Casa organizada, rotina otimizada

Confira as dicas da personal organizer Michele Franca para ter ambientes otimizados, organizados…e lindos, claro!

Não existe sensação mais gostosa do que encontrar a casa linda, bem decorada e com tudo em seu devido lugar – não é mesmo? Porém com a rotina agitada e a maior utilização dos espaços internos dos nossos lares nos últimos tempos, manter em dia a organização dos ambientes pode parecer uma tarefa e tanto. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, o Westwing convidou a arquiteta e personal organizer Michele Franca (Instagram: @michele8franca) para dar dicas preciosas de quem entende – muito – do assunto. Vem ver!

Passo 1: desapego!

Casa organizada, passo 1: na imagem, é possível ver uma mão feminina separando e organizando as roupas

Para aqueles que têm na meta de 2021 manter uma rotina mais organizada, a primeira coisa a ser feita é rever to-dos (sim, todos!) os itens da casa e avaliar se aquela peça ainda faz sentido na sua vida ou não. E isso é em todos os ambientes!

Para começar, Michele indica tirar todos os itens dos armários, estantes, prateleiras e caixas e fazer aquela força tarefa geral. 

“Você tem que estar disposto a separar e entender as coisas que você realmente usa, daquelas que não lhe servem mais. Isso vai te ajudar a moldar o caminho da sua organização. Daí você categoriza os objetos em 3 partes: aquilo que você quer manter, o que é doação e o que é descarte”, explica a expert. 

Passo 2: estudar a rotina da sua casa

Casa organizada passo 2 - imagem com porta temperos e organizadores de acessórios de cozinha: mantenha tudo no lugar e sempre à mão.

Depois da ‘limpeza’, não adianta sair guardando os objetos de um jeito muito complicado: isso irá dificultar o seu acesso à peças fundamentais do dia a dia, o que pode gerar bagunça novamente.

Para organizar tudo de um jeito otimizado, Michele indica fazer uma avaliação da rotina da casa e dos itens mais usados no cotidiano para traçar estratégias inteligentes que vão facilitar o seu dia a dia e te ajudar a manter as coisas no lugar. 

“Cada um tem uma dinâmica e a casa tem que estar de acordo com a sua rotina e com a forma que você costuma usar aquele lugar. Por exemplo, se é uma pessoa que cozinha bastante, então os temperos e utensílios mais usados têm de estar à mão, ou os alimentos bem organizados na geladeira… É com esse raciocínio que vamos traçar as melhores formas de organizar e a manter uma rotina otimizada”, indica Michele. 

Passo 3: Organize-se!

Agora sim chegou a hora de colocar tudo em seu devido lugar! Para a personal, alguns truques são infalíveis para uma organização eficiente e sem grandes complicações. Nessa hora, é claro, com os acessórios organizadores certos, tudo fica mais fácil! 

  • Na Cozinha 
Casa organizada passo 3 - imagem com porta-mantimentos.
banner promocional WestwingPowered by Rock Convert

A cozinha, com certeza, é um dos ambientes com maior volume de itens diferentes para armazenar e organizar. São alimentos, eletroeletrônicos e acessórios mil.

Uma das principais dicas de Michele Franca para esta área é tentar aproveitar o máximo possível dos espaços livres, como as paredes e partes internas das portas dos armários, e também contar com acessórios organizadores para otimizar essas áreas. 

“Hoje em dia quase todos os acessórios de cozinha têm ‘furinhos’ como tábuas, espátulas, peneiras, etc. Aproveite os espaços livres da parede, entre a pia e o armário para colocar ganchos e pendurar esses adereços. Até na parte interna dos armários é possível usar ganchinhos para pendurar e organizar as tampas das panelas, por exemplo. Use também prateleiras organizadoras para ter ali à mão os principais temperos e alimentos para cozinhar. E aqueles organizadores ajustáveis coringas, como os aramados, são ótimos para otimizar os espaços dentro dos armários”, comenta. 

  • No closet 
Casa organizada passo 4 - imagem com cabides pendurados no closet e porta-joias: use e abuse dos cabideiros e gaveteiros do seu armário.

“A organização de closet é a coisa mais simples do planeta”, garante Michele! Para a personal organizer a principal dica é: use e abuse dos cabideiros e gaveteiros do seu armário.

“Para as roupas, sempre indico para as pessoas tentarem ao máximo deixá-las organizadas nos cabides e sempre categorizar as peças por cores e/ou função – assim facilita muito no futuro na hora de achar o que você procura. Outra dica é: dê prioridade aos cabides com gancho giratório – isso facilita muito para manter os cabides na mesma posição e seu armário com o visual bacana”, sugere. 

  • No escritório
Casa organizada passo 5 - imagem com gaveteiros e caixa organizadora: para ajudar na organização da rotina e também manter tudo bem organizado.

Com a ascensão do home office, muitas pessoas viram as suas casas virarem um pequeno escritório particular e o cotidiano teve de ser adequado às necessidades do trabalho. Para ajudar na organização da rotina e também manter tudo bem organizado, Michele indica alguns acessórios que podem facilitar a rotina:

“Para o pessoal que lida com documentações da empresa, sempre indico fazer o uso dos gaveteiros, em que é possível categorizar e separar as pastas com nome e datas. Para aqueles que não têm arquivo, as caixas organizadoras também são ótimas opções e você pode organizá-las em prateleiras ou estantes, e fazer a separação por categorias, por assuntos, ou por ano”, conclui.

E, para finalizar, algumas dicas de ouro da Michele:

Casa organizada passo 6 - imagem com dicas de ouro da Micha: Sapateira no hall de entrada: “Manter uma sapateira no hall de entrada da casa para guardar os sapatos quando voltamos da rua é super válido: além de organizado, é higiênico!”. Adeus umidade! “Para manter as peças lindas e conservadas em locais que são mais úmidos, você pode colocar um giz em um saquinho de pano e guardá-los dentro dos armários e gavetas! Somente o necessário “O ponto chique da organização é ter somente aquilo que você realmente usa! Você vai sentir sua vida muito mais funcional com as peças certas e que fazem sentido na sua rotina”.

 

mil novos produtos todos os dias WestwingPowered by Rock Convert

Giulia Cirilo

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline