Plantas Rasteiras: o que são, exemplos e como cultivar

Para deixar todo o seu lar com um clima mais harmônico e leve, nada melhor do que incorporar a natureza em sua vida. E, se você morar em uma casa e tiver bastante espaço, você pode apostar em uma bela decoração de jardins com plantas rasteiras, que deixam qualquer ambiente muito divertido e colorido, especialmente se você escolher plantas que possuam flores, além de não darem muito trabalho com manutenção, já que não é necessário podar constantemente.

Plantas Rasteiras: o que são, exemplos e como cultivar | westwing.com.br

Uma planta rasteira é uma planta que cresce horizontalmente ao longo do solo. Fonte: Unsplash

Há muitos modelos de plantas rasteiras para investir e deixar a sua casa ainda mais bonita e cheia de vida. Para saber quais são as espécies mais indicadas para você, o ideal é conhecer os tipos de plantas rasteiras para ver qual mais se adequa ao seu espaço e ao seu estilo para deixar a sua casa ainda mais bonita. Quer saber como usar plantas rasteiras na decoração? Confira as dicas que o Westiwing preparou especialmente para você!

Compre agora com até 70% off:

O que é planta rasteira?

Uma planta rasteira é uma planta que cresce horizontalmente ao longo do solo, em vez de crescer verticalmente. Essas plantas possuem caules que se espalham e se enraízam à medida que se desenvolvem, cobrindo a superfície do solo de maneira densa e uniforme. As plantas rasteiras são frequentemente usadas como coberturas de solo em jardins e paisagismo devido à sua capacidade de preencher espaços vazios, prevenir a erosão do solo e suprimir o crescimento de ervas daninhas.

Características de Plantas Rasteiras:

  • Crescimento Horizontal: As plantas rasteiras se espalham ao longo do solo, muitas vezes cobrindo grandes áreas.
  • Densidade: Elas crescem densamente, criando um tapete de folhagem.
  • Raízes Superficiais: As raízes são geralmente rasas, se espalhando lateralmente em vez de profundamente.
  • Fácil Propagação: Elas se propagam facilmente por meio de estolhos, rizomas ou caules que se enraízam ao entrar em contato com o solo.
  • Cobertura do Solo: São usadas para cobrir áreas do solo, prevenindo a erosão e ajudando na retenção de umidade.

Exemplos de Plantas Rasteiras:

  • Hera-inglesa (Hedera helix)
  • Grama-preta (Ophiopogon japonicus)
  • Ajuga (Ajuga reptans)
  • Erva-do-carapau (Lamium galeobdolon)
  • Tomilho (Thymus spp.)
  • Mossas (Musgo spp.)
  • Estrela-do-Egito (Pentas lanceolata)
Plantas rasteiras
A Rabo de Gato é uma planta que pode ser considerada rasteira. Fonte: Pexels

As plantas rasteiras são ideais para bordaduras, coberturas de solo, jardins de pedra e áreas onde o crescimento de ervas daninhas precisa ser controlado. Elas adicionam textura, cor e interesse visual ao jardim, além de serem funcionais e fáceis de manter.

Quais são os tipos de plantas rasteiras?

  • Periquito: é um tipo de planta que tem uma tonalidade avermelhada e que junto com outras plantas verdes deixam a decoração mais harmônica.
  • Rabo de gato:  é uma planta que tem uma flor avermelhada
  • Beijinho:  possui flores bem delicadas e que podem ser encontradas em diversas cores para uma combinação mais alegre.
Plantas rasteiras
Dica: misture plantas rasteiras com plantas mais altas no seu jardim. Fonte: Pexels
  • Trapoeraba roxa: também tem sido muito usada como um tipo de plantas rasteiras para canteiros pela sua facilidade de cultivo, porque ela não exige uma grande mão de obra com as podas e, além disso, é uma planta que resiste bastante a longos períodos sem regas.
  • Ajuga: que possui folhas cor de vinho que podem adicionar mais charme e encanto para o seu jardim, formando um belo acabamento nos canteiros.
  • Falsa-érica: uma das plantas rasteiras que possui várias cores de flores
  •  Verbena: é uma planta baixa e que tem excelente cobertura do solo.

Planta rasteira para jardim: como usar na decoração

Você pode usar as plantas rasteiras tanto para cobrir uma área grande de casa quanto para decorar somente um cantinho, pois em qualquer uma dessas situações as plantas rasteiras deixam o visual muito mais bonito e com um toque diferenciado na decoração, além de cobrirem completamente o chão, formando uma espécie de tapete cheio de verde e de vida.

Para deixar o visual do seu jardim ainda mais interessante e sofisticado, misture plantas rasteiras com plantas mais altas, dividindo entre uma e outra especialmente se estiver em grandes espaços, assim você ajuda a equilibrar o visual do seu jardim deixando-o muito mais bonito e cheio de cores.

Você pode conseguir manter um belo jardim com plantas rasteiras sem precisar da ajuda de um jardineiro e muitas espécies de plantas rasteiras podem substituir a grama, deixando assim o visual diferente e com um toque sofisticado.

Por fim, aposte no seu bom gosto ao investir nas plantas rasteiras para ajudar a compor a decoração do jardim da sua casa! Confira dicas de jardim e arranjos do Westwing:

Westwing: Bem mais que uma loja de decoração

Gostou de saber mais sobre plantas rasteiras e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!