Prateleiras

Prateleiras

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPrateleiras

Espaços certos para abrigar livros, adornos e porta-retratos. As prateleiras são ideias para acomodar estes e outros objetos. Sejam elas colocadas ao redor do televisor, em locais mais altos até o teto ou a uma altura média, de fácil alcance. Há uma infinidade de possibilidades para se colocar prateleiras nas paredes de casa, feitas em diversos materiais e tamanhos.

Para te ajudar, inspirar e guiar na hora da escolha pelas prateleiras ideais para a sua composição, o Westwing apresenta abaixo uma série de dicas, sugestões e informações sobre o artigo. Aqui você conhecerá os tipos de prateleiras que existem, como usá-las como divisórias em ambientes e seus diferenciais oferecidos para qualquer decoração. Navegue com a gente, aproveite o conteúdo que preparamos especialmente para você e comece a programar uma verdadeira mudança no seu espaço com muitas e muitas prateleiras. Aproveite!

Utilizações e Tipos de Prateleiras

Suspensas, sobre o chão, colocadas como uma estante ou servindo como um divisor de ambientes – as prateleiras têm uma aparência e caráter tão diversificado e multifuncional que tornam-se uma das peças favoritas de mobiliário.

Prateleiras como divisórias: é possível escolher entre uma grande variedade de tamanhos e alturas, adaptando-as às necessidades e gostos de cada um. Mesmo que se escolha um modelo de prateleiras até o teto, – tomando cuidado para não escolher peças escuras, robustas ou muito pesadas – o resultado no cômodo pode ser sensacional.

Prateleiras suspensas: essa opção têm a vantagem do espaço por baixo poder ser usado livremente. Além disso, se o chão da sala já está saturado de coisas, são a opção ideal para decorar as paredes desnudas.

Prateleiras para livros: é claro que os livros digitais são cada vez mais uma tendência. No entanto, é preciso admitir que prateleiras até o teto cheias de bons livros criam uma atmosfera verdadeiramente acolhedora.

Cores de Prateleiras

Fechadas ou Abertas?

As prateleiras abertas são perfeitas para colocar acessórios bonitos e objetos de decoração, como uma coleção de livros organizada. No entanto, recomenda-se cuidado para não sobrecarregá-las e causar um visual de desordem no ambiente.

Prateleiras fechadas como nichos com portas, por exemplo, são perfeitas para garantir ordem e organização das itens que usamos todos os dias, escondendo-as por trás de suas portas.

Conjunto de Prateleiras

Você já pensou em combinar vários modelos e designs de prateleiras? Prateleiras abertas, com compartimentos como portas ou gavetas e prateleiras suspensas formam uma combinação conhecida como conjunto de prateleiras. Esse sistema pode ser mais funcional do que as estantes e peças individuais, permitindo colocar os acessórios bonitos e objetos decorativos em prateleiras abertas e esconder qualquer possível caos por trás das portas e gavetas dos compartimentos fechados.

Forma e Cor

Quanto à forma e cor das prateleiras, o melhor é ser guiado pelo gosto e escolha pessoal para adequá-las à decoração geral da casa. Há modelos que, por sua aparência discreta e fácil de combinar, criam uma simbiose perfeita entre o estilo e a decoração da casa. Para sumir com as prateleiras, por exemplo, basta escolher um modelo simples e na cor exata da parede em que será fixada. Já se a ideia é dar destaque à peça, considere usar um tom complementar ao do tom da parede. Alguns exemplos de cores complementares básicas são: roxo e amarelo, azul e laranja, vermelho e verde, assim como quaisquer dois tons que sejam opostos no circulo cromático.

Praeleiras em Forma de Nicho

Materiais de Prateleiras

As diferenças na forma e cor aplicam-se também aos materiais: madeira, metal, plástico, vidro, ou ainda, uma combinação dos mesmos. Seja qual for o material escolhido, o importante é ele atender às funcionalidades de cada prateleira. As prateleiras de madeira utilizadas em banheiros devem ser pintadas com uma tinta especial que, embora leve tempo para secar, é altamente resistente à água. Além disso, é preciso assegurar que esse tipo de prateleiras sejam anti-ferrugem e anti-corrosão.

Prateleiras de plástico são altamente resistentes a todas as condições meteorológicas e um pano úmido é suficiente para a limpeza e cuidado da mesma.

As prateleiras de madeira são um clássico, além de serem ideais para colocar na sala de estar. A madeira escura dá um toque de elegância, enquanto a madeira clara traz um ar de naturalidade e frescor. Se o material escolhido for o vidro, o resultado será prateleiras muito elegantes.

Aposte na utilização das prateleiras para manter o visual da sua casa organizado e charmoso. Inspire-se!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas