Plantas para Jardim Pequeno

Fazer um jardim em casa pode demandar muitos cuidados, mas possui vantagens inestimáveis. As plantas são ótimas para controlar a temperatura urbana, mantendo sua casa mais fresca, e servem de isolamento acústico para o espaço, atenuando ruídos.  Além disso, a jardinagem pode ser considerada uma prática terapêutica muito saudável, e você não precisar ter um espaço muito grande para criar sua vegetação, é só saber escolher corretamente as plantas para jardim pequeno.

Plantas para Jardim Pequeno | westwing.com.br

O cuidado com as plantas para jardim pequeno deve ser redobrado para que se encaixem nas necessidades do espaço reduzido. É preciso paciência, observação, dedicação, investimento e, claro, muito amor e carinho.  Por isso, ter uma vegetação de plantas para jardim pequeno que combine com a sua personalidade é essencial! Confira no Westwing as melhores dicas para cuidar de sua casa e do seu jardim, deixando-os muito sofisticados e cheios de charme sempre!    

Compre agora com até 70% off:

Plantas para Jardim Pequeno Externo com vasos de plantas e flores | westwing.com.br

Como Fazer um Jardim Pequeno? 

Antes de selecionar suas plantas para jardim pequeno, é importante definir o espaço onde ele ficará, seja em ambientes externos ou internos.

Alguns dos locais mais indicados são a varanda, o quintal ou terraço, fachada, área de serviço e cozinha. 

O ideal é que o canto escolhido para as plantas para jardim pequeno não deve ter muita circulação de pessoas ou animais em seu entorno, para que a vegetação cresça e floresça com tranquilidade.

Jardim pequeno com flores em vaso na área externa | westwing.com.br

ire algum tempo para observar quantas horas de sol direto o espaço para seu jardim recebe. Algumas plantas são melhores para áreas com mais tempo de sombra do que sol e vice-versa.

Uma vegetação que cresce em locais de mais sombra necessita de menos manutenção, pois é resistente a baixas temperaturas, não precisam de muita água e os riscos de surgirem pragas e ervas daninhas são menores. 

Uma opção desse tipo de plantas para jardim pequeno são as suculentas, que proporcionam charme ao espaço em que são inseridas e são ideais para ficar dentro de casa, já que não necessitam de rega constante e sobrevivem bastante tempo sem cuidados diários.

Suculentas em vaso de barro para jardim pequeno | westwing.com.br

O Que Plantar em um Jardim Pequeno?

Quanto menor o espaço, menos flores e plantas para jardim pequeno você precisará para deixar o seu ambiente harmonioso e não criar uma grande confusão visual. 

Entre duas a quatro variedades é o bastante para montar o seu cantinho verde, adquirindo três unidades de cada espécie de planta. Escolha plantas que você goste, que necessitem de poucos cuidados e não demandem muita manutenção, principalmente se você for iniciante na arte da jardinagem.

flores e plantas para jardim pequeno em vasos diferentes na área externa | westwing.com.br

Muita atenção ao tamanho das plantas para jardim pequeno em estágio adulto que irão compor o seu espaço. Opte por exemplares menores como hortaliças, cactos, antúrios e zamioculcas. 

Caso prefira plantas grandes, certifique-se que não sejam muito largas, prefira as com formato vertical que não ocupam muito espaço, como ocorre, por exemplo, com a lança-de-são-jorge, que possui folhagem cilíndrica e visual arrojado.

Como algumas plantas para jardim pequeno precisam de pelo menos seis horas de sol direto, opte por tomates, vegetais folhosos, lavanda, sálvia, melissa, gerânio, adelfa, azáleas, cactos entre muitas outras.

Plantas para jardim em diferentes tamanhos e especies | westwing.com.br

Para locais de mais sombra, recomenda-se tulipas, hosta, amarílis, violetas, samambaias, bergênias, acanthus, lobélia, euforbiáceas, anémonas, aquilégias, algumas espécie de hortênsias e muito mais, para serem suas plantas para jardim pequeno.

Assista o vídeo e veja 4 plantas que podem ser cultivadas em casa com facilidade: 

Como Cuidar de um Jardim Pequeno?

Independente da local, a qualidade do solo é crucial, por isso fale com um profissional para saber quais as melhores terras e adubos para suas plantas escolhidas.

É importante entender também a frequência que a rega deve ser feita. Algumas plantas devem ser regadas de algumas vezes por semana e outras como as suculentas e cactos podem ter uma rega menos frequente.

Para garantir que o seu jardim pequeno fique bonito e aconchegante você pode investir na decoração, com pedras, vasos diferenciados e hangers.

como montar um jardim pequeno com flores e plantas em diferentes vasos | westwing.com.br

Com esses cuidados, você terá um jardim pequeno cheio de plantas saudáveis e lindas em pouquíssimo tempo!

Veja o vídeo e aprenda DIY: Como fazer um hanger diferente, para você organizar as suas plantinhas. 

Você vai precisar de:

  • Um vaso
  • Canos
  • Coneções de canos
  • Corda
  • Uma muda de planta 
  • Tesoura

Agora que você já sabe qual a planta para jardim pequeno perfeita para a sua casa, confira mais dicas de jardinagem do Westwing e inspire-se para trazer a natureza para mais perto de você!

Gostou das dicas? Veja também: Aprenda como plantar suculentas e cultivá-las e Guia das suculentas: Como cuidar e cultivar.

A MELHOR LOJA DE DECORAÇÃO ONLINE

Você ainda não conhece o Westwing? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar?

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar. Vem!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!