Planta dracena: Como cuidar + dicas para decoração

Engana-se quem pensa que só quem mora em uma casa com muito espaço ou com um jardim pode ter plantas. Existem vários tipos e espécies de plantas que podem ser cultivadas em apartamentos e até mesmo nas varandas. Uma delas é a planta dracena, que além de ser super fácil de cuidar, é uma bela planta!

Planta dracena: Como cuidar + dicas para decoração | westwing.com.br

As plantas são ótimos objetos de decoração. Fonte: Pinterest

A dracena é uma planta versátil, possui lindas cores e diferentes tipos. Ela também pode alcançar uma boa altura se colocada em um vaso grande - mas, é possível encontrar com facilidade em tamanhos menores. A Westwing sabe como decorar a casa com itens cheios de vida é de imensa importância, por isso, separou tudo o que você precisa saber sobre cuidados, tipos e como harmonizar a planta dracena na decoração da sua casa.

Compre agora com até 70% off:

planta dracena em vaso branco
A planta dracena pode ser cultivada em casas pequenas. Fonte: iStock

Tipos e cuidados com a planta dracena

Se você procura por uma linda planta que seja fácil de cuidar e manter, e que de quebra melhore a oxigenação do ambiente, a dracena, ou também conhecida de Pau D’água ou Espada de São Jorge, é para você.

folhas de dracena verde
Dracena tem belas folhas para ornar com sua casa. Fonte: Pexels

A planta dracena é de origem tropical e possui diferentes tamanhos, podendo ser encontrada nas cores vermelha, verde e tricolor. As suas maiores folhagens podem alcançar até 40 cm de comprimento.

A dracena necessita de luz suave em abundância, mas não diretamente. Não se preocupe se a sua planta dracena estiver demorando para crescer, ela possui um crescimento lento, mas isso irá garantir durabilidade. E uma agradável surpresa é que quando grandes, a pau d’água dá lindas e perfumadas flores.

As regas podem ser feitas apenas uma vez na semana no inverno e duas no verão, sendo fácil de lembrar em um domingo preguiçoso de manhã.

A escolha do vaso também é muito importante para o crescimento saudável da sua planta, prefira vaso com maior altura e com espaço para sua espada de São Jorge crescer plenamente.

dracena em vaso de barro no chão
O vaso é uma escolha importante para o crescimento da planta. Fonte: Pexels

Fique atento se a sua planta dracena estiver com as folhas muito moles, isso pode ser causado pelo excesso de umidade. Caso suas folhagens estejam perdendo as cores, pode ser falta de luminosidade.

As plantas vão se adequando ao ambiente em que são colocadas, mas é preciso respeitar a resposta delas e mudar quando necessário para que fiquem sempre saudáveis.

Usando dracena na decoração

A dracena pode ser encontrada com frequência em diversos halls de apartamentos ou centros comerciais, pois são fáceis de manter.  Além de serem ótimas como peças de decoração.

Experimente colocar no seu apartamento uma planta dracena em vasos de madeira, suas cores ficarão ainda mais lindas quando contrastadas em tons neutros, combinando com a proposta e móveis do espaço.

vasos de planta dracena na sala
A Dracena é uma aliada para uma decoração aconchegante. Fonte: Pexels

Se houver espaço, a dracena-tronco ou a dracena-arborea é uma ótima ideia se você procura por um objeto para dividir os ambientes. A planta cumpre esse papel de maneira discreta e quase imperceptível pelos seus convidados, mas contribuirá para um clima leve e sereno dentro dos dois ambientes da sua sala de estar e de jantar, por exemplo.

Caso você queira colocar a planta dracena na varanda, use e abuse de vasos grandes de barro ou trabalhados em outras cores. Assim a planta terá uma ótima altura e vai combinar com a sua rede esticada em um final de semana de descanso.

vasos de planta dracena em varanda
A Dracena combina e é adaptável a diversos ambientes. Fonte: Pexels

Plantas dentro de casa são ótimas pedidas para decoração, trazendo leveza e harmonização ao ambiente. 

E ainda possuem o benefício de nos manter em contato com a natureza, as tornando quase um item obrigatório para transformar a casa em um verdadeiro lar! Explore seu lado ligado às plantas e veja outras plantas que você pode cultivar em casa:

WestwingNow: Melhor Loja de Decoração Online

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para transformar o seu jardim ou varanda com uma decoração completamente elegante e aconchegante!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!