Plantas para Cozinha

Decoração com plantas é uma tendência que veio para ficar. Elas são responsáveis por dar vida a todos os ambientes da casa com praticidade. Se você está buscando um novo hábito que associe uma vida mais saudável à uma atividade relaxante, cultivar plantas para cozinha é uma excelente opção.

Plantas para Cozinha | westwing.com.br

Em espaços grandes ou pequenos, flores, ervas e folhagens dão vida ao ambiente, de modo a torná-lo ainda mais charmoso. Confira o guia do Westwing e descubra quais as melhores plantinhas para cultivar na cozinha.

Compre agora com até 70% off:

Plantas para cozinha: ideias decorativas

As plantas para cozinha são parceiras decorativas. Entre opções aromáticas e ornamentais, elas são responsáveis por deixar o espaço estiloso e aconchegante. Além disso, cuidar do crescimento dessas novas moradoras pode se tornar um belo hobby para você e sua família. 

A depender dos tipos de plantas para cozinha, elas podem ser dispostas em um jardim vertical, na bancada, nas prateleiras, em hangers, na janela ou até mesmo na mesa, de acordo com as necessidades de cada uma.

As ervas e os condimentos são os mais indicados. A maioria deles não precisa da incidência direta do sol durante todo o dia, por isso funcionam bem na cozinha. Basta posicioná-las durante a manhã numa janela com luz direta.

 cozinha aberta e piso branco apos limpezaVocê deve se atentar ao uso de adubo orgânico ou caseiro, como borra de café e casca de ovos, para manter algumas plantas para cozinha fortificadas. A poda deve ser realizada no outono e inverno, mas conforme as folhas murcharem, o ideal é cortá-las para que outras cresçam mais fortes.

Mais do que embelezar o espaço, elas garantem uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos. Desta forma, purificam o organismo, funcionando como alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios e antibióticos.

Suas refeições serão mais nutritivas e saborosas com alimentos frescos, colhidos na sua própria horta caseira!

Temperos para plantar na cozinha

  • Hortelã: requer boa luminosidade, mas não incidência direta do sol. Deve ser regado todos os dias.
  • Cebolinha: não precisa de iluminação direta. Deve ser bem adubado e aguado todos os dias, para que a cebolinha vire um delicioso tempero para sopas.
  • Sálvia: exponha ao sol apenas duas horas por dia. Precisa de solo úmido.
  • Folha de louro: não requer luz solar direta, nem muita água. Conforme seu crescimento, transfira a planta para um vaso maior.
  • Tomilho: exponha ao sol por quatro horas. O solo deve ser drenado e a rega acontece apenas quando a terra está seca.
  • Orégano: precisa de sol por cerca de quatro horas, para realçar o aroma das folhas. Águe todos os dias.
  • Manjericão: é uma planta para a cozinha que pede bastante sol. Por isso, o ambiente precisa estar sempre em contato com a iluminação natural de, pelo menos, quatro horas. A deve ser feita todos os dias. Na cozinha, coloque a erva longe do fogão e do forno, porque o calor murcha a planta.
  • Salsa: deve ser exposta ao sol por, pelo menos, cinco horas ao dia. Águe a planta apenas quando a terra estiver seca.
  • Coentro: crescem melhor no inverno e devem ser colocadas ao sol pleno. Precisa de matéria orgânica e rega frequente.
  • Alecrim: precisa de exposição solar em abundância, mas não de água. A terra deve ser molhada duas vezes na semana. Prefira plantá-la num vaso grande.
  • Manjerona: precisa de sol, para intensificar o sabor e aroma. Mantenha a terra bem adubada com matéria orgânica e úmida. Se você é mãe ou pai de pet, esta planta deve ficar num local alto. Considerada tóxica para os animais, pode causar vômito e diarreia nos bichinhos.

Que tal fazer um canteiro de tempero? Assista ao vídeo e aprenda a fazer uma horta suspensa em casa:

Plantas pendentes para cozinha

Outra opção de plantas para cozinha são as pendentes. Elas ficam em locais altos e possuem ramos que caem em cascata sobre a bancada, geladeira, prateleiras e até pela parede. 

Neste caso, as folhagens são as mais recomendadas e garantem um acabamento elegante ao ambiente. 

Confira algumas opções de plantas pendentes para cozinha:

  • Samambaia: se desenvolve com iluminação indireta, em locais com pouca ventilação. Precisa de rega frequente, para manter o solo úmido, mas não encharcado.
  • Ceropegia (corações emaranhados ou corações entrelaçados): também consegue se desenvolver com iluminação indireta. Esta é uma ótima opção para quem passa o dia fora de casa, ou se esquece de regar plantas com frequência, já que sobrevive a períodos secos. Fácil de cuidar, deve ser regada duas vezes na semana.
  • Peperômia pendente: não precisa de sol, apenas iluminação indireta. No verão, deve ser regada todos os dias. Durante as outras estações do ano, águe a planta quando a terra estiver seca.
  • Jiboia prateada: esta é uma espécie que deve ser plantada à sombra, com rega moderada. Esta plantinha ultrapassa dois metros de comprimento quando bem cuidada.

Para que todas as plantas para cozinha cresçam saudáveis, é importante manter a adubação em dia, prestar atenção ao momento da poda e escolher os vasos suspensos certos, de modo a suprir as necessidades de cada folhagem.

Plantas na janela da cozinha

Caso a sua cozinha tenha janelas, decore-as com plantinhas que precisam de sol. O ambiente ficará ainda mais elegante.

Entre as plantas para janela da cozinha, alguns dos temperos já citados podem ocupar este espaço, como a manjerona, o alecrim e o coentro.

Caso você queira trazer mais cores para dentro de casa, prefira as flores.

 cozinha moderna centro de mesa com frutas

A Begônia, por exemplo, é delicada e colorida. Ela pode ser colocada sob a luz direta do sol, mas também cresce em locais à meia luz. Quando a terra estiver seca, é hora de regá-la: mas, lembre, sem encharcar o solo.

A Ixora é um arbusto com pequenas flores coloridas. Elas precisam da incidência direta do sol e a terra deve ser mantida úmida.

Outras plantas para cozinha que podem ser colocadas na janela são: Azaleia, Rosinha do Sol, Brinco de Princesa e Orelha de Elefante. 

Utilize uma floreira para comportar todas as flores e folhagens.

Planta de balcão para cozinha

As plantas de balcão são aquelas que não precisam de luz direta. Elas se dão bem em espaços com pouca incidência, garantindo um ambiente cheio de personalidade.

Geralmente, os balcões fazem parte das cozinhas americanas, que unem a sala de estar à cozinha, como maneira de ampliar casas ou apartamentos menores.

cozinhas com cristaleira

Neste caso, é preciso atenção para que o espaço não fique sobrecarregado. É preciso balancear a quantidade de plantas com a de acessórios decorativos, para garantir uma decoração pontual e única.

É fácil usar plantas para cozinha pequena. O Westwing selecionou algumas sugestões:

  • Violeta: esta flor adapta-se bem em ambientes internos, por isso são perfeitas para cultivar dentro de casa. Não precisa da luminosidade direta do sol e o solo pode ser regado dia sim, dia não – mas, não deve ficar encharcado.
  • Tillandsia: outra planta para cozinha americana, ela pode ser colocada em vasos, ou não. Posicione-a sobre o balcão e borrife água três vezes por semana.
  • Lírio-da-paz: floresce muito bem na sombra. É importante regá-la cerca de três vezes na semana.
  • Espada de São Jorge: uma das plantas mais comuns para casa, ela está ligada à prosperidade. Dentro de casa, não precisa regá-la com frequência.
  • Fitônia: a melhor luz para esta plantinha é a difusa – o sol queima suas folhas. Mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada.

Ter uma planta para cozinha americana confere beleza ao ambiente. Não há desculpas para não ter flores e folhagens em casa!

Suculentas na cozinha

Para completar a decoração do ambiente, as suculentas são plantas para cozinha resistentes e fáceis de cuidar – iniciantes no cultivo podem escolhê-las sem medo!

Por serem naturais de regiões quase desérticas, não precisam de tanta água para crescer. As regas podem ser feitas de duas a três vezes ao mês. Já o solo deve ser rico em nutrientes e os vasos rasos, porque as raízes dessas plantas são curtas.

Outro benefício é que os cactos e suculentas não precisam de luminosidade. Por isso, na decoração da cozinha eles podem ser colocados em locais como armários ou prateleiras, conferindo charme ao espaço.

 Utensílios de Cozinha CafeteiraA Rosa de Pedra, também chamada de Echeveria, é uma das suculentas mais comuns e cresce bem em locais variados. É uma ótima opção de suculenta para plantar em casa.

Outra opção de suculenta é a Zebra. Esta plantinha com pontas pontiagudas não precisam de luz direta e a rega deve ser regular apenas no verão.

A Rabo de Burro também é uma excelente opção para quem quer trazer mais beleza para dentro de casa. Esta planta para cozinha não precisa de sol direto e deve ser regada apenas quando a terra estiver seca.

Seja criativo na hora de escolher o vaso: ao invés dos modelos tradicionais, que tal colocar várias mudinhas dentro de xícaras ou cachepots divertidos e decorar o parapeito da janela da cozinha?

Decoração de cozinha com plantas

Para continuar se inspirando, veja mais plantas para cozinha e como elas trazem cores e vivacidade ao ambiente, com facilidade:

cozinhas com paredes e armarios pretos
Decoração de Sala de Estar Intregrada a Cozinha
Cozinha Moderna e Ilha
 fruteira para cozinha com planta
Armário de Cozinha de Madeira e Grande

Decoração é com o Westwing

O Westwing sabe que um ambiente bem decorado faz toda a diferença no dia a dia. As plantas para cozinha contribuem com esse toque natural. Que tal começar a cultivar as suas favoritas?

Acesse o Westwing e encontre os melhores vasos para manter todas as plantinhas saudáveis e vivas! 

Somos o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, com campanhas das melhores marcas de décor e moda! Produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar?

Faça seu cadastro gratuito e tenha acesso a descontos exclusivos!

Gostou das dicas? Veja também: Como plantar suculentas? Aprenda a cultivá-las e Plantas em casa: tu-do o que você precisa saber!