Como plantar suculentas? Aprenda a cultivá-las

Sua rotina é corrida, mas você sente vontade de começar a cultivar um pequeno jardim de suculentas? Elas são uma ótima opção para quem não tem muito tempo, pois necessitam de poucos cuidados e pouca rega

Além de serem lindas, também são tendência no décor. Então chegou a hora de aprender como plantar suculentas e torná-las parte da decoração!

Como Plantar Suculentas, vaso com cactos e suculentas | Westwing.com.br

Passo-a-passo para plantar suculentas

Plantar suculentas é uma tarefa empolgante, não é mesmo? Alguns tipos de suculentas necessitam de mais cuidado do que outras, mas no geral são plantas fáceis de cuidar. 

  1. Para plantá-las comece colocando pequenas pedras no fundo do vaso;
  2. Em seguida complete com areia, que é uma ótima alternativa para ajudar a drenar a água;
  3. Depois adicione a terra no vaso espalhando, não amasse a terra, deixa ela bem fofinha;
  4. Faça pequenos furinhos para colocar as suculentas. Se ela já estiver em um vaso, utilize o máximo de terra do vaso, pois ela já está acostumada;
  5. No caso de mudas, faça pequenos buraquinhos e coloque as mudas;
  6. Molde a terra ao redor para garantir firmeza, mas sem amassar;
  7. E, se quiser, decore a superfície com mais pedrinhas.

Dica: misture espécies de suculentas e crie também composições com cactos, fica lindo!

Como cultivar suculentas em casa, vasos com duas suculentas na janela | Westwing.com.br

Qual é o melhor vaso para suculentas?

Para deixar seu jardim de suculentas ainda mais bonito, aposte em vasos e cachepots diferentes. Elas podem ser plantadas em vasos de diferentes formas e tamanhos.

Por isso é necessário entender em quais recipientes elas se adequam melhor e o momento de abrigar a planta em um vaso maior. 

A boa notícia é que você pode plantar suculentas em vasos de barro, plástico, cerâmica e até mesmo de vidro que irá funcionar bem. Porém, o ideal é que o vaso tenha um furo embaixo para a água drenar.

Que tal personalizar o seu vaso e adicionar personalidade ao seu decor? Separamos um vídeo que para te ensinar como decorar vasos para suas suculentas. Assista!

Como cultivá-las?

Mesmo demandando pouca manutenção, existem dicas básicas para cultivar as suculentas que são indispensáveis.

A suculenta precisa de pouca água, mas bastante sol. Garanta que as suas fiquem sempre perto de uma janela para receberem luz. E de preferência ao ar livre, é importante ter uma boa circulação de ar para crescerem cheias de vida.

Passo a passo para Plantar Suculentas, vasos de vidro com suculentas | Westwing.com.br

Você não precisa se preocupar em podá-las e pode realizar a adubação de três em três meses.

Se você está procurando outras ideias para começar um jardim, faça parte do movimento urban jungle e descubra outras plantas para cultivar em casa.

jardim suspenso com vasos | Westwing.com.br

Como regar suculentas?

De uma forma geral, cuidar de suculentas é uma tarefa fácil. O ideal é que elas sejam regadas uma vez por semana. 

Mas tudo vai depender se a terra estará seca ou não, algumas resistem até 15 dias sem água. Na verdade, é muito importante tomar cuidado com a rega excessiva para não deixá-las encharcadas, pois a raiz pode apodrecer.

Por isso, antes de regar a suculenta observe se a terra está seca e regue até a água escorrer por baixo do vaso. 

Outro fator importante é não molhar as folhas, isso facilitará a entrada de fungos.

Como regar suculentas? cactos em vasos em concreto | westwing.com.br

Como fazer muda de suculentas?

É possível plantar suculentas com semente, mas o mais comum é fazer mudas de suculenta com as folhas dela.

Comece tirando folhas da planta, não pegue folhas pequenas ou machucadas. Arranque a folha na parte que está grudada no caule, mas tome cuidado para não quebrar a folha.  Deixe as folhas secando por um dia e no dia seguinte coloque-as no vaso.

Para preparar o vaso faça o substrato com terra e areia. Utilize um vaso com um furo para a água drenar.

Após completar o vaso com o substrato, regue bem antes de colocar as folhas. Você não deverá enterrar as folhas, elas devem ficar sob a terra. 

Deixe o vaso em um local bem iluminado, mas sem sol direto. É importante deixar a sua muda sempre úmida. Com o tempo ela começará a criar pequenas raízes e estará pronta para ser plantada em vasos individuais.

Que tipo de terra usar para plantar suculentas?

A mistura de areia de construção + terra adubada e pequenas pedras é a combinação para a sua planta. Lembre-se de escolher uma terra leve e com solo mais livre, as suculentas precisam que o solo seja arejado.

Que tipo de terra usar para plantas | westwing.com.br

Curiosidades sobre as suculentas

As suculentas são comuns na África e chegam de regiões com clima árido e temperaturas altas. Por isso, precisaram se adaptar até ficarem resistentes ao armazenar água tanto nas raízes quanto nas folhas. Há cerca de 12 mil tipos e diferentes alturas que você pode combinar e plantar onde quiser.

Se você adora plantas mesmo sem ter espaço, veja também: 4 plantas para cultivar dentro de casaUrban Garden: tendência verde em todos os lugares  e Como cultivar cacto e suculentas.

Você conhece o Westwing? Não? Somos um clube de compras de casa e decoração com campanhas diárias e descontos exclusivos de até 70% off, e o melhor: você não precisa pagar nada para fazer parte! Cadastre-se gratuitamente e leve mais beleza para o seu viver.

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Priscila Silvério

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline