Sala de Jantar

Sala de Jantar

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala de Jantar

Existe ambiente mais sociável na casa do que a sala de jantar? É nela que a família se reúne para compartilhar deliciosos almoços de domingo ou uma pizza junto aos amigos no final de semana. Um espaço tão acolhedor como esse merece uma decoração à altura para se tornar cada vez mais convidativo. O segredo está em uma mesa de jantar bem montada, um bom conjunto de cadeiras e uma iluminação agradável para o ambiente.

Pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de compor a sua sala de jantar. Os móveis não podem exceder o espaço que a área proporciona e atrapalhar a circulação das pessoas. Outro aspecto importante é o da luminosidade. Uma sala de jantar precisa, necessariamente, que a luz preencha todo o plano da mesa. Pouca iluminação só combina com jantares a luz de velas. Confira essas e outras dicas do Westwing abaixo para montar a sala de jantar perfeita!

Dicas para Sala de Jantar

Para aqueles que utilizam a sala de jantar como algo mais do que apenas um salão para refeições, o ideal é adaptá-la, fazendo dela um espaço muito mais cômodo e confortável. As mesas de jantar e cadeiras não são os únicos itens importantes, mas também todos os outros móveis e acessórios de decoração que a compõem, completam o ambiente e o transformam em uma segunda sala de estar para se desfrutar horas na companhia de amigos e familiares.Para isso, as luminárias e luzes são um dos acessórios mais importantes. Uma boa combinação de diferentes tipos de fontes de luz é imprescindível para criar um ambiente confortável e acolhedor, adaptado à cada ocasião.

Luminárias pendentes são a melhor opção para iluminar a mesa de jantar. Se colocadas acima da mesa a uma distância adequada, esses tipos de luminárias emitem uma luz agradável para desfrutar de uma boa refeição ou uma boa conversa à mesa. Caso também possuam um dimmer integrado, a intensidade da luz poderá ser regulada, projetando uma iluminação mais tênue sob a sala de jantar, ideal para uma soirée romântica e outras ocasiões especiais. A melhor parte de possuir uma sala de jantar independente, é poder decorá-la com um estilo totalmente diferente da cozinha ou da sala de estar, tendo assim muito mais liberdade ao se inspirar para compor o design e a decoração de interiores.

Sala de Jantar

Móveis para Sala de Jantar

Para que uma sala de jantar completa se transforme em um dos ambientes preferidos da casa – criando-se uma atmosfera caseira e aconchegante – deve-se usar móveis práticos e bonitos. Quem pensa que isso pode ser conseguido simplesmente colocando um belo conjunto de mesa de jantar com cadeiras, está enganado! Ainda que as mesas de jantar e as cadeiras sejam as principais peças e as mais procuradas. No momento de se planejar o design e a decoração da sala de jantar, não se deve ter em mente apenas mesas e cadeiras, mas também outros fatores, como iluminação, bons artigos decorativos, móveis como estantes e aparadores, além de todos os tipos de acessórios necessários para se criar um ambiente maravilhoso.

  • Aparador: o aparador serve para guardar os objetos principais de uso durante as refeições e ainda deixa qualquer ambiente mais bonito e charmoso. Este é um dos móveis para sala de jantar que pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos e pode ser feito de madeira, vidro, aço ou combinar diferentes materiais.
  • Mesa de jantar: a mesa é um dos principais móveis para sala de jantar, tanto que muitas decoram a partir da escolha da mesa, que precisa ter o tamanho adequado para o ambiente. Além disso, a mesa de jantar deve ser tão funcional quanto elegante, podendo ser feita de madeira, metal, vidro e mais uma variedade de materiais. A mesa de jantar também pode ser usada com outras funções como a realização de tarefas da escola ou do trabalho. Por isso, deve ter um acabamento bem resistente para o uso no dia a dia.
  • Cadeiras: antes de definir o modelo da cadeira, é preciso levar em conta o estilo dos outros móveis para sala de jantar como a mesa. Eles não precisam ser da mesma cor ou material, mas devem, no conjunto, formar uma bela combinação para obter um ambiente harmônico. Os assentos precisam ser confortáveis, assim como os encostos. Não vale a pena comprar cadeiras elegantes, mas desconfortáveis.

Mesa para Sala de Jantar

Dentre todos os móveis da sala de jantar, a mesa é a estrela. A mesa da sala de jantar é a confidente dos almoços de família e intermináveis sobremesas com os amigos. Porém, o seu uso vai além: a mesa de jantar é perfeita como apoio para realizar trabalhos manuais, tarefas domésticas ou até mesmo desfrutar de uma divertida noite de jogos de carteado ou tabuleiro. Exatamente pelos inúmeros usos que possui, a mesa da sala de jantar deve ser escolhida com cuidado, sempre atendendo aos gostos e preferências sobre a forma e design que apresentam.

Sala de Jantar

Área para Refeições

Muitas residências – especialmente as que carecem de espaço – têm a área para refeições incorporada à sala de estar ou à cozinha, ocupando uma pequena área para tal uso. Contudo, e não só por motivos de espaço, uma sala de jantar de caráter independente, pode ser geralmente uma extensão da cozinha ou da sala de estar, principalmente por motivos de comodidade. As cozinhas ou salas de estar com salas de jantar integradas são mais amplas do que de costume, oferecendo espaço suficiente para colocar uma mesa de canto com banco, ou uma pequena mesa redonda com cadeiras ao redor. Para os que tem prazer em desfrutar de uma sala de jantar independente, é possível preparar as refeições do dia a dia sentados, com total comodidade. Além disso, as salas de jantar independentes oferecem a possibilidade de se usar o espaço para celebrar jantares especiais com os amigos e familiares, como as típicas ceias de Natal ou festas de aniversário.

Sala de Jantar

Adesivos de Parede na Sala de Jantar

Os adesivos de parede estão se tornando cada vez mais populares e presentes na decoração da sala de jantar. Seja qual for o desenho ou motivo escolhido, os adesivos de parede são ideias para enfeitar as paredes deste cômodo. No entanto, é importante assegurar que a área para colar este tipo de adesivo é suficiente, já que, do contrário, pode-se pecar por uma decoração excessiva, indo na direção oposta do objetivo desejado inicialmente.

Decoração de Sala de Jantar

A decoração para paredes não é a única responsável por compor o espaço da sala de jantar. Todos os outros acessórios e objetos decorativos também são indispensáveis para deixar o ambiente mais caloroso e hospitaleiro. Elegantes vasos, fruteiras, porta-velas e castiçais com velas perfumadas, se colocados sobre cômodas e armários do tipo buffet compõem a decoração perfeita para ornar a sala de jantar.

Flores para a sala de jantar decorada também são ótimas para o ambiente, pois dão cor, leveza e toque de charme ao espaço. Podem ser colocadas no vaso central da mesa da sala de jantar ou em móveis auxiliares, como o buffet, cristaleira ou aparador.

Quadros são outros artigos que ajudam a dar vida a decoração sala de jantar. Com os itens, você pode demonstrar um pouco mais de personalidade e estilo ao ambiente. Murais também podem ser colocados no espaço, todo item que combinar ou expressar a tendência decorativa que o seu lar segue será sempre bem-vindo ao ambiente.

Sala de Jantar Decorada Pequena

Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de decorar ambientes pequenos, pois têm a impressão de que ali pouco pode ser feito. Isso não é verdade. Há diversas opções para deixar um cômodo menor extremamente bem adornado.

Se a sua sala de jantar é pequena, uma boa opção é botar um espelho em uma das paredes, já que ele consegue causar o efeito de amplitude no local. Você pode incrementa-lo com uma moldura, mas fique atento para que ela orne com o estilo do ambiente. Outra sugestão é apostar no espelho, em móveis de coloração branca e em uma iluminação clara. Esse conjunto também ampliará a sua sala de jantar decorada.

Sala de Jantar Decorada Grande

Para compor uma bela sala de jantar decorada em espaços maiores a grande dica é colocar um conjunto de mesas e cadeiras condizente com seu tamanho. Se você escolher um mobiliário com dimensão muito pequena, ele irá “sumir” no cômodo e desvalorizar a decoração. A dica é optar por uma mesa retangular se o formato do espaço for este e por uma redonda para dar um toque mais descontraído. Já o modelo quadrado se encaixa melhor nas salas de jantar decoradas menores.

Um cômodo maior também permite que você tenha móveis de apoio, como aparador, cristaleira ou um bar. Assim, a sala de jantar decorada fica, além de bela e elegante, bastante funcional, já que nesses móveis é possível colocar os objetos que você e sua família mais utilizam, sem a necessidade de ir até a cozinha a todo o momento. Invista nessas dicas e transforme agora a decoração da sua sala de jantar!

Decoração de Sala de Estar e Jantar

A decoração de sala de estar e jantar permite que muitos estilos sejam misturados e combinados em uma composição única e, dessa forma, esses ambientes sociais inspiram ares muito mais confortáveis e dignos de receber mais e mais convidados para aliar conforto e comodidade nas suas reuniões.

Sem a antiga, e comum, separação dos dois cômodos por paredes, ambos os cômodos se transformaram em uma dupla unida por um mesmo estilo que você quiser adotar na decoração de sala de estar e jantar. De salas luxuosas às inspirações de decoração rústica, ou o estilo retrô e vintage, bem como as tendências mais contemporâneas de decorar e desfrutar do lar, é possível transformar os dois ambientes em um lugar, apenas, coeso e elegante.

A interação social pode ser privilegiada, na decoração de sala de estar e jantar. Afinal de contas, ao reunir amigos ou familiares, se tem ambos os ambientes integrados, facilitando o conforto dos convidados, a disposição dos comes e bebes e o aconchego intimista de uma decoração que permite mais espaço para transitar pela sua casa a partir de uma inteligente decoração de sala de estar e jantar.

Um bom truque para definir esse ambiente amplo é apostar na combinação de cores. Tons terrosos podem criar composições mais sofisticadas, na decoração de sala de estar e jantar, enquanto cores claras, ou a aposta em estampas, evidenciam um lugar criativo e despojado, que trabalha com ousadia na decoração de sala de estar e jantar.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas