Iluminação: tudo sobre como iluminar melhor

A iluminação é um dos recursos mais importantes dentro de uma decoração. Além de cumprir com seu papel funcional quando escolhida adequadamente, também pode oferecer valor estético à composição. Do ponto de vista funcional, deve-se considerar a conveniência de luminosidade para cada ambiente da casa.  A iluminação adequada também pode proporcionar efeitos de acordo com a intenção, seja para destacar, suavizar ou criar um clima intimista. Para cada cômodo e proposta existe um tipo de iluminação e lâmpada diferente. Mas, por onde começar?

Iluminação: tudo sobre como iluminar melhor | westwing.com.br

Sobre o tipo de iluminação para cozinha, por exemplo, é necessário pensar em uma iluminação sem sombras por ser um ambiente onde realizamos o preparo de refeições. Já para apartamentos com ambientes integrados, empregue a mesma linguagem visual por meio da temperatura de cor e de luminárias. Para cada cantinho da sua casa existe um tipo ideal de iluminação. Inspire-se com nossas dicas!

Compre agora com até 70% off:

Decoração e Iluminação

Decoração e iluminação são dois itens que andam lado a lado. Afinal, uma boa iluminação dá destaque à decoração! Se o ambiente for mal iluminado, pode ter certeza que o cômodo de casa ficará sem graça e desagradável.

adornos-para-sala-de-estar-PINTEREST-DECOR-FACIL-c-a826

Quando o tema é iluminação, há uma série de detalhes que você precisa ficar atento. Fonte: Pinterest – Decor Fácil.

Por isso, é muito importante pensar em todos os detalhes que permeiam o tema iluminação, desde a escolha das lâmpadas até o tipo de projeto mais adequado para o seu lar.

Para te ajudar, criamos um guia completo sobre iluminação de casa. Confira a seguir!

Tipos de Iluminação: Para Começar

A iluminação para casa é importante não só para o ambiente interno de cada cômodo, como também é importante para que possamos desenvolver certas atividades durante as horas mais escuras do dia. 

Existem três tipos de iluminação: a iluminação indireta, a direta e a difusa:

  • Iluminação direta: é direcionada a algum objeto, móvel ou espaço que você queira dar destaque.
  • Iluminação indireta: ela ilumina de maneira uniforme e se espalha pelo ambiente de modo aconchegante e suave.
  • Iluminação difusa: elas são indicadas para enfeitar e, ainda assim, iluminar o cômodo, de modo uniforme e intenso.
quarto de casal com criado mudo e abajur de lateral, armario embutido de madeira e iluminação baixa

Cada tipo de luz cria um efeito diferente em casa.

Com a combinação certa desses três pilares da iluminação para ambientes internos, você conseguirá a perfeita simbiose entre luz, decoração e espaço, fazendo com que o ambiente esteja sempre preparado para qualquer situação de iluminação.

Temperaturas de Cor de Lâmpadas

Fronhas personaizadas em decoração de quarto natural, luz indireta, peseira listrada

Luzes com cores quentes ao lado da cama geram a sensação de conforto no ambiente. Fonte: Unsplash

  • Cores quentes: amareladas, são mais suaves, transmitem a sensação de conforto.
  • Cores neutras: são tonalidades nem tão fortes, nem tão amenas.
  • Cores frias: azuis, são as mais fortes e mais claras, indicadas para dar clareza a móveis e objetos. São mais usadas em ambientes corporativos, que exigem máxima atenção.

Tipos de Luminárias

Há uma variedade de tipos de luminárias que são responsáveis pela criação de iluminação bonita e equilibrada para a casa. Listamos aqui alguns modelos, bem como as características de alguns deles: 

Spots e Holofotes

detalhe de teto com spots de trilho metálico e parede na cor cinza com prateleiras de livros e decorativo

Os spots são luminárias rústicas

Projete essas lâmpadas contra o teto, criando uma luz indireta muito agradável. A luz dos spots ou holofotes também podem ser projetadas em uma parede pintada com uma cor viva ou com um belo papel de parede e, assim, produzir um efeito impressionante. 

Arandelas

armário de banheiro branco grande espelho e arandelas minimalistas

Existem diversos modelos de arandelas. Nesse caso, elas combinam com as cores do espelho e do próprio armário do banheiro. Fonte: Pinterest

As arandelas de parede tendem a projetar sua lâmpada para cima e para baixo, fazendo com que obtenhamos uma luz muito suave, sendo luminárias ideais para uma iluminação indireta de fundo. As arandelas de parede têm a vantagem de ocuparem tanto espaço e serem excelentes peças para a decoração da parede.

Luminárias de Teto

sala de mansão luxuosa com porcelanato no chão e lustres grandes dourados

As luminárias de teto também tem estilos variados. Os lustres, por exemplo, são imponentes e luxuosos. Fonte: Pinterest

São aquelas que formam o ponto focal de cada quarto e garantem uma luz que ilumina o cômodo uniformemente.

Pendentes

móveis planejados para cozinha, banquetas para cozinha americana em decoração natural, com luminárias pendentes

Outro tipo de luminária de teto são os pendentes. Eles são mais moderninhos e descolados. Fonte: Unsplash

Os pendentes devem sempre ser usados em combinação com outros tipos de luminárias e lâmpadas, pois apesar de projetarem uma luz uniforme, também criam sombras. Estas lâmpadas são especialmente recomendadas para a iluminação de mesas de jantar.

Veja como criar uma luminária pendente de vidro DIY:

Luminárias de Mesa

quarto feminino na cor azul, mesa de cabeceira redonda, abajur

O abajur é a luminária de mesa mais tradicional.

As luminárias de mesa, embora muito utilizadas, funcionam mais como acessórios, já que devido ao seu tamanho mais compacto e possibilidades de adaptação, se tornaram verdadeiros elementos decorativos.

Faça sua própria luminária de mesa rústica:

Luminárias de piso

hall-de-entrada-moderno-com-aparador-preto-espelho-redondo-apoiado-e-luminária-de-piso-ao-lado

Luminárias de piso ocupam espaço, se comparadas aos modelos anteriores, mas são pura sofisticação no lar!

As luminárias de chão são um dos mais importantes tipos de luminárias para garantir uma boa iluminação. Sua luz dá um toque muito agradável e acolhedor para cada ambiente, além de serem verdadeiras declarações de design e estilo na decoração de interiores.

Tipos de Lâmpadas

Hoje, há diferentes tipos de lâmpadas – seja lâmpada de led para quarto ou para outro cômodo – que podem ser utilizadas juntas aos mais variados modelos de luminárias, de forma a criar diferentes graus e intensidades. As lâmpadas incandescentes são as mais utilizadas, provavelmente devido à sua luz amarela quente. Infelizmente, essas lâmpadas clássicas consomem uma grande quantidade de energia, por isso gradualmente estão desaparecendo do mercado e sendo substituídas por lâmpadas mais econômicas.

As lâmpadas halógenos fornecem uma luz clara e brilhante, ideais para iluminar áreas de trabalho, como a cozinha ou escritório. Em razão de serem encontradas em tamanho compactado, são muitas vezes utilizadas em spots, holofotes e refletores. As lâmpadas de baixo consumo estão sendo cada vez mais usadas, visto que elas ajudam a economizar energia, além de serem muito duráveis.

Lampada-de-filamento-de-carbono-825x464-c-a570

Escolher o tipo de lâmpada certo também impacta no planejamento dos cômodos de casa

A desvantagem deste tipo de lâmpada é que elas precisam de um certo tempo para acenderem até projetarem o seu brilho máximo. As lâmpadas de LED causaram uma verdadeira revolução na indústria da iluminação e da decoração, sendo as mais utilizadas e populares atualmente. O LED impressiona com a sua durabilidade, eficiência energética e por emitir pouco calor. 

A principal desvantagem das lâmpadas de LED é que elas projetam uma luz mais fria e seu preço ainda é bastante elevado, especialmente em comparação com o preço de outras lâmpadas.

Como Projetar Iluminação de Ambientes?

A iluminação para casa é importante não só para o ambiente interno de cada cômodo, como também é importante para que possamos desenvolver certas atividades durante as horas mais escuras do dia. 

Existem três tipos de fontes de luz especialmente importantes para uma boa iluminação em casa: iluminação indireta, luminárias de trabalho e iluminação direta focada em determinados pontos de luz. Com a combinação certa desses três pilares da iluminação de interiores, você conseguirá a perfeita simbiose entre luz e espaço, fazendo com que o mesmo esteja preparado para qualquer situação de iluminação.

escritório com diferentes pendentes iluminando móveis

Escolha modelos de luminárias diferentes, que conversem entre si

A chave é a mistura de luzes de baixo contraste com luzes de alto contraste. A iluminação indireta é de baixo contraste e fornece uma luz muito suave e agradável, permitindo com que os olhos possam relaxar. No entanto, este tipo de luz pode se tornar cansativa, por isso, uma luz de alto contraste é necessária para contrabalancear. 

Para se ter uma luz indireta, as lâmpadas de teto e as luzes embutidas – como os spots de luz, por exemplo – são as mais adequadas, uma vez que elas iluminam uniformemente todo o espaço do ambiente. Uma dica extra para conseguir uma iluminação de fundo perfeita, é incluir um dimmer (regulador de intensidade) a fim de ajustar o brilho e a intensidade sempre que for necessário.

iluminação no quarto com abajur

O dimmer pode ser usado em qualquer lâmpada, inclusive no abajur do quarto

Para trabalhar no escritório de casa, o home office, cozinhar, ler ou realizar qualquer outra atividade, precisamos de uma luz bem contrastada que proporcione um foco de iluminação que se concentre inteiramente no trabalho que precisa ser realizado. Para conseguir esse efeito de contraste, spots, holofotes, luminárias de mesa e luminárias de piso proporcionam a luz perfeita. 

luminária de mesa no escritório home office moderno e simples

As luminárias de mesa são parceiras do home office.

A iluminação direta de certos locais é essencial para criar pontos de luz que preenchem qualquer espaço com calor e conforto. Estes leves toques de luz destacam artigos acessórios de decoração ou pequenas peças de móveis.

Especialmente nos meses mais frios e mais escuros do ano, pequenas fontes de luz melhoram o humor e aumentam a nossa sensação de conforto e bem-estar. No entanto, para criar pontos de luz direta, é importante tomar cuidado para que esses não sejam muito fortes, pois isso criaria o efeito oposto ao desejado. 

Sobre lâmpada para luminária, o melhor é encontrar o local ideal, montando um jogo de luz e sombras, criando contrastes com diferentes intensidades de luz para uma iluminação acertada.

Confira mais opções para iluminar a casa:

Iluminação de Ambientes Internos

A iluminação ideal para cada ambiente varia, de acordo com o principal objetivo de cada cômodo do lar. Mas, para a luz geral, aquela responsável por iluminar todo o ambiente, as mais recomendadas são:

  • Quarto: luz quente ou neutra, para você descansar de maneira aconchegante.
  • Sala de estar: luz quente ou neutra, para assistir TV tranquilamente ou ler quando você quiser, sem uma luz muito forte.
  • Sala de jantar: luz neutra. Ela criará um cenário confortável.
  • Cozinha: luz fria, que gera atenção durante o preparo dos alimentos.
  • Banheiro: luz neutra, nem tão forte, nem tão clara.
  • Lavanderia: luz fria. Assim como na cozinha, é importante, porque garante atenção.
  • Home office: luz fria, para te manter concentrado durante o trabalho ou estudos.

Posso Misturar Luz Quente com Luz Fria?

Sim! Você pode criar um projeto incrível misturando diferentes temperaturas de lâmpadas.

Se a função principal do ambiente é a produtividade, aposte numa luz geral fria. Mas, se nesse mesmo cômodo você quiser criar pontos aconchegantes, para relaxar quando necessário, use luminárias variadas em tons quentes.

Iluminação da sala de estar com luminárias pendentes e lustre moderno ao centro

Aqui, as luminárias pendentes no canto da sala criam um clima intimista. Já os plafons iluminam os quadros e portas.

No quarto, por exemplo, a luz principal pode ser neutra. Então, use abajures ou luminárias de mesa em tons amarelados sobre a mesa de cabeceira para criar um clima aconchegante, quando você quiser ler antes de dormir.

moldura de gesso para parede do quarto verde

Você pode decorar as laterais da cama com luminárias iguais ou diferentes, de acordo com o seu estilo.  Fonte: Unsplash

Você também pode apostar em luzes amarelas como as principais do cômodo e usar luminárias com lâmpadas frias, como sob a mesa do escritório.

Em geral, spots, pendentes e abajures são as luminárias mais usadas para criar esse efeito de contraste em ambos os casos.

Iluminação para exteriores

A iluminação é importante não só no interior da casa, mas também nas áreas ao ar livre como jardins, terraços, varanda; a própria fachada da casa ou apartamento, que deve ser igualmente bem iluminada.

Varanda com móveis em fibra sintética e luminárias diferentes

Você pode usar luminárias diferentes para compor um ambiente moderno e sofisticado!

A iluminação para exteriores é ideal para chamar a atenção para peças de decoração de jardim ou iluminar uma bonita mesa que você tenha no terraço ou varanda.

Jardim de inverno com luminária pendente e plantas

Você pode usar pendentes na área externa para dar destaque às plantas. Fonte: Pinterest

Também é muito importante por questões de segurança, permitindo com que você enxergue melhor do lado de fora da casa qualquer movimento estranho, mesmo estando na parte interna da habitação.

Outra vantagem da iluminação externa é que, com a entrada de casa bem iluminada, podemos prevenir tombos, quedas e outros pequenos acidentes domésticos. Arandelas são as mais recomendadas.

Onde Comprar Luminárias?

O que achou do nosso conteúdo sobre iluminação para casa? O Westwing pode ser a sua loja de iluminação! Aqui sempre buscamos oferecer informações relevantes, dicas de como decorar e inspirações para você transformar o seu lar com muita criatividade. Aproveite nossas idéias, em nossas páginas você pode encontrar exatamente aquilo que procura. 

luminarias-de-teto-825x464-c-a570

Além das dicas, o Westwing oferece diariamente produtos especialmente garimpados para levar maior beleza, estilo e sofisticação a cada décor. Com alta qualidade, os itens são encontrados com descontos de até 70% em nossas ações, além da possibilidade de pagamento em até 6x sem juros. 

Cadastre-se no Westwing agora e comece já a desfrutar de todas as vantagens oferecidas aos sócios da maior loja de decoração online do Brasil!

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: