Plantas em casa: tu-do o que você precisa saber!

Apaixone-se pelo verde e deixe-o invadir o seu viver….

Por Natália Maruyama

Tudo que você precisa saber sobre plantas | westwing.com.br

O período de isolamento social e a vontade de transformar o espaço em um lugar ainda mais aconchegante, lindo e com vida trouxeram à tona uma nova realidade: a invasão das plantas dentro de casa!

Pensando nisso, o Westwing convidou a expert no assunto Gabriela Pileggi, que comanda a jardinagem do programa  “Mais cor, por favor”, no GNT, e está à frente do estúdio de paisagismo Jardineiro Fiel, para compartilhar um pouco do (muito!) que sabe. Confira as dicas preciosas que ela passou pra gente!

Encontre o jardineiro que já existe em você

Lembre-se de que “dentro de cada um de nós já mora um jardineiro, isso porque temos na nossa memória celular uma convivência com a natureza de milhares de anos, então você só precisa buscar essa conexão que já existe dentro de você, perder o medo e começar pelo mais fácil”, afirma Gabriela. 

  • Dica para começar:

Para quem está iniciando a prática da jardinagem dentro de casa, é preciso esclarecer que não é necessário ter vários instrumentos de cuidado com as plantas. “Se você tiver, por exemplo, uma tesoura comum e um garfo, já é possível cuidar das suas plantinhas e dos vasos sem ter nenhuma dificuldade”, diz. Em relação ao adubo, Gabriela Pilleggi explicou que é possível fazer um adubo superpotente usando apenas sobras de leite, café e casca de ovo.  

Utensílios para cuidar das plantas | westwing.com.br

Saiba como escolher as plantas ideais para a sua casa

Antes de selecionar as plantas, divida os ambientes da sua casa, considerando a quantidade de iluminação natural que cada espaço recebe. 

Como escolher plantas ideais | westwing.com.br
  • Ambientes com muita luz (foto 1):

“Se você tem uma janela que bate muito sol, por exemplo, escolha plantas de sol direto, como as frutíferas ou com flores. A lavanda e o jasmim são superindicados, e criam um ambiente muito gostoso”, revela a expert. 

  • Ambientes com pouca luz solar:

“Seja em breves momentos do sol da manhã ou até mesmo do final da tarde, há uma infinidade de plantas de meia sombra para escolher, como a costela-de-adão, o filodendro xanadu, o pacová, todas as marantas e calatéias – que possuem estampas e colorações maravilhosas -, além das alocasias, jiboias e heras”, enumera.

Xanadu | Como cuidar das plantas | westwing.com.br
  • Ambientes internos ou de meia sombra (foto 2):

“Os ambientes de sombra são os que ficam até 3 metros de distância de uma janela com claridade. Para esses espaços, boas opções são a zamioculca, a espada de São Jorge, o pau d’água – um tipo de dracena – e a própria bromélia”, sugere.

Espada de São Jorge | westwing.com.br
  • Ambientes com sombra total (foto 3):

“Esses espaços, que podem ser um lavabo ou um hall, por exemplo, são praticamente impossíveis de receber plantas. Mas se você colocar uma espécie ali, saiba que ela terá que ser trocada de tempos em tempos para não morrer”, conta Pileggi. 

Escolha dos vasos X crescimento das plantas

  • Atenção ao torrão (foto 4): 

Ao colocar uma planta em um vaso, o ideal é que o torrão (o volume da terra com a raiz) ocupe metade ou ⅔ do vaso. Essa é uma das regras utilizadas para realizar o plantio e é importante segui-la, pois, com o passar do tempo, as raízes vão se espalhando ao redor do vaso e vão ocupando-o por inteiro. 

  • Sobre as podas:

Gabriela explica que se você fizer podas contínuas, não há necessidade de trocar com tanta frequência o vaso, porque, assim, você evitará que a copa (topo) da planta não cresça muito, e que o tamanho das raízes não aumente demasiadamente. “Mas, é importante sempre fornecer alimento às plantas através de adubação”, completa Gabriela. 

  • Observe, sempre! (foto 5)

Se você colocou uma planta em um vaso e quer que ela cresça, o ideal é observar se ela está sofrendo ou não naquele recipiente. Você irá perceber isso através da aparência dela e de suas folhas. Por isso, é preciso entender que quanto maior a copa, maior a necessidade das raízes crescerem e, assim, maior a necessidade de um vaso grande. Então, caso você queira que a copa cresça (como uma jabuticabeira, por exemplo), vale a pena colocá-la em um vaso bem grande, que irá acompanhá-la ao longo de todo o seu crescimento. 

  • Qual o seu desejo? 

Qual é a sua intenção com essa planta? Eu quero que ela fique sempre pequenininha? Então vou realizar podas regulares… Eu quero que ela cresça bastante e tenha uma copa maior? Então preciso colocá-la em um vaso grande… “Por isso, sempre que a gente coloca uma planta em um vaso, temos de saber qual o meu objetivo final com aquela planta”, explica Gabriela.      

  • Água e luz: questões de vida ou morte (foto 6)

A maioria dos problemas das plantas – cerca de 95% dos casos – costuma ser o excesso (especialmente para as que ficam dentro de casa) ou a falta de água (para as que estão na área externa), além da luminosidade insuficiente. “Muitas pessoas acham que o problema vem das pragas, mas é importante ressaltar que elas só entram em plantas que já estão fracas”, explica Gabriela. 

As plantas e a harmonia da casa

“O ser humano tem um amor nato pela natureza e por tudo que é vivo, porque vivemos muitos anos na natureza e faz poucas centenas de anos que viemos para as cidades. Então, quando colocamos plantas dentro de casa é como se estivéssemos voltando à nossa mãe natureza, ao nosso ninho original, nosso verdadeiro lar, e a nossa memória original sabe disso. As plantas têm mesmo esse poder de mudar a energia dos espaços, isso porque emitem frequências energéticas e conseguem neutralizar algumas energias ruins que podem estar ali”, finaliza Pileggi.

Como cuidar das plantas | westwing.com.br

Gostou? Para levar mais verde para a casa, visite o WestwingNow, e confira a nossa seleção de vasos, cachepôs e outros itens para você transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio verde.

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline