Quarto

Quarto

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto

É unanimidade considerar o quarto como o ambiente mais acolhedor e íntimo da casa. Muito mais do que um espaço para dormir, é a ele que recorremos quando queremos relaxar depois de um dia exaustivo ou ficar um pouco a sós para descansar. Na hora de decorar o quarto, o mais importante é que ele reflita a nossa personalidade. O cantinho mais particular da casa precisa ter móveis e peças decorativas que combinem com o gosto e a individualidade de cada um.

A decoração do quarto precisa transmitir equilíbrio e harmonia, para que ali os momentos sejam sempre agradáveis. Pintar as paredes ou estilizá-las com cores como o branco, o azul e o verde em tonalidades claras ajudam a transmitir essa sensação de serenidade. O Westwing separou dicas para você se inspirar e fazer do seu quarto um lugar ainda mais especial.

Móveis para Quartos

O que seria de um quarto sem móveis? Inimaginável! Os móveis para quartos são geralmente os mesmos, independente da casa. O que diferencia um quarto do outro é o gosto pessoal, preferências e o tamanho cômodo – fatores que influenciam na escolha dos móveis para quartos são cores, tamanhos, formas e materiais dos móveis.

Cama no Quarto

A cama é o principal móvel em qualquer quarto e, provavelmente, o local preferido de muitas pessoas. Mas, qual é a melhor posição para a cama? A cama deve ser alinhada com a porta ou com a janela? Ou será com a parede? Não só a posição da cama é crucial, como também o modelo escolhido, para termos um sono reparador. Camas com mosquiteiro, camas box, sofá-cama ou uma cama normal feita com estrutura de tábuas madeira para colocar o colchão: há uma grande variedade de modelos para selecionar o mais adequado.

Quarto

Guarda-Roupa

Além da cama, o guarda-roupa está presente em quase todos os quartos – a não ser que exista um closet separado do quarto, um luxo com o qual muitos podem apenas sonhar. O guarda-roupa é o maior móvel do quarto, porque ele precisa proporcionar espaço suficiente para todas as roupas.

Para evitar o caos e a desordem no quarto, deve-se escolher um guarda-roupa que pode guardar todo o tipo de peça, seja roupa íntima, cintos, meias, lenços ou sapatos. Existem outros tipos de móveis que ajudam o guarda-roupa a exercer plenamente sua função, como as cômodas ou caixas, que podem ser colocadas embaixo da cama. As cômodas são perfeitas para guardar pequenos itens como lenços, óculos escuros, gravatas e até roupas íntimas. Já embaixo da cama, pode-se armazenar almofadas, travesseiros e edredons que não sempre usamos, sendo um tipo de armário camuflado.

Criado-Mudo

Um quarto sem um criado-mudo não fica completo. Existem diversos modelos e variedades para escolher aquele que melhor se adapte a gostos, necessidades e preferências pessoais. O fato é que o criado-mudo deve harmonizar com o estilo do quarto e combinar com as cores do cômodo. Um modelo composto por duas gavetas é ideal para guardar pequenos itens que queremos sempre ter perto da cama. A impressão que se tem quando esses objetos estão armazenados é a de um quarto mais organizado.

Móveis de Quarto Branco

Otimização do espaço, versatilidade estética, melhor aproveitamento e distribuição da incidência de luz, exploração de texturas e contrastes. A opção por móveis de quarto branco permite a exploração de todos esses fatores estéticos e funcionais no design de cômodos.

O branco ajuda a refletir a luz ao mesmo tempo que transmite a sensação de um ambiente mais amplo. Por isso, a opção por móveis de quarto branco pode ser uma excelente alternativa para criar a impressão de mais espaço em um quarto muito pequeno ou prejudicado pela pouca incidência de luz natural.

Os móveis de quarto branco também ajudam a valorizar os ambientes baseados em decoração colorida, já que a cor neutra permite destacar e explorar outras tonalidades na composição. A mescla ou contraste entre branco e cores fortes como vermelho, preto e amarelo torna a composição mais rica e dinâmica.

