Jardim na Varanda

Jardim na Varanda

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJardim na Varanda

As varandas de apartamento costumam ser o único contato com a área externa da casa, para aproveitar melhor esse espaço dando um toque de verde ao dia a dia, por que não investir num jardim na varanda? Seja para aproveitar os momentos de lazer com mais qualidade ou apenas para completar a decoração do ambiente, o jardim na varanda aconchega o espaço e conforta a rotina cansativa na cidade.

Para refrescar o visual do ambiente, confira nesta página as dicas do Westwing para criar um jardim na varanda com plantas que além de charmosas irão deixar o espaço mais aconchegante. Inspire-se em nossas ideias para escolher as espécies ideais de plantas para cada variação climáticas como altas temperaturas e ventos fortes assim como variações na incidência de luz solar que a varanda recebe, para que as plantas e flores escolhidas se adaptem melhor ao espaço, durando meses e até estações.

Arranjos Criativos: Faça Você Mesmo

Como escolher as plantas para jardim na varanda

Existem muitos pontos pelos quais devemos prestar atenção na hora de escolher as espécies ideais para compor o jardim na varanda. Alguns dos detalhes que devemos prestar atenção no caso é a incidência de luz solar no ambiente, as condições climáticas como chuvas e ventos e até mesmo se o jardim na varanda é mais abafado ou gelado.

Incidência de luz

Para levar em consideração a incidência de luz solar que chega ao jardim na varanda é preciso que o morador tire um dia para observar Jardim na Varandaquanto tempo o ambiente fica exposto à luz do sol. Este fator influência diretamente na escolha das plantas, principalmente se o jardim na varanda receber luz direta na maior parte do dia como se local não receber luz nenhuma. Existem plantas específicas para cada tipo de caso. Também é indicado levar em consideração a quantidade de luz recebida em diferentes estações como inverno e verão. Para facilitar sua escolha, aqui estão algumas ideias das plantas mais indicadas para compor o jardim na varanda que recebem alta, média ou baixa incidência de luz:

  • Jardim na varanda ensolarada: Algumas das espécies que são acostumadas à maior incidência de luz solar são a Moreira bicolor, pleomele, palmeira fênix e jabuticabeira. Para esses casos, atente ao posicionamento das plantas, a fim de que recebam ação frequente do vento, assim como para a necessidade de rega de cada planta.
  • Jardim na varanda com meia-sombra: As plantas indicadas para compor o jardim na varanda com média incidência de luz são o pau-d’água, lança-de-são-jorge, espiral e pândano. No caso dessas espécies, a atenção deve ser direcionada à adubação, limpeza e irrigação das plantas.
  • Jardim na varanda com sombra: Para varanda com baixa ou nenhuma incidência de luz, as espécies mais indicadas são a palmeira-ráfis e a bromélia de sombra. Para plantas de sombra, é importante prestar atenção na quantidade de rega que recebem, pois o excesso de água pode prejudica-las.

Condições climáticas

As condições climáticas como a temperatura do ambiente, assim como a ação do vento também são pontos a se prestar atenção na hora de escolher as espécies ideais para compor o jardim na varanda. Varandas com muita incidência de luz, principalmente se fechadas com vidro, costumam ser mais abafadas. Para esses casos, a escolha de plantas frágeis não é indicada, prefira espécies mais resistentes ao calor, como os cactos que podem ser combinados entre variações de espécies para um visual charmoso e original. Já para o jardim na varanda que recebe muito vento, o ideal é escolher entre espécies de plantas maiores e menos frágeis.

Inspire-se nas dicas do Westwing para criar espaços agradáveis e charmosos.

Próximas campanhas