Ficus

Os Ficus são conhecidos popularmente como figueiras. Existem mais de 755 espécies delas no mundo, estando presentes majoritariamente nas regiões de clima tropical e subtropical, em locais onde há abundância de água durante o ano inteiro. São muito utilizadas no paisagismo, seja na área externa ou interna das casas, principalmente pela cor acinzentada do caule e pela carcterística peculiar das raízes, que são retorcidas e ficam aparentes, criando um visual interessante.

Ficus | westwing.com.br

Uma planta de grande porte valoriza a decoração de um cômodo. O Ficus pode ser plantado em vasos grandes, de maneira que seja cultivado como uma arvoreta ou arbusto. Sua forma arredondada, com folhas pequenas e brilhantes, são bastante decorativas e trazem vida para sua casa. Para aprender os principais cuidados para o cultivo do Ficus, além de encontrar os produtos fundamentais para jardinagem, confira esta página especial do Westwing.

Compre agora com até 70% off:

O Ficus na Decoração

Por causa de sua exuberância, o Ficus é largamente utilizado por paisagistas na decoração das casas. Além disso, eles são fáceis de serem cultivados em áreas internas. Ideal para as salas e escritórios amplos, o Ficus ajuda a colorir o ambiente, além de contribuir na melhoria da qualidade do ar. As folhas pequenas e extremamente verdes, combinadas as raízes aparentes e retorcidas dão um impacto visual muito bonito, além da forma arredondada que a copa do Ficus assume ao longo do seu crescimento. Para complementar a decoração, escolha um vaso grande, pois o Ficus requer espaço, no estilo que se adeque melhor ao cômodo e a sua casa.

Cuidados Necessários

O Ficus é uma planta que tem como origem as regiões tropicais e subtropicais, por isso precisam de luz. No entanto, a iluminação direta do sol pode ser prejudicial para a vitalidade das folhas, sendo assim, prefira as áreas com meia sombra. Apesar de gostarem do solo úmido, o encharcamento da terra não agrada o Ficus, sendo necessária uma irrigação regular, mas sem exageros. O Ficus pode atingir até 7 metros de altura, mas não se assuste, ele responde muito bem as podas, permitindo assim o controle do tamanho dele desde muito cedo. Um detalhe interessante, é que o caule do Ficus pode ser trançado quando ele ainda é jovem, criando um resultado ainda mais bonito para esta planta.

As mudanças de ambiente devem ser evitadas, o Ficus é uma planta sensível e demora a se acostumar com estas alterações, isso acaba resultando na queda de folhas. Além disso, o Ficus não gosta de frio, ou seja, tome cuidado para não colocá-lo próximo a saídas do ar condicionado ou áreas com correntes de vento frio. O Ficus manifesta rapidamente quando está desgastado ou com algum outro problema, suas folhas começam a ficar amareladas e sem brilho, mas rapidamente voltam a brotar quando resolvido.

Durantes as estações mais quentes, na Primavera e no Verão, os Ficus plantados em vasos devem ser adubados mensalmente, garantindo assim a vivacidade das flores  da planta. Além disso, como crescem de maneira veloz, devem ser transplantadas para um vaso maior uma vez por ano, para garantir que o crescimento continue de maneira saudável e forte.

Ter uma planta em casa, além de bonito, é garantir um momento de tranquilidade e relaxamento. O contato com a natureza é muito saudável, principalmente nos dias de hoje.