Estilos de Móveis de Quarto Branco

Engana-se quem pensa que os móveis de quarto branco são todos a mesma coisa. Há ampla variação em design de móveis de quarto branco, o que permite que estes elementos sejam incorporados a ambientes em diversos estilos. Confira algumas sugestões em móveis de quarto branco para valorizar sua tendência decorativa favorita:

  • Móveis de quarto branco moderno: se a ideia é trabalhar opções de móveis para quarto branco moderno, explore as peças baseadas em design minimalista. O metal é uma ótima opção em material para desenho da cama e prateleiras. Privilegie os móveis de quarto branco sem a presença de muitos ornamentos ao escolher cômodas e armários para o quarto branco. Se possível, evite sobrecarregar o quarto com móveis em excesso, avalie a escolha de móveis de quarto branco multifuncionais para otimizar espaço e criar a atmosfera clean típica dos ambientes modernos.
  • Móveis de quarto branco provençal: a opção pelo branco é ideal na escolha de móveis de quarto estilo provençal. Os tons claros estão entre os pontos fortes do estilo. As peças com acabamento em pátina garantirão o aspecto desgastado que ajuda a criar a atmosfera rústico romântica que define o estilo provençal. Os estofados com estampas florais e motivos campestres, camas e cômodas em madeira com acabamento em pátina e detalhes que remetem ao estilo das cortes francesas são ideais para decorar esses interiores.
  • Móveis de quarto branco clássico: os móveis de quarto branco também valorizam os interiores em estilo clássico incrementando seu apelo estético e ajudando a criar a atmosfera de elegância e sofisticação atemporal típicas desse estilo decorativo. Móveis como o aparador estilo Luís XV, camas e armários em madeira maciça são boas opções para esse tipo de ambiente.

Roupa de Cama

O uso de acessórios como a roupa de cama é uma forma prática e rápida de modificar o visual do cômodo sem gastar muito tempo e dinheiro . As fronhas, lençóis, edredons, cobertores, capas para o edredom e colchas proporcionam uma sensação calorosa e acolhedora de bem estar para o quarto, além encherem o cômodo de cores.

Quarto: Lugar de Retiro

O quarto é um cômodo que não precisa ser usado somente para dormir. Ele também pode servir como um ambiente de retiro durante o dia todo. Uma poltrona, uma cadeira de balanço ou um pequeno sofá são ideais para se relaxar sozinho lendo um livro, por exemplo ou somente descansar ouvindo música, antes de voltar para a agitada vida cotidiana.

Acessórios

O quarto geralmente é decorado com acessórios bonitos e pessoais, que dão um toque muito pessoal ao cômodo. Fotos de amigos e de familiares em porta-retratos elegantes resultam quase sempre em uma forma de decoração sofisticada e personalizada.

Iluminação

No quarto, o indicado é escolher uma iluminação com diferentes níveis, preferencialmente com um dimmer, que possibilita o controle da intensidade da luz. A luminária de teto ilumina o ambiente como um todo, enquanto a iluminação indireta é mais usada nas primeiras horas da manhã, quando ainda se tem os olhos cansados e intolerantes a uma luz muito brilhante após acordar. Esses dois tipos de iluminação podem ser acompanhados de pontos de luz. Usualmente, abajures no criado-mudo também ajudam a iluminar o quarto, criando uma ambiente aconchegante.

Quarto

Blecaute

Apesar da iluminação do quarto ser de grande importância, o controle da luminosidade da janela é essencial na hora de dormir, pois o ambiente deve ficar escuro suficiente para proporcionar um sono tranquilo. Algumas pessoas preferem acordar com luz natural e outras preferem o quarto totalmente escuro. Para quem gosta de dormir na escuridão, as cortinas blecaute são formas ideais para controlar a luz solar.

Escritório no Quarto

Por razões de espaço, algumas pessoas optam por instalar o escritório dentro do quarto. Porém, para relaxar, a área do escritório não deve ficar constantemente à vista. A melhor opção é separar esta área de trabalho colocando um biombo ou um painel de cortina.

Quarto

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas