Pano de Prato

Pano de Prato

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPano de Prato

Procurado na hora de secar as mãos após a lavagem, usado para secar louças e até como auxílio na preparação dos mais diversos alimentos. O pano de prato é uma peça que se encaixa em todas essas situações e ainda pode te ajudar a complementar a decoração do lar de maneira simples, básica e repleta de charme.

Escolher um belo conjunto de panos de pratos nas cores que mais gosta, comprar uma única peça em uma estampa bonita ou priorizar a funcionalidade do artigo, sem pensar tanto na estética. Esses são alguns dos caminhos possíveis na hora de selecionar o artigo para o lar. Tem dúvidas sobre o tipo de tecido mais indicado para o pano de prato? Neste conteúdo preparado pelo Westwing você verá que, enquanto o algodão é absorvente e fácil de encontrar, o linho é resistente e a microfibra, por sua vez, apresenta maciez. Saiba mais!

Pano de Prato da Vovó: Beleza e Aconchego

Não importa o quão moderna seja a nossa cozinha, sempre caímos de amores por aqueles tipos de pano de prato bordados à mão ou com aplique, barra rendada e desenhos em ponto cruz – assim como o pano de prato que víamos quando crianças na cozinha de nossas avós.

O material do pano de prato normalmente é de fibras de algodão suaves mais desgastadas e ásperas, o torna particularmente absorvente e adaptável. Para o pano de prato da vovó, o tempo é o melhor remédio, já que quando novos não são tão macios quanto após alguns usos. Portanto, este tipo de pano de prato é para quem aprecia uma visual retrô e que remete aos doces sabores da infância.

Pano de Prato Vermelho

Qual o Melhor Tecido para Pano de Prato?

Algodão ou linho para o pano de prato? Quando se trata de panos de prato, muitas vezes os tecidos podem nos confundir. Listamos abaixo as vantagens e desvantagens de cada tipo de pano que pode ser utilizado na cozinha:

  • Pano de prato de algodão: é absorvente, barato e fácil de encontrar pano de prato neste material. Portanto, é um ótimo tecido para o pano de prato. Se o tecido de algodão é de alta qualidade, a capacidade de absorção é considerável. Então fique atento para comprar o tipo certo.
  • Pano de prato de linho: o linho é macio e super resistente para pano de prato. Contudo, panos de linho podem ser uma opção cara em comparação com outros materiais mais baratos.
  • Mistura: também chamado de meio-linho, é composto – como os nomes denunciam – metade de linho e metade de algodão, combinando as vantagens de ambos os materiais.
  • Toalha: o familiar tecido felpudo absorve uma enorme quantidade de água. O tecido atoalhado é uma opção bastante acessível entre os panos de prato, uma vez que é fabricado a partir de fios de malha. Porém, o pano de prato deste material pode soltar muitos fios e fiapos com o passar do tempo.
  • Pano de prato de microfibra: a mais recente invenção em matéria de toalhas de cozinha é uma bênção para alguns e um tormento para outros. Alguns juram que não há nada mais absorvente do que essas toalhas macias. Outros desgostam sua maciez e o fato de que elas não devem ser lavadas em água muito quente. É um material um pouco mais caro que os demais.

Não menos importante do que o material, as cores e o desenho são muito importantes em um pano de prato. Talvez por serem uma reminiscência dos panos de prato usados por nossas avós, os modelos vintage com estampas xadrez e floral são muito populares. Você ainda pode combiná-lo com a cor dos eletrodomésticos, como geladeira, fogão e batedeira.

Diversas marcas de produtos têxteis como Karsten e Artex disponibilizam panos de pratos nos mais variados modelos. Também é possível comprar esses tipos de produto em conjunto ou kit em feiras de artesanato locais ou até encomendar alguns online, seja individualmente ou em pacotes de 3 ou 4, que apresentam um preço mais econômico.

Pano de Prato Estampado

Pano de Prato Atoalhado

Como dissemos, toda cozinha deve valorizar, primeiramente, a organização do ambiente, tornando-o prático e acessível para acomodar as visitas, deixar o preparo de receitas mais ao alcance da sua atenção e, claro, com tudo no seu devido lugar ara que você encontre tudo que necessita à medida que precise desses utensílios. O pano de prato atoalhado é um deles, com a diferença que esse item, como todos os outros da cozinha, podem se misturar às conveniências do ambiente com um tanto a mais de estilo.

Assim, o pano de prato atoalhado pode compor mais apelo estético à composição da sua cozinha. Com uma espessura mais visível e palpável, com toques artesanais distintos e diferenciados, o pano de prato atoalhado pode se transformar, rapidamente e com um pouco de criatividade e habilidade, em um pano de prato personalizado, que tenha tanto a ver com a sua personalidade quanto com o estilo decorativo que impera nos cômodos do seu lar.

Além disso, essas vantagens visuais são exploradas com mais eficiência, ainda, com as tonalidades variadas de pano de prato atoalhado disponíveis no mercado. As combinações podem ficar mais sofisticadas com, por exemplo, um pano de prato vermelho, ou azul, branco, verde e amarelo. Cozinhas modernas também podem se aproveitar de diferentes tonalidades para criar resultados únicos. Faça o mesmo com o seu pano de prato atoalhado.

Pano de Prato: Instruções e Cuidado

Para que o seu pano de prato dure muito tempo e possa competir com os antigos panos de prato da vovó, é preciso que eles sejam bem cuidados. Fibras sintéticas não combinam com lavagem quente ou ferro de passar, portanto, cuidado!

Panos de prato também não devem ser lavados com amaciantes, pois eles podem deixar as fibras do tecido endurecidas. Alguns panos de algodão e linho podem ser limpos na máquina à altas temperaturas, o que garante uma higienização ainda maior. Nesse casso, as fibras irão ficar ainda mais macias e absorventes.

Decoração com Pano de Prato

Montar a decoração do ambiente com um conjunto de pano de prato escolhido especialmente para levar mais estilo e personalidade ao seu décor também é uma opção. Decorações femininas pedem opções de pano de prato simples, porém com flores e tonalidades delicadas. Para uma decoração mais criativa, a dica é apostar em um conjunto de pano de prato colorido, repleto de vivacidade e alegria. Decorações rústicas combinam com panos de pratos fabricados em tons terrosos. Panos de prato branco, nudes e em outras cores mais claras são perfeitos para decorações zen e cleans. Aproveite!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas