Como Limpar Carpete

Como Limpar Carpete

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Limpar Carpete

Você sabe como limpar carpete de maneira adequada? Optar por um carpete para revestir o chão do cômodo é um investimento em mais beleza e conforto. Os carpetes estão entre os revestimentos mais populares do mercado. O seu uso agrega valor estético e funcional aos imóveis. Quando bem mantidos, os carpetes retêm a sua textura e beleza por anos a fio. No entanto, a manutenção e limpeza dos carpetes requer alguns cuidados. Você sabe quais são eles?

Apesar das vantagens do material enquanto opção de revestimento, as dúvidas sobre como limpar carpete ainda são muito comuns. Pensando em te ajudar a manter o seu acessório, o Westwing preparou um guia sobre como limpar carpetes. Confira nossas dicas sobre como limpar carpete de maneira prática e sem esforço. Saiba como limpar carpete a seco e veja dicas de como limpar carpete de modo a remover manchas superficiais e mais resistentes.

Uma das principais dúvidas relacionadas à escolha de carpetes como método de revestimento é a preocupação com a limpeza. Os carpetes tornam o ambiente mais confortáveis e favorecem maior isolamento térmico e acústico para os cômodos. No entanto, muitas pessoas deixam de optar por esse tipo de revestimento por não saberem como limpar carpete. Afinal, como limpar carpete manchado? Qual frequência ideal de limpeza? Como limpar carpete muito sujo ou danificado por manchas resistentes? Essas são algumas das perguntas mais comuns quando o assunto é como limpar carpete corretamente.

Como Limpar Carpete: Frequência de Limpeza

Devido à estrutura das fibras, carpetes tendem a acumular sujeira e resíduos na sua superfície. Assim como com qualquer outra opção de revestimento para chão, é preciso submeter os carpetes a limpeza regular para conservar sua boa aparência. A frequência de limpeza indicada depende das características do cômodo onde ele é utilizado, da cor e do estilo do produto.

Os carpetes mais claros transmitem a sensação de amplitude, mas tendem a mostrar mais marcas de sujeira. Por isso são muito utilizados no quarto de dormir ou espaços de circulação de pessoas baixa ou moderada. Já os mais escuros são boas alternativas para ambientes dinâmicos. Em todos os casos, a rotina de limpeza pode ser feita a cada semana com a ajuda de aspirador de pó. Uma limpeza profunda semestral ou anual para remoção de manchas e resíduos pesados ajudará a manter a aparência do produto por mais tempo.

Como Limpar Carpete: Manutenção de Rotina

Ao fazer a limpeza em casa é importante utilizar acessórios adequados. O aspirador torna a manutenção dos carpetes mais prática, já que remove de maneira rápida e efetiva mesmo resíduos de sujeira que não estão visíveis.

A aspiração de rotina pode ser feita semanalmente ou de acordo com as necessidades do ambiente. Que tal tornar sua rotina mais prática aprendendo a limpar carpetes a seco? Basta polvilhar amido de milho sobre a superfície 30 minutos antes da aspiração para uma limpeza mais efetiva. Atente para a regulagem adequada do seu aspirador para evitar que as fibras do piso sejam prejudicadas por uma sucção muito intensa. Siga as instruções do fabricante em relação à potência de sucção adequada para o seu revestimento.

Como Limpar Carpete: Métodos para Limpeza Profunda

Tanto a limpeza profunda como a lavagem dos carpetes podem ser feitas em casa com a ajuda de acessórios. A lavadora de carpetes de uso residencial funciona de maneira similar a um aspirador de pó. Ela é abastecida com água e detergente e fornece uma espuma limpadora capaz de remover resíduos difíceis, higienizando a superfície por completo. Outra opção é contratar uma empresa especializada ou alugar a lavadora.

Como Limpar Carpete com Vingare: Remoção de Manchas

Remova manchas mais superficiais com a ajuda de uma mistura de 2 colheres de sopa de sal dissolvido em 1/2 xícara de vinagre branco. Deixe a solução secar e aspire. Para manchas mais resistentes, adicione duas colheres de sopa de bórax à mistura e utilize da mesma maneira.

Antes de aplicar qualquer método de remoção é fundamental atentar para as especificações do fabricante em relação a uso de produtos de limpeza. O recomendável é testar a solução em uma área pequena do carpete.

Gostou das nossas dicas para tornar a limpeza mais prática? Navegue pelo Westwing e descubra muito mais conteúdo sobre casa e decoração para transformar o seu dia a dia!

 

Próximas campanhas