmo esteja preparado para qualquer situação de iluminação.

A chave é a mistura de luzes de baixo contraste com luzes de alto contraste. A iluminação indireta é de baixo contraste e fornece uma luz muito suave e agradável, permitindo com que os olhos possam relaxar. No entanto, este tipo de luz pode se tornar cansativa, por isso, uma luz de alto contraste é necessária para contrabalancear. Para se ter uma luz de fundo indireta, as lâmpadas de teto e as luzes embutidas – comos os spots, por exemplo – são as mais adequadas, uma vez que elas iluminam uniformemente todo o espaço do ambiente. Uma dica extra para conseguir uma iluminação de fundo perfeita, é incluir um dimmer (regulador de intensidade) a fim de ajustar o brilho e a intensidade sempre que for necessário.

Iluminação

Para trabalhar no escritório de casa – também chamado de home office -, cozinhar, ler ou realizar qualquer outra atividade, precisamos de uma luz bem contrastada que proporcione um foco de iluminação que se concentre inteiramente no trabalho que precisa ser realizado. Para conseguir esse efeito de contraste, spots, holofotes, luminárias de mesa e luminárias de piso proporcionam a luz perfeita. A iluminação direta de certos locais é essencial para criar pontos de luz que preenchem qualquer espaço com calor e conforto. Estes leves toques de luz destacam artigos acessórios de decoração ou pequenas peças de móveis.

Especialmente nos meses mais frios e mais escuros do ano, pequenas fontes de luz melhoram o humor e aumentam a nossa sensação de conforto e bem-estar. No entanto, para criar pontos de luz direta, é importante tomar cuidado para que esses não sejam muito fortes, pois isso criaria o efeito oposto ao desejado. O melhor é encontrar o local ideal, montando um jogo de luz e sombras, criando contrastes com diferentes intensidades de luz para uma iluminação acertada.

Confira mais opções para iluminar a casa:

Luzes, Lâmpadas e Luminárias

Há uma variedade de tipos de lâmpadas e luminárias que são responsáveis pela criação de iluminação bonita e equilibrada para a casa. Listamos aqui alguns modelos, bem como as características de alguns deles: Spots e holofotes: projete essas lâmpadas contra o teto, criando uma luz indireta muito agradável.

A luz dos spots ou holofotes também podem ser projetadas em uma parede pintada com uma cor viva ou com um belo papel de parede e, assim, produzir um efeito impressionante. Arandelas: as arandelas de parede tendem a projetar sua lâmpada para cima e para baixo, fazendo com que obtenhamos uma luz muito suave, sendo luminárias ideais para uma iluminação indireta de fundo.As arandelas de parede têm a vantagem de ocuparem tanto espaço e serem excelentes peças para a decoração da parede.

Luminárias de teto: são aquelas que formam o ponto focal de cada quarto e garantem uma luz que ilumina o cômodo uniformemente.

Pendentes: os pendentes devem sempre ser usados em combinação com outros tipos de luminárias e lâmpadas, pois apesar de projetarem uma luz uniforme, também criam sombras. Estas lâmpadas são especialmente recomendadas para a iluminação de mesas de jantar.

Luminárias de mesa: as luminárias de mesa, embora utilizadas para iluminação, funcionam mais como acessórios, já que devido ao seu tamanho mais compacto e possibilidades de adaptação, se tornaram verdadeiros elementos decorativos.

Luminárias de piso: as lâmpadas de assoalho são um dos mais importantes tipos de luminárias para garantir uma boa iluminação. Sua luz dá um toque muito agradável e acolhedor a qualquer ambiente, além de serem verdadeiras declarações de design e estilo na decoração de interiores.

Iluminação para Exteriores

A iluminação é importante não só no interior da casa, mas também nas áreas ao ar livre como jardins, terraços, varanda ou a própria fachada da casa ou apartamento, que deve ser igualmente bem iluminada. A iluminação para exteriores é ideal para chamar a atenção para peças de decoração de jardim ou iluminar uma bonita mesa que você tenha no terraço ou varanda.

Também é muito importante por questões da segurança, permitindo com que você enxergue melhor do lado de fora da casa qualquer movimento estranho, mesmo estando na parte interna da habitação. Outra vantagem da iluminação para exteriores é que, com a entrada de casa bem iluminada, podemos prevenir tombos,quedas e outros pequenos acidentes domésticos.

Lâmpadas

Hoje, há diferentes tipos de lâmpadas que podem ser utilizadas juntas aos mais variados modelos de luminárias, de forma a criar diferentes graus e intensidades de iluminação. As lâmpadas incandescentes têm sido as mais utilizadas, provavelmente por causa de sua luz amarela quente. Infelizmente, essas lâmpadas clássicas consomem uma grande quantidade de energia, por isso gradualmente estão desaparecendo do mercado e sendo substituídas por lâmpadas mais econômicas.

As lâmpadas halógenos fornecem uma iluminação clara e brilhante, sendo ideais para iluminar áreas de trabalho, como a cozinha ou escritório. Em razão de serem encontradas em tamanho compactado, são muitas vezes utilizada em spots, holofotes e refletores. As lâmpadas de baixo consumo estão sendo cada vez mais usadas, visto que elas ajudam a economizar energia, além de serem muito duráveis.

A desvantagem deste tipo de lâmpada é que elas precisam de um certo tempo para acenderem até projetarem o seu brilho máximo. As lâmpadas de LED causaram uma verdadeira revolução na indústria da iluminação e da decoração, sendo as mais utilizadas e populares atualmente. O LED impressiona com a sua durabilidade, eficiência energética e por emitir pouco calor. A principal desvantagem das lâmpadas de LED é que elas projetam uma luz mais fria e seu preço ainda é bastante elevado, especialmente em comparação com o preço de outras lâmpadas.

Decoração de Janelas

Para aproveitar o sol da melhor maneira possível, é importante tomar cuidado para que a decoração da janela não seja muito exagerada, por isso evite utilizar cortinas ou persianas em cores muito escuras. Assim você conseguirá encher a casa com a luz natural do sol e de calor, essencial para manter o bom humor e bem-estar diário.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

O que achou do nosso conteúdo sobre iluminação para casa? Aqui no Westwing sempre buscamos oferecer informações relevantes, dicas de como decorar e inspirações para você transformar o seu lar com muita criatividade. Aproveite nossas ideias, em nossas páginas você pode encontrar exatamente aquilo que procura. Além das dicas, o Westwing oferece diariamente produtos especialmente garimpados para levar maior beleza, estilo e sofisticação a cada décor. Com alta qualidade, os itens são encontrados com descontos de até 70% em nossas ações, além da possibilidade de pagamento em até 6x sem juros. Cadastre-se no Westwing agora e comece já a desfrutar de todas as vantagens oferecidas aos sócios deste que é o maior e-commerce de decoração do Brasil!

Estas ofertas começam hoje

Próximas campanhas