Ambientes Integrados: Aprenda Como Criar o Seu

Os ambientes integrados são uma das grandes tendências decorativas no mundo da arquitetura. Você já deve ter visto por aí, uma cozinha unida à sala de estar, um banheiro aberto no quarto, ou uma sala integrada com varanda pequena.

Ambientes Integrados: Aprenda Como Criar o Seu | westwing.com.br

Não dá para negar: espaços integrados são o sonho de consumo de todo mundo, em casas e apartamentos, pequenos ou grandes. Eles facilitam a circulação e aproximam ainda mais os próprios moradores e convidados especiais. Confira os principais benefícios da tendência, como decorar e combinar, e ter uma decoração arrasadora no seu lar integrado!

Compre agora com até 70% off:

Ambientes Integrados: Aumente a Sua Casa!

Os ambientes integrados são sinônimo de funcionalidade, praticidade e união em casa. Foi-se o tempo em que cada morador e seus convidados ficavam isolados em cômodos distintos. Enquanto alguém estava na cozinha preparando as refeições, outro fazia companhia aos amigos, por exemplo.

 sala de estar integrada à cozinha com decoração escandinava

Use banquetas para reunir todos os convidados e familiares no ambiente integrado | Fonte: Pinterest

Hoje isso não acontece mais, já que todos os cômodos se “tornaram um só”. Com os espaços juntos e sem paredes para interferir na comunicação, não há necessidade de se deslocar de um espaço para o outro para interromper ou continuar a conversar.

 ambientes integrados com armário espelhado e luz natural

Nos ambientes integrados, é comum que a cozinha fique junto a outros cômodos, como a sala de jantar | Fonte: Pinterest

Em contrapartida, uma das desvantagens é a falta de privacidade, dependendo dos cômodos integrados.

Mas, apesar disso, são só benefícios! Esse tipo de projeto melhora a entrada de luz na casa, bem como a circulação de ar. Em consequência, o lar fica arejado e mais confortável. Além disso, a área de passagem fica livre e espaçosa.

 ambientes integrados sala de estar, jantar e cozinha estilo clássico e natural

É importante que ambientes integrados tenham uma boa entrada de luz | Fonte: Pinterest

Os ambientes integrados aproveitam melhor cada cantinho do lar, já que não há paredes interrompendo o fluxo ou ocupando espaço.

Planejamento do Ambiente Integrado

Quem quer investir em um bom projeto de ambiente integrado, deve fazer um planejamento prévio, que inclua o orçamento disponível e a rotina de moradores da casa. Ao listar o dia a dia de cada um, fica mais fácil decidir se a proposta vale a pena de fato.

 ambientes integrados sala de estar, jantar e cozinha amplos estilo moderno

Áreas integradas grandes são ótimas para quem tem família grande | Fonte: Pinterest

Então, verifique os tipos de paredes do cômodos a serem integrados. Se aquela que atrapalha a circulação e abertura do espaço é estrutural, o melhor é escolher outra, para evitar danos no imóvel. Conte com o auxílio de profissionais para fazer uma avaliação antes de qualquer mudança.

Não se esqueça de:

  • Escolher um estilo decorativo. Por mais tentador que seja decorar cada cômodo de uma maneira, siga um estilo principal, como minimalista, provençal, escandinavo… Assim, você garante harmonia entre os espaços.
  • Escolher uma cor para todo o projeto. Isso ajuda a deixar tudo mais harmônico e coeso visualmente. Esta técnica é elegante, sobretudo quando combinada com cores claras, como cinza ou branco. Se preferir, use papéis de parede para distinguir cada ambiente. Use modelos com o tom principal da casa.
  • Padronizar o lar. Use elementos em comuns, sejam vasos grandes ou quadros, por exemplo. Isso ajuda a reforçar a integração entre cômodos.
 ambientes integrados com cama sofá e cozinha

Padronize cores, pisos e revestimentos nos ambientes integrados para aumentar a amplitude do espaço | Fonte: Pinterest

Sala Integrada com Varanda Pequena

A sala integrada com varanda pequena é um dos tipos de integração mais sofisticados. Para quê dividir os dois ambientes se eles têm a mesma finalidade: descansar e receber amigos?

sala integrada com varanda pequena dividida com portas de vidro

Para a sala integrada com varanda pequena, você pode usar portas de vidro, de modo a unificar e dividir os espaços ao mesmo tempo!

Essa aposta é sofisticação pura, ideal para quem adora receber convidados. Ao unir a sala à varanda, você terá mais espaço para acomodar todo mundo. Você pode criar uma área gourmet, para ter boas refeições entre amigos e familiares.

Para esse novo ambiente, aposte em tapetes, uma mesa, poltronas, cadeiras e um belo lustre.

Confira o que mais não pode faltar para a varanda ficar confortável:

Ambientes Integrados: Sala de Estar, Jantar e Cozinha

Integrar a cozinha à sala de estar e de jantar é uma ótima opção para cozinhar e manter o papo atualizado com os familiares e convidados. Ao finalizar a preparação, basta dar alguns passos até a mesa de jantar. Prático, certo?

ambientes integrados sala de estar com sala de jantar e cozinha divididas com mesa

No caso de ambientes integrados pequenos, o próprio balcão da cozinha funciona como mesa de jantar | Fonte: Pinterest

Esses ambientes integrados são muito comuns em apartamentos pequenos, studios e lofts, onde não há paredes ou divisórias. Mas, é claro que se você não está habituado à integração, móveis vazados, como estantes e portas de vidro são boas opções para desmembrar cada cômodo, sem afetar a entrada de luz ou circulação do ar.

Então, você tem duas opções: combinar revestimentos e pisos, para gerar a sensação de amplitude e uniformidade em casa; ou escolher modelos diferentes para cada ambiente – mais uma forma de delimitar espaços.

ambientes integrados sala de estar, jantar e cozinha modernos

Nesse caso, os ambientes integrados foram delimitados com tapetes | Fonte: Pinterest

Como Combinar Lustres em Ambientes Integrados?

Uma dúvida muito comum é como combinar diferentes acessórios em ambientes abertos. Nesse caso, prefira poucos objetos à mostra, para não sobrecarregar a decoração. Seja rigoroso na escolha e, quando quiser, basta mudar de lugar cada item, ou trocá-lo por outros.

Assim como os acessórios decorativos, os lustres devem seguir o mesmo estilo do décor, ou ter a mesma cor. Nos ambientes integrados há três tipos de iluminação:

  • Geral: a luz principal de todo o espaço.
  • Destaque: como o nome sugere, para destacar determinados acessórios ou móveis.
  • Complementares: auxiliam a luz geral e também dão destaque ao que você quiser.

Na sala de estar integrada à sala de jantar, por exemplo, você pode apostar em uma luz mais simples, como um plafon, para área de estar e destacar a mesa de jantar ao lado com um belo pendente.

 ambientes integrados com cama e sofá modernos

Posicione um pendente que combine com o décor sobre a mesa de jantar para destacá-la | Fonte: Pinterest

Assista ao vídeo do Westwing e aprenda como fazer sua própria luminária pendente DIY:

Como Combinar Tapetes em Ambientes Integrados?

Se você quer combinar tapetes diferentes nos ambientes integrados, você pode criar as mais variadas combinações. Use um círculo cromático para identificar quais tons combinam entre si. 

 ambientes integrados em studio com cama de casal em frente a cozinha

Você não precisa usar tapetes para cada área integrada. Seja pontual nas escolhas e arrase na decoração! | Fonte: Pinterest

Aposte em uma das nossas sugestões:

  • Um tapete liso e outro estampado, com as mesmas cores
  • Dois tapetes com a mesma padronagem, mas com cores diferentes
  • Um tapete com estampa grande e outro com estampa pequena, com as mesmas cores
  • Um tapete listrado na vertical e outro na horizontal, com cores iguais ou diferentes
  • Um tapete grande retangular e um tapete redondo pequeno, com cores iguais ou diferentes

Aproveite e veja como fazer um tapete de corda DIY:

Como Dividir Ambientes Integrados

Se você gostou das vantagens dos ambientes integrados, mas ainda tem receio sobre a falta de privacidade entre os moradores de casa, há algumas formas de dividir esses ambientes.

Portas de correr, portas de vidro, móveis vazados, biombos e até mesmo os pisos são alguns dos aliados para a divisão dos cômodos.

 ambientes integrados divididos com porta de vidro

Em ambientes integrados, as portas de vidro são modernas e não barram a entrada de luz | Fonte: Pinterest

Na verdade, os próprios móveis de cada ambiente podem ajudar a delimitar cada espaço, sabia? Na sala, por exemplo, o sofá e as poltronas indicam o início e o fim da área de estar.

O balcão da cozinha também demarca o espaço da cozinha, enquanto um aparador ou buffet ajudam a dividir outros cômodos da sala de jantar. Dessa forma, as áreas ficam bem divididas, sem atrapalhar a circulação do ar e de pessoas pela casa.

Gostou das dicas? Aposte na tendência dos ambientes integrados para renovar o seu lar! Confira Dicas de Feng Shui para Decorar com Equilíbrio.

Decoração e lifestyle é com o Westwing!