Aromaterapia

Aromaterapia

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAromaterapia

Muitas vezes temos algumas sensações e sentimentos que não sabemos de onde vem ao certo. Ou, mesmo quando sabemos, às vezes fica difícil descobrir por onde começar para resolvê-los. Por exemplo, todo mundo já se sentiu bastante estressado ou ansioso diante de certas situações, mas não tinha ideia do que poderia ajudar naquele momento para aliviar tais emoções. Quando isso acontecer de novo, saiba que a aromaterapia pode ser tudo aquilo que você precisava.

A aromaterapia é tida como uma terapia auxiliar ao tratamento de diversos sintomas. Ela funciona através da inalação de algumas propriedades de plantas e flores que atingem a parte do sistema nervoso ligada às emoções e comportamentos sociais. Assim, ela ajuda a reduzir o estresse, cansaço, medo, a dar motivação, bom humor e a clarear as ideias, entre diversos outros benefícios. Conheça alguns deles com as sugestões do Westwing sobre aromaterapia!

Aprenda a Fazer um Infusor de Citronela

O que é Aromaterapia?

O próprio nome já entrega: é um tratamento realizado através dos aromas das plantas e o efeito que elas podem causar nas pessoas, pois sua inalação atinge o sistema límbico, que é o responsável pelo nosso emocional e comportamental.

A aromaterapia é uma linha da fitoterapia, estudo que designa sua atenção às plantas e como elas podem auxiliar na cura e tratamento de doenças.

De qualquer forma, é indicado que a aromaterapia seja feita através do acompanhamento de um profissional especializado, pois é ele quem vai saber a melhor forma de uso da aromaterapia para o seu problema e a dosagem correta.

Aromaterapia para a Ansiedade

A ansiedade é um dos grandes problemas enfrentados pela população mundial, principalmente aquelas que vivem nos grandes centros urbanos. Se sentir ansioso diante de algumas situações é normal e comum, o problema é quando isso se torna um quadro recorrente na vida da pessoa.

Para aliviar esses sintomas, a aromaterapia pode ajudar através do óleo essencial de lavanda, por exemplo, visto que ela tem potencial relaxante e calmante. O óleo essencial de Ylang Ylang, que é uma árvore encontrada principalmente na Indonésia e Filipinas, também é recomendada para amenizar o sintoma da ansiedade, pois ela alivia as tensões.

Aromaterapia para o Cansaço

Se você está vivendo sob uma rotina estressante e que demanda muita energia, a recomendação da aromaterapia é recorrer ao capim-limão. Ele ajuda a diminuir todos os tipos de cansaço, desde o físico até o mental. Sendo assim, através dessa “limpeza” que ele proporciona, você consegue ter mais clareza para tomar decisões importantes.

O óleo essencial de laranja é outro que a aromaterapia indica para reduzir o estresse, aumentar a sensação de alegria e de tranquilidade. A essência de laranja também pode ajudar a todos aqueles que têm insônia, transmitindo serenidade e, consequentemente, diminuindo a agitação que pode atrapalhar o sono.

Aromaterapia pela Casa

Você pode aplicar a aromaterapia em qualquer lugar do seu lar através de difusores elétricos ou aromatizadores, renovando as energias de qualquer cômodo.

A aromaterapia pode, inclusive, ser realizada dentro dos móveis. Dentro dos armários e gavetas, por exemplo, ela pode ajudar a prevenir o aparecimento de mofo e ácaro. Basta colocar em sachês de pano algumas gotas de óleo essencial de cedro. Você ainda pode adotar os óleos essenciais cítricos, como os de laranja e tangerina, dentro do guarda-roupa para melhorar a autoestima e o bom humor na hora de escolher o que vestir.

Próximas campanhas