Colher de Sopa

A maior de todas as colheres de mesa e item indispensável na cozinha, a colher de sopa é a irmã mais velha entre as colheres de chá e café. Com um volume de 15 ml, a colher de sopa corresponde a três colheres de chá e é muito utilizada como medida para receitas. Inspiradas nas conchas de moluscos, as colheres foram o segundo talher a ser inventado, depois da faca e antes do garfo.

Colher de Sopa | westwing.com.br

A colher de sopa costuma ser usada para alimentos servidos em uma tigela ou cumbuca em alguns países como os Estados Unidos, o Canadá e também o Brasil. Mas já em lugares como a Europa e Oceania, esse tipo de colher geralmente é usado apenas para servir. Confira no Westwing os jeitos e utilidades da colher de sopa e sobre os cinco tipo de colheres que existem e para que cada uma serve.

Compre agora com até 70% off:

 Colher de Sopa de Metal dentro de um bowl com sopa

Foto de Ponyo Sakana no Pexels

Tipos de colheres de sopa

Existem surpreendentes cinco tipos de colheres para sopa, cada uma para ser acompanhada por um tipo de sopa diferente. A colher de sopa oval, em formato de côncavo ovalado, é usada para sopas mais liquidas, tendo 14,8 ml e sendo considerável a mais versátil por poder ser usada como colher de sobremesa também.

 Colher de Sopa e Talheres de Metal

Foto de Eva Elijas no Pexels

A colher de sopa cremosa, é como o nome já entrega, para sopas cremosas e tem uma capacidade de 5 ml, o equivalente a uma colher de chá. A colher de sopa do tipo Callaloo é especialmente feita para comer o prato chamado Callaloo, sopa originária da região do Caribe que é feita com quiabo e carangueijo.

A colher de sopa fasolada é originária da Grécia e serve para comer a fasolada, sopa grega feita com feijão. A última é a chinesa que costuma ser feita de porcelana ou cerâmica e possui a pega mais espessa com côncavo de fundo achatado.

Colher de Sopa de Metal Simples

Foto de Erik Mclean no Pexels

Disposição da colher de sopa na mesa

Seguindo as regras de etiqueta, na hora de arrumar a sua mesa duas coisas devem ser levadas em consideração. A primeira é colocar os utensílios como copos e talheres de forma geometricamente bem espaçada criando uma harmonia e um ar de organização.

A segunda dica é dispor os talheres seguindo de fora para dentro, esse método seguirá a ordem de pratos que serão servidos. A colher de sopa deve ser colocada ao lado esquerdo da faca e também do lado esquerdo em relação ao prato.

As demais colheres que podem ou não serem colocadas na mesa, como a colher de chá e de sobremesa, geralmente ficam dispostas acima do prato.