Louça

Louça

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLouça

A decoração não é feita apenas de móveis e enfeites para a casa! A louça também é essencial na nossa cozinha: pratos, copos, talheres e outros acessórios que precisamos para comer e cozinhar. Mas a louça, além de ser funcional e vital, também pode ser bonita e acrescentar um toque de elegância e estilo para a cozinha ou sala de jantar. É possível combinar o estilo de decoração do seu lar com as louças, que podem expressar um estilo romântico, provençal, rústico e até mesmo vintage.

Em toda cozinha é possível encontrar peças de louça. Todos esses acessórios e utensílios formam um bom visual estético, formando um conjunto agradável com o qual, além de comer e cozinhar todos os dias, você poderá surpreender seus convidados do café da manhã ao jantar. Inspire-se nas dicas que nós do Westwing preparamos para você dar aquele toque especial na sua cozinha e aposte em louças delicadas e funcionais, fazendo com que o momento da refeição seja ainda mais prazeroso!

O que Constitui a Louça?

Louça é um termo geral que usamos para nos referir aos utensílios de cozinha. Por um lado, os utensílios são todos os acessórios que precisamos para cozinhar, como talheres, panelas, frigideiras e até bules. Por outro lado estão os acessórios que precisamos comer, como pratos, copos, facas, xícaras e taças, entre outros. Isto é, tudo o que você colocar na mesa.

Originalmente, se remetermos aos séculos passados, a louça englobava apenas os utensílios de cozinha, já as pessoas comiam com o mesmo utensílio usado para cozinhar, como por exemplo, um pote.

Louça

As casas das pessoas com maior poder aquisitivo foram gradualmente introduzindo o uso de outros acessórios para alimentação, uma vez que não era de bom tom comer diretamente do utensílio em que se preparava os alimentos. Assim, a partir do século XVI, os pratos foram utilizados pela primeira vez para comer, sendo acompanhados pouco a pouco pelo aparecimento de mais talheres. Esses pratos e talheres que usados para comer, no entanto eram geralmente de madeira, estanho ou cerâmica.

A Importância da China

Com a descoberta das colônias e a influência da China, mais artigos de louça apareceram para completar o serviço de mesa, principalmente por causa do uso do chá, café e cacau, bem como da descoberta da porcelana chinesa. Esses dois fatos juntos fizeram aparecer o que hoje conhecemos como canecas, pratos, potes de café, jarras e tigelas de açúcar. E, graças a porcelana, as peças de louça da nossa cozinha ficaram cada vez mais belas e finas. As famílias mais ricas eram as que costumavam ter peças de porcelana exclusivas na cozinha. Classes mais humildes, contudo, não tinham poder aquisitivo para comprar um jogo de café ou chá, por exemplo, e daí veio a tradição de se dar louças de porcelana como presente de aniversário.

A Louça na Atualidade

Hoje podemos encontrar tipos de louça para momentos específicos. Uma das mais famosas é a louça para café, que contém tudo precisamos para desfrutar um delicioso café da tarde. Além disso, a louça completa conta com diversos acessórios como bules, sopeiras, porta ovo cozido, tigelas, pratos e copos de vários tamanhos, para que você tenha opções para as diferentes refeições e ocasiões. Se você gosta de ser um grande anfitrião, na sua casa não podem faltar pratos. Além disso, você pode comprar pratos para ocasiões especiais e colocá-los na cristaleira ou na parede da sala de estar para servir como decoração.

Louça

Design e Materiais

A louça de porcelana agrada a todos: é bonita, elegante e pode ter várias cores e detalhes que dão um estilo a mais às peças. A louça de porcelana pode possuir um valor mais elevado, por isso e para que elas não se deteriorem, é melhor para lavá-las à mão ao invés de colocá-las na lava-louças. Normalmente, este tipo de louça é mais usado para ocasiões especiais devido ao seu requinte e exclusividade.

Se você estiver buscando por uma louça para usar no dia-a-dia, o melhor é optar pela versão em cerâmica, que são práticas e ainda possuem a elegância e o estilo que você provavelmente procura para a sua cozinha.

Seja qual for sua a decisão, o fato é que você precisa de uma boa louça. Que tal uma para usar diariamente e outra para ocasiões especiais? Sabemos que com o bom gosto de um amante da decoração de interiores você encontrará algo apropriado.

Como Escolher as Louças para Cozinha

Na hora de escolher suas louças para cozinha, o primeiro fator que deve ser levado em conta é o estilo da casa ou da família. São pessoas tradicionais que prezam pela elegância? Então nada mais chique do que pratos clássicos, com detalhes rebuscados ou estampas francesas, por exemplo, que irão acompanhar todo o restante da aparelhagem – serviço de pratos, sobremesas, chás, cafés – sempre combinando os estilos.

louça para cozinha

Quando os moradores gostam de louças mais atuais, podem investir em peças mais coloridas ou com formatos arrojados, bastante disponíveis no mercado atualmente. Outra opção, dependendo da família, é simplesmente não optar por uma combinação padrão, comprando cada louça de forma avulsa, o que resulta em uma coleção divertida e inusitada.

Há quem prefira ter dois grupos de louças para a cozinha: um mais simples para usar no dia a dia e, por exemplo, colocar na máquina de lavar louça sem medo; e outro mais chique que fica guardado para os dias de receber visitas e que merecem uma manutenção mais cuidadosa.

Onde Guardar as Louças para Cozinha

Independentemente do tipo de escolha que os moradores fazem, uma coisa é certa: a louça precisa de cuidados e deve ser guardada de uma maneira adequada. O primeiro passo é verificar sempre se ela é feita com materiais que possam ir ao micro-ondas e ao lava-louça, para que esses eletrodomésticos ou as peças não se danifiquem.
Outro cuidado muito necessário é na hora de guardar as louças para cozinha. O que é usado diariamente deve sempre ser colocado em armários de fácil acesso e em uma disposição que permita retirar e colocar peças sem prejudicar as restantes que estão no local – isso significa conseguir retirar um prato sem derrubar e quebrar uma xícara guardada ao lado, por exemplo.

Louça para cozinha

O ideal é colocar peças iguais juntas: pratos fundos de um lado, pratos rasos de outro, xícaras junto com os pires. As peças das louças para cozinha que são menos usadas ou aquelas destinadas às visitas podem ficar em prateleiras mais altas ou nos andares superiores do armário, desde que seu manejamento seja feito com cuidado no dia em que se tornarem necessárias.

Quando as louças são muito bonitas, há pessoas que gostam de guardá-las aproveitando para decorar a cozinha. Para isso dispõe as peças em armários com portas transparentes. Ou usam suportes que deixam pratos e xícaras aparentes na parede. Essa é uma excelente ideia para quem prefere não gastar com armários e mantém a cozinha sempre organizada.

 

Próximas campanhas