Como Plantar

Como Plantar

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Plantar

Imagine acordar cedinho para colher hortaliças fresquinhas no quintal de casa? Ou melhor, ter na sala do seu apartamento um jardim vertical impressionante! Mas para isso, saber como plantar é fundamental. Você pode até garantir tudo isso pronto, mas a manutenção, rega e poda são tarefas do dia a dia que ficam muito mais fáceis se você pesquisar e aprender antes. Você vai ver como plantar traz benefícios que vão além da decoração da casa.

Se você está em busca de informações sobre como plantar está no lugar certo. O Westwing reuniu uma série de dicas interessantes para que você possa cultivar dentro de casa plantas medicinais e ornamentais, deixando o seu lar perfeito. Confira nossas coleções especiais com artigos de jardinagem e decoração, tudo selecionado por uma curadoria altamente refinada e com descontos especiais de até 70%. Aproveite e traga os benefícios da natureza para decorar a casa!

Tipos de Plantas

São diversos os tipos de plantas que você pode ter na sua casa: flores, plantas e temperos trazem beleza e ainda benefícios para a saúde – principalmente as plantas medicinais. Já as plantas ornamentais oferecem suas cores, formatos e beleza para deixar cada cantinho da casa ainda mais bonitos e com vida. Para aprender como plantar é importante saber identificar os tipos de plantas que existem, principalmente os que melhor se adaptam nos ambientes internos. Assim sua experiência de como plantar será mais prazerosa.

  • Cactos e suculentas: uma das plantas mais fáceis de cuidar e muito simples de adotar na decoração. São plantas que precisam de pouca água para viver e como plantar o cacto e a suculenta é simples você não terá dificuldade de transferi-las dos vasinhos para outros recipientes, como xícaras, lâmpadas ou cachepôs. Elas não precisam de poda e devem ser regadas apenas uma vez por semana.
  • Palmeiras: é o grande trunfo de quem deseja saber como plantar e decorar a casa com plantas ornamentais. Perfeita para áreas internas e externas, as palmeiras precisam de vasos maiores, mas em compensação possuem uma manutenção simples.
  • Samambaia: quer resgatar aquela atmosfera da casa da vovó? Aprenda como plantar uma samambaia. A plantinha nostálgica pode ser pendurada nas salas e varandas e devem ser deixadas longe do sol.
  • Flores: nada melhor do que aprender como plantar flores e criar um ambiente alegre e romântico. As flores se adequam a qualquer estilo de decoração e ainda deixam um perfume muito gostoso pela casa.  No entanto, é importante seguir as especificações de como plantar de cada espécie para que elas sobrevivam por mais tempo.

Como Plantar em Vasos

Cada tipo de planta possui suas necessidades e recomendações de como plantar. No entanto, algumas dicas de como plantar se encaixam para a maioria dos casos. A escolha do vaso é o primeiro passo para saber como plantar corretamente. As raízes precisam de espaço para poderem crescer e viver, por isso, consulte o tamanho da sua planta antes de comprar.

Outra recomendação é evitar a mistura de espécies no mesmo vaso. Como o espaço é limitado, você evita que elas “briguem” entre si. Para que a água não escorra, mantenha os pratos com um pouco de areia, que seguram a umidade.

Plante uma Pequena Horta

Além das tradicionais plantas, você também pode usar a sua área externa para plantar uma pequena horta repleta de ingredientes frescos para a o preparo dos seus pratos. Para quem tem muito espaço livre, pode-se investir na plantação de árvores frutíferas e em hortaliças como abobrinha, berinjela, brócolis e pimenta, por exemplo. Terraços, varandas e sacadas são alguns dos espaços que podem abrigar uma pequena horta no lar.

Como Plantar na Horta?

Ao investir na plantação, o mais aconselhável é apostar nas mudas, pois elas crescem mais rápido em comparação as sementes. É o mais indicado no caso da alface. Além disso, de maneira geral, as mudas podem ser plantadas em qualquer período do ano. No caso das sementes, a época ideal varia de acordo com a espécie. Quer uma lista de alguns temperos comuns para plantação na pequena horta? Confira a seguir:

  • Alecrim: pode ser plantado em um vaso redondo e fundo, com profundidade de 30 a 40 centímetros. Precisa de ambientes ensolarados para se desenvolver.
  • Manjericão: esse ingrediente não pode ser plantado em vaso pequeno, pois chega a 60 centímetros quando cresce. Necessita de hidratação e ficar em local que pega sol.
  • Tomilho: perfeito para uso em peixes e carnes, o ingrediente pode ser plantado em vaso pequeno e precisa de bastante sol para se desenvolver.
  • Tomate: saber como plantar tomate é uma forma de sempre ter em casa o ingrediente que torna saladas, molhos e demais receitas mais saborosos. Um vaso grande é recomendado para isso, a opção de plástico com furos e prato no fundo é mais aconselhável ainda para a plantação.

Como Plantar Bambu

Como Plantar Bambu em Vaso

Pensar em bambu para decorar a casa não significa apenas dispor de espécies com hastes altas e estrutura ampla. Para áreas internas, o bambu da sorte, entouceirado e os chamados bambus anões são as espécies mais indicadas. Mas, você sabe como plantar bambu em um vaso?

Para este tipo de cultivo, o mais importante é dispor de um recipiente espaçoso e com boa drenagem, pois quando o bambu é plantado diretamente na terra suas raízes não podem ficar encharcadas. Também é possível plantar bambu em vasos transparentes com água, pedrinhas e seixos como apoio para a planta crescer; nessa forma de como plantar bambu, a água deve ser filtrada e trocada uma vez por semana.

Os cuidados com a planta bambu estão entre umas das principais dicas de como plantar bambu envasado. O primeiro passo é realizar nebulizações diárias na espécie durante as estações do ano mais secas para que ela possa manter-se úmida. A insolação para este tipo de plantação também é importante, mas deve ocorrer parcialmente e de forma indireta.

Como Plantar Bambu no Jardim

Entender como plantar bambu no jardim ou qualquer área externa da casa inclui verificar se o espaço recebe, pelo menos, oito horas de sol por dia, já que as espécies de bambu para ambientes do lado de fora necessitam de muita luz. Também é preciso avaliar o tipo de bambu antes de plantá-lo, sempre de acordo com as dimensões que ele atingirá e com a propagação de seus rizomas, ou seja, o alcance de seus ramos subterrâneos.

Em jardins externos, o bambuzeiro é excelente para o paisagismo, criando efeitos estéticos primorosos. A espécie mais utilizada para esse caso é o bambuzinho de jardim ou bambu gracilis; se adapta a quase todos os climas e sua umidade deve ser abundante, com regas regulares, sendo o fim do inverno o melhor período para o plantio.

A manutenção do bambu para jardim abrange a limpeza dos ramos que nascem rente aos caules, o corte dos rizomas que crescem além da conta e a fertilização do solo com húmus. Outra forma de aprender como plantar bambu é protegendo a planta de ventos fortes, seja com barreiras manuais ou plantando-a atrás de paredes e muros.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas