Varanda

Qualquer pessoa que tenha uma varanda, pode se sentir muito feliz! Especialmente na Primavera e no Verão, quando as temperaturas aumentam consideravelmente, é uma delícia ter uma varanda para aproveitar o clima de sol, com bastante ar fresco e clima agradável. Seja para fazer um churrasco, tomar sol, desfrutar da vista para a praia ou apenas para aproveitar um pouco da energia de fora, uma varanda é simplesmente perfeita.

Varanda | westwing.com.br

Sair para a varanda para tomar uma xícara de café ou apreciar as noites com uma taça de vinho ou ainda beber uma cerveja gelada torna-se ainda mais agradável e divertido se feito usando os móveis adequados. Ao escolher o mobiliário ideal, as suas preferências e gostos pessoais desempenham um papel importante, mas você também deverá considerar a composição da própria varanda, especialmente no que diz respeito aos materiais e tecidos dos quais são feitos móveis.

Compre agora com até 70% off:

Móveis para Varanda

Uma varanda orientada para o sul com sol brilhando durante todo o dia – um verdadeiro sonho! Seja qual for a época do ano, uma varanda chique virada para o sul é sempre uma maravilha.

No entanto, ela pode ficar muito quente no Verão, quando o sol brilha por mais tempo. Nesse caso, investir em um guarda-sol ou toldo para proteção é uma boa escolha, não só para o nosso próprio bem-estar, mas também para os móveis, plantas e flores que decoram a varanda.

varanda com móveis estilo escandinavo, pufe navajo, cesto de palha e tapete de barbante

Fonte: Unsplash

Móveis para varanda de madeira tendem a perder a sua cor após a intensa exposição solar, por isso os móveis feitos de plástico são geralmente a variante mais adequada.

Varandas de frente para o norte: muitos pensam que uma varanda orientada para o norte não seja a melhor opção, mas é melhor uma varanda assim do que nenhuma uma varanda. Nesse tipo de varanda, os móveis varanda de madeira não são tão desgastados pelo sol, mas essa falta de sol pode fazer você ver crescer musgo verde sobre a madeira, reduzindo a qualidade do material e exigindo uma limpeza muito mais frequente.

Quais as melhores plantas para varanda?

Plantas para usar na varanda gourmet

Fonte: Pinterest

Plantas e flores podem fazer qualquer varanda, seja pequena ou desconfortável, um paraíso colorido e maravilhoso. Claro que uma varanda pequena deve ser decorada com apenas algumas plantas menores, enquanto uma grande varanda suporta um número maior de plantas pequenas ou um conjunto plantas grandes. Tal como a escolha dos móveis, as plantas devem ser escolhidas em função da orientação da varanda em relação ao sol.

Plantas para usar na varanda gourmet

Fonte: Pinterest

Para varandas com rede e plantas viradas para o sul, a escolhe deve ser focada nas espécies altamente resistentes à luz solar como gerânio, alecrim, sálvia ou oliveiras. Para varandas viradas para o norte, as mais indicadas são a hortênsia, brinco-de-princesa, lobélia ou flores do campo, devendo ficar, preferencialmente, em lugares com sombra.

Qual o melhor piso para varanda?

Por acaso você tem uma laje de concreto ou ladrilhos que cobrem o chão da varanda, mas que se tornam escorregadios quando molham? O piso da varanda é uma parte muito importante da decoração desse espaço. Por essa razão, há uma abundância de maneiras de montar o piso da varanda, muito mais atraente do que os pisos tradicionais.

Piso de varanda gourmet de madeira e estampado

Fonte: Pinterest

O deck de madeira é uma das opções mais populares, pois dá um toque muito agradável e acolhedor para a varanda. A desvantagem dessas placas de madeira é que elas exigem uma manutenção constante e cara, podendo ser facilmente danificadas em caso de inundação.

Piso de varanda gourmet de madeira

Fonte: Pinterest

Uma boa alternativa para os pisos de madeira são também os pisos de vinil. Trata-se de uma mistura de plástico e madeira, para que se possa beneficiar das vantagens dos dois materiais. O seu visual é quase igual ao de um deck de madeira, mas a sua resistência à diversas condições climáticas é muito maior devido à dureza plástico.

Dicas de proteção para a varanda

Muitas varandas não possuem grades de proteção ou o espaçamento entre as barras é tão amplo que os transeuntes na rua podem facilmente ver o que acontece na varanda. Para desfrutar da varanda da melhor maneira possível, você pode usar painéis de madeira para montar a grade que a circunda. Um dos modelos mais atraentes são os revestimentos de bambu, muito fáceis de colocar usando pequenos fios e barras de contenção.

Vidro de proteção em varanda gourmet

Fonte: Pinterest

Privacidade e Proteção Contra o Vento

Depois de ter transformado sua área externa coberta em seu pequeno paraíso de bem estar, há dois outros fatores a se considerar. Em primeiro lugar, é importante evitar os olhares curiosos dos passantes e vizinhos para desfrutar de privacidade e intimidade. Em segundo lugar, a proteção contra o vento é crucial para a manutenção adequada do local. Para atender a esses dois fatores, uma tela de bambu ou madeira é uma solução eficaz, que por sua vez traz um toque de naturalidade à varanda.

Rede de Proteção para Gatos e Crianças

Um rede para gatos na varanda é um investimento que vale a pena para aqueles que têm em casa estes pequenos companheiros. Esse tipo de rede é colocado na grade, fornecendo proteção e impedindo com que os gatos ou outros animais de pequeno porte de caiam da varanda por engano. As redes de proteção também são muito úteis caso alguma criança ou bebê tenha acesso à varanda de forma desacompanhada, evitando acidentes domésticos desnecessários.

Varanda Francesa

Varanda francesa

Fonte: Pinterest

A varanda francesa não tem nada a ver com a convencional. Tais varandas não têm espaço para circular, por isso também não há espaço suficiente para colocar móveis. As varandas estão ligadas ao lado de fora da fachada e funcionam como uma proteção às janelas, chamadas “janelas parisienses”. A construção de uma varanda francesa é baseada em uma grade ou cerca, com o único propósito de proteger as janelas. Basta dar uma olhada nas fotos de prédios antigos ou de algum hotel ou pousada famosos de Paris para se ter uma ideia.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua varanda em um ambiente mais charmoso! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração com mesas para varanda de madeira com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até modelos de conjunto de varanda, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração de área externa que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes externos para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de maneira original!
As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua varanda e todos os cômodos da sua casa com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite! 

Leia Também: