Cozinha Americana: O que é? Como Decorar?

A cozinha americana é, comumente, um ambiente integrado com sala de estar e ou jantar. O balcão geralmente é o móvel utilizado para delimitar os espaços e um grande protagonista desse estilo. Confortáveis e práticas, as cozinhas americanas estão cada vez mais se apropriando da arquitetura brasileira.

Cozinha Americana: O que é? Como Decorar? | westwing.com.br

A ilha de cozinha é a peça-chave para decorar uma cozinha americana, ela pode ser utilizada para servir e preparar refeições. Móveis multifuncionais, praticidade e conforto são os elementos cruciais para decorar a cozinha americana. E também o design da cozinha americana é perfeito para quem adora cozinhar e precisa otimizar os cômodos. Se você ama a sensação de proximidade, esse tipo de design é ideal para você! Planejadas, pequenas, simples, luxuosas, sem dúvidas, existe um modelo adequado para você.  Pensando nisso, o Westwing montou um guia com Ideias de Decoração de Cozinha Americana. Confira!

Compre agora com até 70% off:

Cozinha Americana Planejada: Por Onde Começar?

cozinha americana planejada com balcão de madeira no centro, armários brancos, plantas ornamentais e flores

A cozinha americana planejada é um show de conforto para os moradores da casa. Fonte: Linving4Media

Apostar em uma cozinha americana planejada é uma alternativa perfeita para quem deseja montar o cômodo perfeito. Isso porque você pode adaptar móveis para encaixar perfeitamente nos espaços disponíveis. Ou seja, uma cozinha em que tudo tem seu lugar, com móveis planejados maravilhosos.

cozinhas americanas planejadas com bancada de mármore e banquetas tolix

As cozinhas americanas planejadas são ótimas para quem deseja ter controle sobre o décor e deixar tudo perfeito.

Obviamente o resultado é uma cozinha confortável, com espaço suficiente para se movimentar, espalhar os móveis e passar um tempo prazeroso com a família.

Então, as dicas para começar o planos da sua cozinha americana planejada são:

  • Entender o espaço disponível.
  • Escolher um estilo de decoração.
  • Apostar em materiais resistentes e duráveis.
  • Apostar em móveis multifuncionais, ou seja, que decoram o cômodo e acrescentam funcionalidade ao ambiente.
  • Escolher bons profissionais da área.

Apesar de a autonomia do morador ser essencial para decoração da casa, nada mais importante do que contar um bom profissional da área, não é?

Cozinhas Americanas Pequenas

cozinha americana pequena com banquetas de encosto na cor preta

A cozinha americana com bancada é fácil de decorar e organizar. Fonte: Unsplash

A cozinha americana é a alternativa ideal para apartamentos pequenos. Elas possibilitam a integração dos ambientes da casa de forma natural, Detalhe que é perfeito para o décor, principalmente para quem não tem muito espaço para planejar a cozinha e sala de jantar de forma separada.

cozinha americana pequena com sala de estar integrada, bancada de madeira, banquetas, sofá de dois lugares

A cozinha americana pequena é muita adequada para compor apartamentos compactos e que necessitam de cômodos integrados. Fonte: Pexels

Na dúvida de como organizar uma cozinha pequena americana? Primeiro, entenda a disponibilidade de espaço. Depois, selecione bons móveis. E por fim, aposte em acessórios decorativos para trazer mais da sua personalidade ao cômodo.

Comumente as cozinhas americanas pequenas contam com bancadas menores e banquetas para realizar as refeições. Neste caso, o formato de cozinha em L é muito recomendado também. Dependendo do espaço disponível, é possível planejar uma cozinha em formato de U.

Cozinha Americana Simples: Decorar Gastando Pouco

cozinha americana simples com bancada de mdf branca e banquetas estofadas

A cozinha americana simples é uma alternativa para quem gosta de decorar com poucos elementos. Fonte: Pexels

Quando a cozinha americana planejada não é uma opção, a cozinha americana simples faz um ótimo papel! Não se preocupe, mesmo os modelos mais simples acrescentam funcionalidade e elegância à decoração.

cozinha americana simples de apartamento com cores cinzas

Cozinha americana simples, além de ser uma opção para quem quer gastar pouco, também é ótima para apartamentos.

Neste caso, a recomendação é optar por móveis em mdf ou mdp, uma vez que eles são mais baratos quando comparados a outros materiais.

Em cozinhas americanas simples você vai precisar de:

E na cozinha americana simples com sala de jantar ou estar, basta fazer uso de tapete e móveis para delimitar os espaços.

Cozinha Americana com Sala

cozinha americana com sala de jantar e estar, bancada de madeira, sofá amarelo mostrada

Em alguns casos, é possível que as cozinhas americanas com salas unam o ambiente de estar, jantar e cozinha. Fonte: Pinterest

A cozinha americana com sala é uma organização de cômodo muito presente em casas e apartamentos, principalmente em locais pequenos. 

cozinha americana com sala de jantar e estar integradas na tonalidade azul

Cozinha americana com sala é ideal para elaboração de ambientes integrados harmônicos.

No caso das salas de estar, as bancadas e os sofás ficam com a responsabilidade de determinar quando um cômodo começa e o outro termina. Já a união da cozinha à sala de jantar acaba sendo mais sutil, uma vez que, em muitos casos, o balcão substitui a mesa de jantar.

cozinha americana com sala de jantar integrada, bancada de mármore e mesa de jantar

Cozinha americana com sala de jantar integrada é também uma opção para quem deseja ter um ambiente para refeições rápidas, sem perder a possibilidade de realizar um jantar mais formal.

Mas também é comum que algumas pessoas prefiram adicionar uma mesa de jantar pequena na cozinha americana simples com sala jantar. 

Então, se está pensando em unir a sala e cozinha americana saiba que esta é uma ótima ideia de decoração.

Balcão de Cozinha Americana

balcão de cozinha americana branco de madeira com banquetas de acrílico

Balcão de cozinha de madeira é muito comum, porque são muito versáteis e combinam com tudo. Fonte: Pinterest

O balcão de cozinha americana é a alma desse tipo de design, muitas vezes representa o papel da tão famosa ilha de cozinha! Nesse sentido, esses móveis podem ter os mais variados tamanhos, estilos e modelos.

E existe a liberdade de você comprar um balcão de cozinha planejado, assim como você pode também escolher entre os modelos de bancada disponíveis no mercado.

balcão de cozinha americana branco de madeira com banquetas de madeira

O balcão de cozinha americana grande protagoniza o cômodo. Fonte: Unsplash

Ele pode ser posicionado no centro do cômodo, como uma ilha. Mas também pode ser utilizado para dividir a cozinha e a sala de jantar, por exemplo. O local que ele vai ocupar no ambiente depende de quanto espaço há disponível no cômodo.

Outro ponto importante a se considerar é o revestimento. O tampo de mármore é o mais recomendado para quem deseja transmitir elegância. Já a madeira se encaixa perfeitamente em um décor de cozinha natural.

E se você está na dúvida em como decorar bancadas de cozinhas americanas, você pode utilizar os mais variados têxteis de mesa, como toalhas e caminhos de mesa. As fruteiras e aramados também são ótimas opções para decorar.

Cadeiras e Banquetas para cozinha americana

 banquetas para cozinha americana em decoração natural, com luminárias pendentes

Banquetas para cozinha americana com encosto são as opções mais confortáveis. Fonte: Unsplash

Para escolher as melhores cadeiras e bancadas para cozinha americana é importante buscar por um móvel que una beleza à conforto. Afinal, as pessoas irão se sentar para comer, conversar e dividir um tempo com a família, e se sentir bem nessas ocasiões é essencial!

As banquetas precisam harmonizar com o balcão da cozinha. Elas podem ser feitas de madeira, ferro e até mesmo de plástico. Os modelos com encosto são os mais recomendados para realizar refeições. Mas, talvez, a solução para ambientes menores seja o uso de banquetas sem encosto.

No caso de mesas de jantar, as cadeiras são as mais recomendadas – mas os bancos casam muito bem também! Assim como as banquetas, é essencial que esses móveis sejam confortáveis e visualmente agradáveis.