Quarto Infantil

Quarto Infantil

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Infantil

Quando se é criança, é preciso que tudo se adapte ao nosso tamanho e necessidades. Cômodos, objetos e móveis passam por transformações para que as crianças sintam-se bem, seguras e muito cuidadas. O quarto infantil precisa fazer jus à sua proposta: ser o ambiente destinado diretamente às crianças. Nele se brinca, se aprende e se dorme, dentre muitas outras atividades típicas de crianças, portanto ele deve ser completo, aconchegante e perfeito para receber os pequenos com muita comodidade.

Nenhum outro quarto está exposto a tantas mudanças ao longo dos anos como o quarto infantil. Para saber um pouco mais de como decorar este ambiente, como escolher os móveis, optar pelas melhores opções e materiais, confira a seleção que nós do Westwing fizemos com dicas de como escolher os itens ideais e que não podem faltar no quarto das crianças.

Quarto Infantil: Necessidades e Exigências

Este quarto além de estar sujeito a diversas mudanças emocionantes, também precisa atender necessidades infinitas. Em primeiro lugar, um quarto infantil deve ser funcional, porém é muito importante que as crianças se sintam totalmente à vontade e seguras no seu próprio quarto.

Quarto Infantil Branco

É de senso comum que a criança precisa de cor em sua vida para estimular a criatividade, porém, isso não significa que tudo em seu quarto tenha que ser multicolorido. O quarto infantil branco é como uma tela que pode ser preenchida da maneira que você e seus filhos desejarem.

Para montar o quarto infantil branco, pense, primeiramente, no essencial: as paredes e os móveis infantis brancos. Não precisam ser todos os móveis brancos, mas, para começar, cama, cômoda, guarda-roupa e escrivaninha (quando houver) nessa tonalidade deixam o ambiente sofisticado e permitem que as peças sejam usadas com tranquilidade até que a criança atinja a fase adulta, com o mínimo de manutenção. Prefira peças de madeira ou MDF laqueadas ou esmaltadas, por serem mais resistentes. Para complementar, e proteger o ambiente de luz e sons externos, a cortina branca é uma ótima opção, podendo ser utilizada por muito anos.

Nas paredes do quarto infantil branco, opte por uma tinta lavável, visto que as crianças costumam rabiscar e sujar o local com frequência. Se quiser, o papel de parede pode ser usado, acrescentando textura e sofisticação ao quarto infantil branco.

Decoração do Quarto Infantil Branco

Com a base do quarto infantil branco pronta, o restante da decoração é totalmente livre. A principal dica aqui é: apostar em acessórios e peças coloridas que deem mais personalidade ao ambiente.

Nesse mix para o quarto infantil branco, não podem faltar luminárias, prateleiras, tapete e roupa de cama. Até mesmo os puxadores da porta do guarda-roupa e das gavetas podem ser facilmente trocados com o tempo e adicionar o toque criativo que a criança precisa.

Além disso, nenhuma decoração de quarto infantil fica completa sem brinquedos, não é mesmo? Pois eles devem ser as estrelas do quarto infantil branco, proporcionando cor e chamando atenção dos seus filhos e os seus amiguinhos.

Com o branco de fundo, qualquer cor que você utilizar nesses acessórios se destacará. Procure por um número de cores que mais atraia a atenção da criança, afinal, esse espaço é dela.

Móveis para Quarto Infantil

Os móveis do quarto infantil devem ser resistentes. Por isso, é essencial que os móveis sejam robustos, capazes de resistir ao intenso alvoroço das crianças. Os móveis podem ser facilmente adaptados à personalidade das crianças.

Para as meninas, os móveis devem ser alegres e de estilo romântico. Por exemplo, camas com mosquiteiro inspiram as meninas a sonhar e tornam mais fácil a tarefa de colocá-las para dormir. A cor rosa sem dúvida é a cor das meninas e pode ser encontrada com frequência no quarto infantil. Os temas de princesas e fadas desempenham um papel muito importante no quarto das meninas e também podem ser encontrados nos móveis.

Quarto Infantil

No entanto, os móveis para meninos tendem a ter desenhos mais selvagens e divertidos. Camas, mesas ou cadeiras em forma de carros, castelos ou foguetes envolvem os meninos em novas aventuras, proporcionando possibilidades infinitas para brincar. O azul e o verde são as cores mais importantes na decoração do quarto infantil para meninos. As cores são extremamente relevantes no design do quarto infantil: as crianças adoram um colorido e não importa se as cores são em tons pastéis ou brilhantes.

Com móveis de madeira natural ou de cor branca, é difícil errar na decoração, já que as peças estão em harmonia com qualquer cor de parede ou tapetes. Contudo, um interior mais simples e sutil oferece uma maior liberdade para conseguir um design personalizado no quarto infantil.

Móveis para Quarto Infantil Pequeno

Espaços pequenos limitam um pouco na hora de escolher o mobiliário, no entanto, sabendo escolher os móveis para quarto infantil pequeno, é possível criar o ambiente dos seus sonhos. O grande desafio está em conseguir ampliar a sensação de espaço visual do cômodo. Isso pode ser feito por meio das cores, materiais e dos móveis para quarto infantil pequeno.

Nas paredes, dê preferência para as cores claras, suaves ou tons pastel, eles ajudam a dar mais amplitude e profundidade. As cores fortes devem aparecer em detalhes, nos objetos decorativos ou pequenas texturas. Os móveis para quarto infantil pequeno devem ser multifuncionais, como uma cama com gaveteiro, cômoda com apoio para televisão e outros eletrônicos, entre outros. Desta maneira, você consegue otimizar a utilização do espaço, unindo praticidade e design.

Além disso, os móveis para quarto infantil pequeno devem facilitar a organização do ambiente, desta maneira a criança pode tirar e guardar os brinquedos favoritos com maior facilidade.

Escolhendo Móveis para Quarto Infantil

Não há fórmula única quando o assunto é decoração e não poderia ser diferente com a seleção de móveis para quarto infantil. Questões como preferências estéticas, características estruturais do cômodo e necessidades específicas da criança ou dos responsáveis costumam variar bastante e precisam ser levadas em consideração. No entanto, há alguns princípios básicos norteadores que podem ser adotados por quem deseja acertar na escolha.

O envolvimento da criança na seleção dos móveis é fundamental para o sucesso do projeto. Afinal, esse é o canto da casa normalmente reservado para que ela possa brincar e explorar o mundo a sua volta com mais liberdade. Os responsáveis não precisam ter receio do fato de não poderem satisfazer todas as vontades dos pequenos. O projeto de escolha dos móveis para quarto infantil pode se transformar em uma ótima lição para que a criança passe a entender um pouco melhor sobre assuntos como prioridades, custo benefício e planejamento.

A segurança e bem estar dos pequenos e dos responsáveis é outro fator crucial a ser considerado por quem está escolhendo móveis para quarto infantil. Diferente de um móvel comum, o móvel infantil é desenhado tendo a criança como principal público alvo. Isso significa que esse tipo de mobiliário costuma refletir as habilidades motoras e intelectuais dos pequenos, priorização da segurança na rotina e manuseio e adequação de faixa etária. Por isso a escolha dos móveis para quarto infantil também acaba por refletir no bem estar dos responsáveis. Afinal, quanto mais seguro e adaptado o ambiente mais liberdade para os adultos e pequenos.

Móveis para Quarto Infantil Feminino

Móveis para Quarto Infantil Feminino

Muitas meninas e mamães desejam decorar o quarto de modo que ele reflita suas preferências estéticas. O design dos móveis desempenha um papel crucial nesse tipo de projeto. Para quem não sabe por onde começar, a escolha de uma temática para aplicar à composição é um bom princípio. Pode ser o personagem favorito da menina na literatura ou no cinema, uma história ou mesmo uma cor. Em todos os casos, há muitas opções de móveis para quarto infantil feminino para escolher.

Para uma pequena princesa, a cama infantil com dossel e a cama castelo são ótimas opções. Se o objetivo é criar uma área de diversão no quarto, uma linda cama com escorregador pode ser ideal para a implementação da proposta no design do ambiente. O guarda-roupa da menina pode ser escolhido de modo a acompanhar as mudanças de necessidades. Para meninas em fase escolar, a escrivaninha é peça essencial no quarto.

Em relação às cores dos móveis para menina, o rosa, lilás e branco ainda prevalecem, mas há todo um arco-íris de possibilidade a explorar.

Móveis para Quarto Infantil Masculino

Sabe aquela história de que os móveis para quarto infantil do menino são sempre a mesma coisa ? As opções cada vez mais variadas, criativas e surpreendentes de móveis para menino vêm provando justamente o contrário. O azul, verde e vermelho são as cores mais aplicadas ao acabamento dos móveis para menino, mas há muita variedade em design para quem deseja montar um ambiente criativo e inspirador.

A cama carro, cama com cabana e cama avião estão entre as opções de móveis para quarto infantil do menino. Um pufe bola de futebol ou em forma de animal também está entre as opções de móveis para quarto infantil masculino. Assim como no caso da menina, é importante criar uma área de estudos no quarto para o caso dos meninos maiores.

Móveis de Madeira para Quarto Infantil

A escolha de móveis de madeira para quarto infantil como a cama infantil, cômoda, escrivaninha e armários precisa ser bem avaliada tanto em relação às preferências dos pequenos quanto a sua segurança e bem estar.

Os móveis de madeira para quarto infantil são tão variados em estilo quanto a imaginação do seu público alvo. Além dos tradicionais móveis coloridos e dos móveis de quarto em MDF, é possível encontrar móveis de madeira para quarto infantil em estilo moderno, rústico, provençal, entre muitas outras possibilidades. Independente da escolha da tendência decorativa aplicada à seleção dos móveis de madeira para quarto infantil, é importante que o seu filho participe da decisão e que sua opinião seja ouvida. É claro que nem sempre poderá ser atendida e, nesse caso, é importante que a criança entenda a razão.

Além da estética, a segurança é outro fator fundamental a ser observado para garantir uma boa seleção de móveis de madeira para quarto infantil. É fundamental que os móveis de madeira para quarto infantil sejam projetadas tendo em vista o bem estar dos pequenos. Portanto, ao escolher  móveis de madeira para quarto infantil, é importante atentar para a presença ou não de quinas ou pontas, altura e peso dos móveis e material utilizado como revestimento ou proteção da madeira para garantir o uso de peças pintadas com tintas não tóxicas se for o caso.

Quarto Infantil Completo

A escolha de móveis e acessórios adequados é fundamental para a montagem de um quarto infantil completo que atenda as preferências da criança e dos pais. A decoração do quarto completo também precisa ser pensada de modo a criar um ambiente agradável e inspirador. Conheça nossas dicas de móveis e acessórios e decoração do quarto infantil completo do menino e da menina.

Quarto infantil completo masculino: há diversas opções de móveis multifuncionais para a montagem do quarto infantil completo para o menino. A cama infantil pode ser escolhida de modo a acompanhar o crescimento da criança. Itens como uma cama infantil com escrivaninha e cama infantil com cama auxiliar são ótimas opções de móveis para quartos pequenos. Esse tipo de peça pode ser utilizada até a fase de adolescência do menino e por isso é mais prático para as crianças e os pais. Para o armazenamento de roupas e acessórios, um guarda-roupa infantil com cômoda e guarda–roupas com gavetas são boas alternativas para um quarto completo para criança.

A decoração do quarto infantil completo do menino também pode ser feita adaptável às mudanças naturais ocorridas ao longo da infância. Acessórios como o papel de parede para quarto infantil simplificam e impactam a decoração e podem ser substituídos sem necessidade de reforma no cômodo. Uma boa iluminação baseada em acessórios como luminárias e abajures infantis ajudam a complementar e valorizar a decoração tornando o quarto mais aconchegante.

Quarto infantil completo feminino: os móveis para o quarto infantil completo para menina se distinguem pelo seu estilo. As mini camas infantis, guarda roupas e cômodas são decoradas em rosa, branco, entre outras cores e motivos que refletem as preferências de muitas meninas. Há também opções de móveis que incrementam a decoração e trazem mais organização ao espaço como a penteadeira infantil. A decoração do quarto infantil feminino fica valorizada com o uso de elementos como cortinas infantis decoradas e almofadas infantis. Um sofá ou poltrona infantil dão um toque de charme e conforto ao quarto infantil completo da menina.

Decoração de Paredes

As paredes brancas fazem com que os quartos pareçam maiores e o mesmo efeito pode ser visto no quarto infantil. Portanto, aqui também se aplica a regra de ouro: menos é mais! Sem dúvida, as paredes coloridas, quadros ou adesivos de parede sempre são bem-vindos no quarto infantil. Porém, principalmente no caso de crianças pequenas, o exagero pode criar um certo nível de hiperatividade. Portanto, cuidando para não exagerar, é possível soltar a imaginação.

Ambiente

No quarto infantil, alegria e diversão nunca são demais. O cômodo deve ser um reino de fantasia para as crianças, no qual nada falta. Dessa forma, o ambiente do quarto infantil possui extrema relevância. Com uma combinação de cores harmoniosas é possível criar um ambiente alegre e divertido, seja nas cores dos móveis, portas, armários ou gavetas.

Quarto Infantil

Organização do Quarto Infantil

No quarto infantil, brinquedos e bichos de pelúcia se acumulam, mas a organização deve prevalecer. Existem muitas maneiras para organizar e evitar que as crianças se afundem no caos, mas é essencial que haja espaço disponível e suficiente para o armazenamento. As melhores opções são as caixas, cômodas, cestas, armários e estantes. As cestas e caixas são perfeitas para guardar os brinquedos de forma rápida e eficiente. Elas podem ser etiquetadas de modo que os brinquedos e bichos de pelúcia sejam sempre guardados corretamente.

Quartos Compartilhados

Frequentemente, principalmente nas cidades grandes, os apartamentos não possuem cômodos suficientes para que cada criança tenha um quarto individual. No quarto infantil compartilhado por duas crianças, é necessário separar claramente as zonas para que cada criança tenha o seu próprio local para brincar e descansar. Isto é uma tarefa muito fácil de ser feita através de símbolos ou cores. Em relação a problemas de espaço, beliches podem ajudar. Este tipo de quarto deve ser multifuncional e espaçoso, de modo a respeitar a personalidade de cada criança: cada uma tem gostos pessoais que devem ser representados nos móveis e na decoração do quarto infantil.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas