Plantas para a Cozinha

Plantas para a Cozinha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas para a Cozinha

Se você está buscando um novo hábito que associe uma vida mais saudável a uma atividade relaxante, temos uma ideia. Já pensou em cultivar plantas? Se a resposta for “sim, mas moro em um apartamento e não tenho espaço” ou “sim, mas isso demandaria muito tempo e dedicação”, vamos te ajudar a descontruir esses conceitos. Existem tipos ideais de plantas para a cozinha, por exemplo, que podem crescer com apenas um pouco de espaço e de atenção.

Mas… como e quais escolher? O Westwing ajuda: preparamos esse texto com várias indicações de espécies de plantas para a cozinha. As plantas darão vida à decoração e algumas delas ainda podem incrementar seus almoços e jantares, proporcionando uma alimentação muito mais saudável. Além disso, plantar e cuidar do crescimento dessas novas moradoras pode se tornar um belo hobby para você e sua família. Confira nossas dicas!

Plantas para a cozinha: Ervas

Ingredientes frescos para suas receitas e novos cheirinhos para sua cozinha. Irresistível, concorda? Antes de indicarmos algumas ervas fáceis de manter e que caem bem como tempero para vários alimentos, vamos falar um pouco sobre os cuidados em geral: ervas são plantas que precisam de luz solar pelo menos em algum momento do dia, devem ser molhadas regularmente e podem ser adubadas a cada três meses.

  • Manjericão: Ótimo tempero para molhos, também é chamado de basílico ou alfavaca. Como ele pode chegar aos 60cm, indica-se que seja cultivado sozinho em um vaso. É uma planta para a cozinha que pede bastante sol. Por isso, o ambiente precisa estar sempre em contato com a iluminação natural.

 

  • Alecrim: Assim como o manjericão, precisa de sol abundante. Mas não de água. A terra onde fica essa plantinha não pode ser encharcada. Semi-arbustivo e delicado, é ótimo para realçar o gosto dos legumes.

Plantas_para_Cozinha

  • Cebolinha: Essa planta bulbosa pode se dar bem em jardineiras – ou vasos coletivos – na cozinha, pois necessita de pouco espaço para o crescimento. Para que a cebolinha vire um delicioso tempero para sopas, por exemplo, cuide para que o solo esteja sempre bem adubado e regado.
  • Hortelã: Também pode ser cultivada em vasos coletivos e requer boa luminosidade, mas não incidência direta do sol para crescer. As duas espécies mais comuns são Mentha spicata – de folhas lisas – e Menta crispa – de folhas mais crespas.

Invista em suculentas como as plantas para a cozinha

Para decorar o ambiente da cozinha, as suculentas são opções fáceis e resistentes de plantas para a cozinha – iniciantes no cultivo podem optar por elas sem medo – e resistentes. Apesar de precisar de luz, por ser uma planta natural de regiões quase desérticas, pede pouca água para crescer. O solo deve ser rico em nutrientes e os vasos rasos, porque as raízes das suculentas são curtinhas.
A rosa de pedra, também chamada de echeveria, é uma das suculentas mais comuns e cresce bem em locais variados. Por isso, você pode ser criativo na hora de escolher a base: que tal colocar várias mudinhas dentro de xícaras e decorar com elas o parapeito da janela da cozinha?

Flores

Selecionamos duas espécies fáceis quando pensamos em plantas para a cozinha. Em vasos, podem compor uma bonita mesa ou fazer companhia às suculentas no parapeito da janela.

  • Begônia: A begônia, flor delicada e colorida, é uma ótima opção de plantas para a cozinha por deixar esse ambiente mais charmoso e bem decorado. Tolera incidência direta do sol, mas também pode crescer em locais com sombra. Quando a terra estiver seca, é hora de regá-la: mas, lembre, sem encharcar o solo.
  • Violeta: Delicada e de fácil cultivo, assim como a begônia, a violeta se adapta bem aos ambientes internos. Deve receber luminosidade, mas não a luz do sol direta. O solo pode ser regado dia sim, dia não e também não deve ficar encharcado.

O Westwing sabe que um ambiente bem decorado faz toda a diferença no dia a dia, e as plantas para a cozinha contribuem com esse toque natural. Que tal começar o cultivo?

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas