Murano

O vidro de murano é produzido há mais de 800 anos. A história começa no arquipélago italiano de mesmo nome. A região é mundialmente famosa por causa dos seus objetos de vidro originários de uma técnica artesanal detalhada e artística, que confere beleza, exclusividade, criatividade e leveza às peças produzidas.

Murano | westwing.com.br

Artigos feitos a partir desse material possuem detalhes surpreendentes que trazem muito requinte para o seu décor. De luminárias a vasos de murano, estes produtos suntuosos são fundamentais para quem não dispensa sofisticação na decoração de casa.  O Westwing te convida a viajar para as ilhas de Murano e conhecer as belas peças que o vidro pode produzir.

Compre agora com até 70% off:

O que é murano?

O murano é um tipo sofisticado de vidro, resultado de uma técnica artesanal italiana. Mais luxuoso e raro do que cristais comuns, ele é feito por artesãos especializados, a partir de movimentos manuais e de sopro.

A diferença entre murano, vidro e cristal é que o primeiro é mais pesado. Além disso, peças derivadas dessa composição possuem mais brilho do que acessórios feitos em materiais triviais, por isso elas merecem local de destaque na decoração de casa. 

Os vasos de murano, por exemplo, são singulares e possuem características únicas e requintadas. Este método único exige precisão, de modo a garantir a perfeição final de cada artigo.

Vasos de murano em cores e formatos diferentes. Vasos coloridos transparentes, beges e pretos | Westwing.com.br

História do murano

Em 1291, os artesãos que fabricavam murano foram confinados nas ilhas homônimas para guardar o segredo da confecção das peças. Na época, esses objetos eram fundamentais para a economia do país e, por isso, sua fabricação era secreta. Na região, os vidros são produzidos com areia do Mar Adriático, próximo a Veneza.

Os cristais de murano são tratados em vidro de sílica. Primeiro, as matérias-primas sólidas são colocadas em um forno aquecido, formando uma massa incandescente. Dependendo da complexidade, o processo de fundição até a finalização leva de três dias até um ano, numa temperatura em torno de 1250ºC.

O resultado são os Murrines, hastes finas de vidro colorido. Eles se fundem e transformam-se em estampas florais e formas geométricas, que os italianos chamam de mil flores.

Aqui no Brasil, o material é fabricado desde 1958 por descendentes de italianos.

Vasos de murano

Os vasos são as peças mais tradicionais feitas a partir de murano. Graciosos e coloridos, para comprar o modelo certo leve em consideração seu estilo pessoal e as cores presentes no cômodo em que será incorporado.

Uma boa ideia é misturar diversas peças, como se fosse uma coleção particular de arte. Os vasos coloridos em vidro de murano são curinga na decoração e conferem um efeito muito bonito em locais com luz natural. 

Também é possível fazer combinações com flores coloridas. Tulipas, rosas, lírios e astromélias são boas opções para criar arranjos românticos e elegantes. Com esta combinação, complete a decoração da sala de estar e até mesmo da mesa na varanda ou no jardim.

Aprenda a fazer arranjos apaixonantes com Joana Cury, do Ateliê d’a Pequena Loja de Flores:

Para os que não querem arriscar em tons ousados, vale apostar em vasos com cores neutras, como branco, preto e cinza. 

Decoração de casa com murano

O vidro de murano é matéria-prima para diversos objetos decorativos, como cinzeiros, centros de mesa e outros. Entre diversas cores e modelos, o material é versátil e pode ser usado para decorar casas de diversos estilos. A escolha da peça e tons pode variar de acordo com o perfil da pessoa e o estilo do lar.

Luminárias com esta matéria prima podem ser incorporadas na decoração da sala de jantar, sobre a mesa central, garantindo ares luxuosos no ambiente – sobretudo quando combinadas com belos quadros e espelhos.

Na decoração da cozinha, bowls derivados deste vidro merecem destaque sobre o balcão ou mesa. Na verdade, estes artigos caem bem até mesmo na sala de estar, sobre o aparador ou mesa de centro. Um produto tão delicado e rico em detalhes merece destaque com uma iluminação adequada. 

Decoração de mesa com vasos de murano. Na imagem, vaso verde de vidro de murano com orquídea rosa no lado esquerdo. Ao centro, três vasos, dois transparentes e um marrom sobre apoio de madeira | Westwing.com.br

Por que o murano é caro?

Os artigos em vidro de murano têm a sua fabricação parecida há muitos anos, sem passar por grandes intervenções tecnológicas. Como a técnica utilizada para a confecção é totalmente artesanal, artigos desse tipo costumam ser caros.

Nela, os profissionais esculpem as peças com uma habilidade artística delicada. São produzidos acessórios como pingentes, brincos, anéis e até mesmo artigos para casa como bowls ou vasos de murano deslumbrantes.

Mas, são nas peças maiores, geralmente decorativas, que os detalhes do vidro se destacam.

Onde comprar acessórios de murano?

Leve um pouco de história e sofisticação para a sua casa! No Westwing você encontra vasos de murano e outras peças luxuosas com até 70% de desconto.

Para não perder nenhuma novidade, acesse o maior clube de compras gratuito e cadastre-se gratuitamente.

Encontre mais inspirações: