Flores

Entregue em forma de arranjo, buquê ou cesta, as flores ajudam a tornar inesquecíveis ocasiões como aniversários, nascimentos, dia dos namorados, casamentos, dia das mães, entre outros. Por isso, elas estão sempre conosco, ora nos ajudando a celebrar os melhores momentos das nossas vidas, ora embelezando os ambientes que frequentamos.

Flores | westwing.com.br

Precisa de inspiração para usar o poder das flores na decoração de sua casa ou celebração especial? Reunimos uma seleção de ideias, dicas e sugestões especiais para te motivar a usá-las na sua decoração. 

Compre agora com até 70% off:

Aqui falamos sobre as espécies indicadas para festas de casamento, o significado de algumas e maneiras de decorar os mais diferentes cômodos e ocasiões. Confira, aproveite e motive-se a embarcar de vez na ideia de adotar e investir em flores para o seu décor.

Flores para Casamentos

Arranjos florais estão entre os componentes mais importantes na decoração do casamento, além do próprio bouquet da noiva, claro. 

Muitos casamentos são caracterizados por uma cor central na decoração e nos enfeites: amarelo, verde, roxo, azul ou vermelho – com uma seleção de diferentes tipos de flores, pode-se obter um esquema de cores para a decoração do casamento ficar mais elegante.

arranjo de flores naturais para casamento

Fonte: Unsplash

Além de decorar cada detalhe deste dia especial, é importante que a escolha das flores seja ao gosto dos noivos. Se as flores escolhidas são as preferidas do casal e se suas cores combinam perfeitamente com o tom da decoração, nada vai atrapalhar este dia tão bonito e inesquecível!

Seis Tipos de Flores e Seus Significados:

1 – Lírios: inocência e pureza – é isso que lírios brancos simbolizam! Essas flores também representam a luz e o amor.

lírios

Fonte: Unsplash

2 – Rosas: As rosas vermelhas representam o amor e a paixão e, por isso, muitos homens recorrem a este tipo de flor para surpreender suas amadas em seus aniversários, no dia dos namorados ou apenas como um gesto romântico para expressar amor e carinho. 

arranjo de rosas vermelhas

Fonte: Unsplash

Rosas na cor rosa representam sentimentos mais delicados e menos passionais que as rosas vermelhas. 

arranjo de rosas cor de rosa

Fonte: Unsplash

Rosas brancas têm dois significados: por um lado, representam lealdade e inocência e, por isso, são muito populares na decoração de casamentos. Por outro lado, uma rosa branca simboliza o amor eterno, daí o costume de se colocar uma flor deste tipo no túmulo de um ente querido.

rosa branca - flor que significa amor eterno

Fonte: Unsplash

3- Girassóis: seu próprio aspecto revela o significado dessa flor, que simboliza calor e alegria. Não somente, o girassol é conhecido como a “flor que traz alegria”, ou seja, é um ótimo presente para botar um sorriso no rosto de alguém querido. 

girassol amarelo grande

Fonte: Unsplash

4 – Miosótis: Na Espanha, esta flor é chamada de “Nomeolvides”, que significa “Não me esqueça”. Seja um presente para um casal ou um ente querido da família, ela carrega implícito um significado muito específico: “Não me esqueça, caminhamos juntos”.

flores miosótis

Fonte: Unsplash

5 – Lírio d’água: Esta flor é conhecida como a flor da dor e simboliza a imortalidade, mas no Antigo Egito também simbolizava para os egípcios os ciclos da vida e da morte. 

lírio d'agua

Fonte: Unsplash

6 – Tulipas: Junto com as rosas, as tulipas estão entre os tipos mais populares. Elas também representam o amor: quanto mais escuras e fortes as cores, mais forte e mais intenso o sentimento pela pessoa amada. Uma tulipa preta simboliza uma grande paixão e uma tulipa vermelha é símbolo de amor eterno.

tulipas para decoração

Fonte: Unsplash

Decoração com Flores

Quase nenhum outro item decorativo oferece tantas possibilidades para se criar uma decoração cheia de magia como as flores. Há uma grande variedade de plantas que oferecem uma enorme diversidade de cores, tamanhos e formas para se criar uma decoração super colorida. 

flores simples na decoração de casa

Fonte: Unsplash

Uma guirlanda de flores pode ser utilizada como centro de mesa ou para decorar a porta da frente. Arranjos de flores coloridas podem adornar um belo vaso na forma de buquês. Estas e muitas outras ideias são perfeitas para se decorar com flores.

Flores não são apenas perfeitas para embelezar o interior das casas, mas também os jardins, terraços e varandas. A vantagem das áreas ao ar livre é que eles fornecem espaço suficiente para vasos e jardineiras.

flores na mesa como decoração

Fonte: Unsplash

Em termos de design e estilo da decoração com flores, as possibilidades para a imaginação e a criatividade são infinitas!

Durabilidade de Plantas e Flores

A durabilidade se refere à resistência e à capacidade de plantas e flores sobreviverem a condições climáticas adversas. 

Como as flores desabrocham naturalmente em estações mais quentes, a exemplo da primavera e verão, é importante cuidar do jardim de forma que você sempre possa exibi-las no auge de sua exuberância, mesmo no inverno, durante o tempo frio e de chuva. 

flores no vaso área interna

Fonte: Unsplash

Para isso, existem flores e plantas altamente resistentes como o buxo ou buxinho, o bambu, o hibisco, o jasmim-de-inverno ou a gaultéria, que são plantas perfeitas para um jardim de inverno dos sonhos.

Centros de Mesa

Seja como um presente original, um buquê, um arranjo de flores impressionante ou uma única flor em um belo vaso solitário: as flores são essenciais para criar os melhores centros de mesa. 

A vantagem de decorar as mesas com flores é a grande variedade de cores e estilos que podem ser combinados com o interior da casa, culminando na criação de um conjunto muito harmonioso e elegante.

flores no centro de mesa

Fonte: Unsplash

E, obviamente, um arranjo de rosas ou outras plantas de pétalas macias e chamativas são belas opções para centros de mesa de festas de casamento, debutantes e muito mais!

Flores para o Dia das Mães

Todos os anos, no mês de maio, celebra-se o dia mais especial do ano para as mães. Quando toda a atenção é dada a elas agradecendo por todo o amor e esforço dedicado à família. 

arranjo de rosas para presente

Fonte: Unsplash

Para expressar esses sentimentos, as flores estão entre os presentes mais clássicos, seja a escolha a flor favorita da sua mãe ou um buquê. Além disso, essas “peças” tão delicadas podem ser as companheiras perfeitas para um presente mais personalizado e especial. Por exemplo, uma rosa colocada sobre a bandeja de café da manhã ou pétalas coloridas cobrindo uma caixa de chocolates.

As pessoas que vivem longe das mães ou de seus entes queridos em geral frequentemente se utilizam do envio de arranjos de flores para prestar homenagem em ocasiões especiais. 

buquê de rosas brancas para presente de dia das mães

Fonte: Unsplash

Graças aos serviços de correio, mesmo estando longe, as mães podem continuar recebendo um bonito buquê de seus filhos para celebrar o seu dia.

Ideias e Dicas para Secar Flores

Para desfrutar da extraordinária beleza das flores e manter esse belo presente em bom estado por mais tempo, você pode submetê-las a simples processos de secagem.

1 – Penduramento. O método mais simples de secagem é, certamente, também o mais conhecido. 

Basta amarrar uma fita em torno da haste das rosas, tulipas ou o que for. Pendurá-las para baixo em um quarto seco e com pouca luz. Tomando cuidado apenas para não apertar demais a fita. Evitando, dessa forma, qualquer tipo de aparência de lesão no caule. 

Depois de duas ou três semanas, as flores estarão completamente secas para que você possa colocá-las no local que desejar.

flores secas

Fonte: Unsplash

2 – Secagem ao forno. Se você não tem um local adequado para pendurar as flores para a secagem, use um método mais rápido. No entanto, menos natural. 

Pré-aqueça o forno a cerca de 50 graus celsius e coloque as flores na grelha. Depois de cerca de duas horas, elas estarão secas. Para um melhor acabamento, pulverize um pouco de spray para cabelo nas flores. Garantindo que a secagem se fixe por um bom tempo.

Se você recebeu um lindo buquê como presente e não quer se desfazer dele, por que não secá-lo? 

vaso de flores secas

Fonte: Unsplash

Os métodos de secagem de flores não se aplicam somente a plantas individuais, mas um buquê inteiro pode ser seco para ser usado por mais tempo. Você terá a chance de relembrar os belos momentos cada vez que ver o arranjo decorando a sala de estar.

Inspirando-se Com a Westwing

Aposto que as dicas sobre foram boas, certo? 

Não deixe de seguir se inspirando com a Westwing!

Falando nisso, que tal dar uma olhadinha na WestwingNow e fazer suas compras na melhor loja de decoração online?

Aproveite as possibilidades. Siga suas inspirações. Aprimore tudo ao seu redor!

Leia Também: