Persianas

Persianas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPersianas

Uma das coisas mais prazerosas da vida é poder dormir tranquilamente e com conforto sem ter hora para acordar. Para termos uma boa noite de sono e podermos levantar quando quisermos, precisamos de persianas que impeçam a luz solar de nos acordar no período da manhã e que possam nos isolar dos ruídos. As persianas envolvem o ambiente na escuridão, sendo tudo o que precisamos para não sermos interrompidos de nosso sono.

Em quase todo o Brasil, devido ao clima tropical, o sol brilha normalmente durante a maioria dos meses. E é por essa razão que em nosso país contamos com persianas em quase todos os lugares, não somente nos quartos. Para escritórios, salas, cozinhas e até mesmo banheiros podemos encontrar ótimas persianas que nos deixam protegidos contra a força do sol. Conheça mais sobre este item e como utilizá-lo no dia a dia com as dicas do Westwing!

Persianas: Origens

Nos tempos da Roma Antiga, os romanos usavam uma espécie de persiana nas janelas que, sem dúvidas, foram as precursoras dos modelos que temos hoje. Com as persianas, podemos dormir em paz e garantir um pouco de privacidade para nossa casa durante o dia.

persianas

Desde o século XVIII, as persianas conquistaram a França e, com o passar do tempo, novas versões foram aparecendo, como a persiana rolô, até chegar aos modelos de persianas que temos hoje em quase todas as casas brasileiras.

Persianas Contra Luz, Calor e Ruído

As persianas fazem mais do que apenas nos proteger do sol e preservar nossa intimidade: elas são as protetores da casa, pois isolam calor e o barulho vindo de fora. Além disso, as persianas não só servem para isolar o calor mas também o frio. É fato que a casa fica muito mais quente no inverno com o uso de persianas. No verão, ao contrário, é possível manter os cômodos frescos. Os modelos de plástico, porém, não devem ficar expostos diretamente sob o sol forte, pois isso vai impedir o ar de circular e provocará possíveis deformações na peça.

Como Instalar Persianas

Quando compramos ou alugamos um apartamento ou casa, é possível que eles já venham com persianas previamente instaladas nos cômodos. Mas, se quisermos mudar as persianas, colocando um modelo mais moderno e automático, por exemplo, ou se elas estragam e precisamos trocá-las, é aconselhado chamar um especialista para realizar a instalação, uma de cada vez. Este serviço geralmente não tem um preço muito alto e, por isso, é melhor usá-lo a fim de evitar complicações.

As persianas podem ser feitas de materiais diferentes como plástico ou metal, por exemplo. Dessa maneira, dependendo dos materiais, os preços poderão variar, bem como as suas propriedades. O metal, por exemplo, é o material com a melhor capacidade de isolamento térmico.

As persianas mais finas são as mais leves e as mais baratas, enquanto as mais espessas são mais estáveis e caras: por serem mais espessas, retêm melhor o calor e o ruído, nos protegendo muito mais.

Se a casa tem um estilo rústico, pode-se escolher persianas de madeira, harmonizando com um visual elegante e natural. Essas persianas são muito comuns em prédios de época e naqueles edifícios que seguem o estilo de decoração Art Nouveau. Como são feitas de um material natural, um pouco de tinta ou verniz podem fazê-las brilhar no seu espaço.

Alternativas às Persianas

Embora a maioria das casas no Brasil tenha persianas, ainda há pessoas que não as usam ou talvez optem mais por usar cortinas de tecido e outros modelos. Colocar persianas é, de fato, mais caro, além de exigir mais tempo do que outras alternativas. Portando, aqui estão algumas outras ideias se você não deseja decorar com persianas:

Cortinas e painéis são ótimas alternativas para proteger os ambientes do sol, trazendo mais escuridão e proporcionando mais privacidade. Essas opções são uma maneira diferente de proteger as paredes de som mas, como isolantes térmicos, não funcionam tão bem quanto as persianas.

Caso se trate de um ambiente externo, você pode colocar uma cortina ou um painel no cômodo e um toldo na parte exterior. Dessa maneira, é possível ter a entrada dos raios de sol controlada, assegurando que haja luz apenas quando necessário. Uma dica para conseguir ajustar a iluminação é escolher cortinas com tiras.

Seja qual for a sua escolha, temos a certeza de que com estas ideias você terá o frio, calor e o ruído sob controle, além de trazer um pouco mais de estilo para seus ambientes.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso e aconchegante com as persianas! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher as melhores persianas com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de persianas para a sala, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração com persianas que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com modelos de persianas verticais e milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas