Casa inteligente: o desejo do momento

Conheça as facilidades desse sistema que revoluciona o jeito de morar

Já ouviu falar em “casa inteligente”? Não? Então chegou a hora, pois esse é um dos assuntos do momento quando se fala em jeitos – otimizados! – de morar. Na prática, “casa inteligente” é o jeito informal de falar sobre automação residencial, sistema de dispositivos eletrônicos em que os principais comandos eletroeletrônicos são feitos via controle de voz, temporizadores ou smartphone.

Ativados e controlados pela voz ou por meio de um aplicativo próprio, esses dispositivos levam mais conforto e comodidade para os usuários. Afinal, basta dizer algumas palavras ou programar determinada atividade para realizar tarefas em segundos. 

Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), atualmente no Brasil há de 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes – quantidade três vezes maior que em 2015. A principal explicação para isso? A mudança de hábito das pessoas e o período de isolamento social, com todos passando mais tempo em casa. 

Vantagens da casa inteligente 

Vantagens da casa inteligente | Westwing

#1 Economia de energia

Apesar de contar com muitos equipamentos conectados, o sistema integrado pode gerar uma grande economia de energia. Isso porque, com o acesso remoto, é possível ligar e desligar equipamentos sempre que houver necessidade, além de poder ajustar a intensidade, potência e outras funções do produto. 

#2 Controle

Com os softwares é possível controlar a casa inteligente mesmo quando você não está no local. Então, se esquecer de desligar algum eletrodoméstico ou deixar a luz acesa, pode fazer isso de forma 100% remota. Uau!

#3 Segurança

Uma das principais vantagens da casa inteligente é levar mais segurança aos moradores, já que conta com alarmes com sensores de movimento, monitoramento 24h, portas que só abrem com identificação e muitas outras alternativas. Há também sistemas biométricos, comandos de voz e outras facilidades que deixam o morador no controle total da casa, mesmo quando não está presente. 

banner promocional westweek semana de oportunidades do WestwingPowered by Rock Convert

#4 Conveniência

Na casa inteligente, é possível ainda programar um aspirador de pó, por exemplo, para realizar a limpeza antes de você chegar em casa. Há muitas outras tarefas que podem ser programadas e feitas de forma remota, variando de acordo com os dispositivos. 

#5 Conforto

Com a automação residencial é possível controlar o funcionamento dos cômodos com apenas um toque. Isso favorece pessoas com algum tipo de deficiência, havendo a possibilidade de descer prateleiras, dar sinais diferentes ao tocar a campainha, entre muitas outras facilidades.

Como ter uma casa inteligente 

Como ter uma casa inteligente | Westwing

Lâmpadas, câmeras de segurança, plugues de tomada, fechaduras de porta, sensores de movimento e aspiradores de pó estão entre os dispositivos mais utilizados na automatização de casa. Cada modelo possui especificações próprias, mas a grande maioria conta com um aplicativo compatível para auxiliar na configuração e realização da automação. 

A Amazon, por exemplo, possui a Rotina da Alexa, uma assistente virtual que permite configurar diversas ações para serem executadas através do comando de voz ou em um determinado horário.  

Já a Apple possui o aplicativo Casa, que funciona com o “HomeKit”, um pacote de desenvolvimento que controla sistemas automatizados. Dessa forma, é possível configurar todos os aparelhos disponíveis na casa e cadastrar tarefas para serem realizadas da forma que desejar. 

Já no Google Assistente, há as “Rotinas”, que podem ser configuradas pelo aplicativo do Google Home, e permitem o ajuste dos dispositivos conectados a partir de um comando ou ação, ou em horários específicos. 

Existe ainda a possibilidade de se comprar dispositivos separados e controlá-los através de aplicativos próprios. Basta seguir as especificações de cada um para garantir uma casa 100% automatizada. Sim, o futuro chegou!

Gostou da matéria? Leia também: 

mil novos produtos todos os dias WestwingPowered by Rock Convert

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline