Sousplat

Sousplat

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSousplat

Uma mesa bem decorada é essencial para que os jantares e confraternizações se tornem ainda mais especiais e únicos. Dentre os diversos itens que podemos usar nesses momentos há um em especial, o sousplat. O nome com origem francesa significa “prato de baixo” e a peça exerce justamente essa função. Com cerca de 35 cm de diâmetro, em média, o item auxilia na conservação de toalhas e da própria mesa.

O sousplat pode ser facilmente encontrado em diversos materiais como prata, inox, madeira, vime, mdf e em alguns casos até mesmo crochê, provando que é uma peça versátil, moderna e que pode ser usada em eventos com decorações diversas, dando o merecido destaque à sua decoração de mesa. Acompanhe as dicas e sugestões do Westwing para esse e outros itens. Inspire-se conosco, invista e transforme sua decoração!

O Papel do Sousplat na Mesa

Em eventos, formais ou descontraídos, uma das principais funções do sousplat é delimitar os lugares à mesa e proteger a toalha, a própria mesa e até mesmo os convidados de possíveis respingos de comida ou de molhos servidos com os alimentos.

Por ser uma peça versátil, moderna e encontrada com fabricação em materiais diversos, o sousplat pode ser facilmente combinado com a decoração de mesa. Em confraternizações formais pode-se usar o sousplat fabricado em materiais como prata e inox, pois são matérias-primas que deixam a composição com um toque sofisticado.

Sousplat

Para a decoração de mesa ao ar livre recomendamos o uso de um sousplat fabricado em um material mais leve que combine com o ambiente, como vime, madeira e em alguns casos até crochê, afinal de contas, a decoração de mesa ao ar livre deve ser bela, mas sem ofuscar a beleza natural do ambiente onde a confraternização será realizada.

Uma ótima dica para uma bela decoração de mesa com o sousplat é tentar combiná-lo com as outras peças e enfeites da mesa, como os guardanapos de papel ou tecido, os anéis de guardanapo, os arranjos de flores e até mesmo os pratos e talheres que serão usados durante as refeições.

Caso o sousplat seja fabricado com algum tipo de material mais delicado, como vidro ou porcelana, recomenda-se o uso de uma malha de renda sobre ele para garantir que os pratos não deslizem durante as refeições.

Sousplat de Cristal

O sousplat de cristal é uma peça muito elegante e charmosa. Por ser transparente, o sousplat de cristal é valorizado pelos detalhes e formas da peça, que criam diferentes efeitos decorativos bonitos e originais. O sousplat de cristal é fácil de combinar com a decoração da mesa e pode ser usado com louças lisas, coloridas ou estampadas sem medo de errar.

A transparência do sousplat de cristal também permite utilizar qualquer cor de toalha de mesa e diferentes estilos de jogos americanos, sendo uma peça ideal para quem deseja um sousplat elegante e versátil para decorar a mesa em diferentes ocasiões!

No entanto, é preciso ter cuidados na hora de manusear e armazenar o sousplat de cristal, por ser uma peça frágil. Também por esse motivo, o sousplat de cristal é mais usado em ambientes fechados e em ocasiões especiais!

Servindo com Sousplat

Ao usar o sousplat na decoração de mesa deve-se seguir algumas regras básicas. A peça precisa ser colocada na mesa antes mesmo dos convidados se sentarem. Após servir a entrada e o prato principal o sousplat deve ser retirado da mesa, recomenda-se que a sobremesa não seja servida com a ajuda dessa peça.

Brinque com as cores, formatos, materiais e com as combinações que podem ser feitas e combinadas com o sousplat. Acompanhe nossas dicas, inspire-se, crie novas tendências e transforme a decoração da sua casa!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas