Volta ao mundo...sem sair do sofá

Confira uma seleção de aplicativos, livros, filmes e séries para você viajar para bem longe no conforto da sua casa

Por Jéssyca Evangelista

Em tempos de isolamento social, ficar em casa tem sido mais necessário do que nunca. Mas, nem por isso, precisamos deixar de viajar e conhecer novos lugares. Com a ajuda da tecnologia, podemos contar com aplicativos como o Google Earth e o Google Maps e também, é claro, com os bons e velhos livros, filmes e séries. Com eles, podemos nos transportar, na velocidade de um clique – ou de uma página -, para vários lugares do mundo e o melhor: no conforto da nossa casa.

Claro, nada substitui a experiência de estar fisicamente em um lugar que desejamos, experimentando novos sabores e vivenciando a cultura local, mas se deixar embalar pela facilidade tecnológica é uma ótima pedida também para conhecer o destino durante o planejamento da próxima viagem.

Pensando em tudo isso, selecionamos algumas dicas para você viajar sem sair de casa e fazer desse momento de maior reclusão um período de inspiração e organização para viagens futuras e, claro, de entretenimento. Prepare-se e venha viajar com a gente!

Dica #1

Para os amantes da leitura

Ler é viajar sem sair do lugar, já diziam os apaixonados por leitura. Que tal conhecer novos lugares pela visão de escritores que têm muita história para compartilhar? Vem ver os três livros que separamos:

#1

Um Lugar na Janela – Martha Medeiros

 

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

Por meio de crônicas leves, a autora relata sua primeira experiência na Europa, suas reflexões sobre viver em Santiago e as belas paisagens da Grécia. Cada crônica é dedicada a um destino.

#2 Cem dias entre o céu e o mar – Amyr Klink

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

Este livro é uma espécie de diário de viagem do navegador brasileiro Amyr Klink, que percorreu cerca de 6500 km do sul da África à Bahia em um barco minúsculo a remo. Rapidamente você embarca nessa aventura emocionante, no ano de 1984, uma época em que não havia nem internet nem GPS e se emociona com os relatos de Amyr diante da imensidão do Atlântico.

#3

Mas você vai sozinha? – Gaía Passarelli

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

Quantas vezes as mulheres não ouviram a pergunta que intitula o livro da ex-VJ da antiga MTV Brasil Gaía Passarelli? Foi pensando exatamente nisso que a escritora e jornalista musical deu forma às suas experiências de viajante solo pelo mundo, com muito bom humor e também encorajou mulheres a embarcar em uma viagem sozinha.

Dica #2

Para os cinéfilos de plantão

Um bom filme também nos faz viajar e conhecer muitos lugares no conforto do nosso sofá, além de manter acesa a chama das pessoas de espírito livre, os cidadãos do mundo! Separe a pipoca e adicione os títulos na sua lista para assistir. (Bônus: todos os títulos abaixo estão disponíveis na Netflix):

#1

Expedition Happiness

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

Um casal alemão transformou um velho ônibus escolar em uma casa sobre rodas e, na companhia de seu cãozinho, foi do Alasca ao México, passando por incríveis paisagens. O documentário tem 1h36min de duração. Vale a pena!

#2

Street Food – Asia

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

Experimentar pratos de diferentes regiões também é um modo de viajar sem sair de casa! Nesta série documental com episódios com cerca de meia hora de duração, o foco são as comidas de rua asiáticas e a história por trás dos alimentos icônicos de locais como Tailândia, Indonésia, Japão, Índia, Taiwan, Coreia do Sul, Singapura, Filipinas e Vietnã.

#3

Ser Tão Velho Cerrado

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

Os moradores da Chapada dos Veadeiros em Goiás se unem para defender a natureza contra a extinção do cerrado e abrem um diálogo entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente. O grande desafio é conciliar os interesses tão distintos e aparentemente incompatíveis.

Dica #3

Para os amantes de tecnologia

Mesmo estando em casa, a tecnologia já faz parte do nosso dia a dia, seja para conferir a previsão do tempo ou notícias de forma rápida, na palma da mão. Prepare seu celular ou seu tablet e venha conferir os aplicativos que selecionamos e, por que não, começar a pensar no planejamento da próxima viagem?

Volta ao mundo | Sem sair do sofá | westwing.com.br

#1

Google Earth

O já conhecido aplicativo do Google possui recursos de imagens em 3D de diversos lugares ao redor do mundo e é possível a marcação de locais que você conseguiu identificar para visitar posteriormente. Uma ótima pedida para iniciar um roteiro de viagem ou apenas uma “wishlist”, quem sabe?!

#2

World Cams

No site worldcams.tv é possível assistir às imagens captadas por câmeras espalhadas pelo mundo, em países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, entre outros. Nas opções dos Estados Unidos, por exemplo, há câmeras disponíveis em locais como: Times Square e Brooklyn Bridge, em Nova York; no Reino Unido, podemos visitar a lendária Abbey Road; e, na França, a majestosa Torre Eiffel!

#3

The Secret Door

Com essa ferramenta online, o tédio não tem vez, pois você pode visitar e explorar lugares diferentes ao redor do mundo, como museus, lojas históricas, montes e cavernas – ou, quem sabe?, até participar de um evento cultural de outro país! Ao clicar na porta, você é direcionado a um destino surpresa e a navegação é bem semelhante a do Google Maps/ Google Street View. Já a trilha sonora fica por conta de uma musiquinha de suspense. Parece que você está mesmo explorando o lugar!

Gostou da matéria e a inspiração para viajar bateu à sua porta? Entre no clima e comece a se preparar para a sua próxima aventura visitando as campanhas especiais do Westwing!

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Jéssyca Evangelista

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline