Cores por aí: na casa, no décor, na vida!

A convite do Westwing, os experts Nicole Tomazi e Sergio Cabral dão dicas

e truques sobre o assunto

Por Natalia Maruyama 

O período de isolamento social e a vontade de transformar e dar mais atenção à nossa casa – onde a gente nunca passou tanto tempo – trouxeram à tona uma nova realidade: a invasão das cores nos ambientes, como uma maneira fácil e rápida de mudar o astral, a beleza, o mood, tudo! 

Pensando nisso, o Westwing convidou a especialista em cor da Tintas Suvinil Nicole Tomazi e  seu parceiro de vida e trabalho Sergio Cabral para compartilhar um pouco do (muito!) que sabem sobre o assunto. 

Nicole Tomazi e Sergio Cabral | westwing.com.br

But first, identifique a sua a paleta!

Nicole explica que, quando o assunto são cores, não há certo, nem errado! O que existe são as tonalidades que fazem alguém se sentir bem…ou não. Por isso, é fundamental identificarmos quais as famílias de cores com que mais nos relacionamos, aquelas de que mais gostamos, ou ainda quais as tonalidades que despertam na gente lembranças boas, memórias afetivas…

“Nesse processo, é importante nos desvencilharmos dos padrões que são impostos através das cores, de conceitos pré-estabelecidos. Isso porque eles podem causar um afastamento nas pessoas e deixá-las com receio de experimentar novas possibilidades”, completa. 

Cores | Como escolher | Paleta | westwing.com.br

Para identificar a paleta com que mais se identifica, vale observar as cores que você já tem em casa: analisar quais tons costumam fazer parte do seu dia a dia, aqueles que estão presentes nas suas roupas, sapatos, acessórios, enfeites. “Somos circundados por cores o tempo inteiro, desde o momento em que a gente acorda até a hora de dormir. Mas quando a gente vai pintar a casa parece que só nos relacionamos com o branco e o bege..”, instiga a dupla. 

Toda a potência das cores

Sempre é importante lembrar que cor é energia e, assim, emite uma frequência de onda que estimula certos pontos dentro de nós. “Na nossa casa, ela tem tudo a ver com o momento pelo qual estamos passando e o que buscamos para a nossa vida. Por isso, se você quer mais vibração e tem familiaridade com cores mais quentes, vale apostar nos laranjas, vermelhos e amarelos. Mas se a ideia for um ambiente com uma vibração mais calma, mas tranquila, vale se conectar com isso através de cores mais frias, como o azul e o verde”, sugere Nicole. 

Dicas de cores | Como escolher a cor | westwing.com.br

Outro ponto a ser considerado na hora de escolher o tom que mais tem a ver com você, são as cores de todas as coisas que fazem parte do ambiente em questão. “Porque a combinação é muito mais importante do que o individual. A pessoa tem um sofá gigante marrom e ela escolhe uma cor para a parede que não combina com o marrom ou briga com ele, vai ter um resultado negativo. Mas a culpa não é da cor que ela pintou, é da combinação”, explicam os experts.

Transforme seu móvel | Poder das cores | westwing.com.br

Mãos à obra: hora de começar!

Se você é estreante, a dica é começar por algum objeto ou ambiente mais simples e talvez menor, como uma coluna, viga, um armário ou uma parede para realçar um volume de um determinado espaço, por exemplo. “Dessa forma, você vai se adaptando a essa mudança aos poucos, no dia a dia e na rotina da casa”, explica Nicole. E aí, se você curtir o resultado, se sentirá seguro e encorajado a seguir em frente e ousar a cada passo, e sem medo de errar! 

Tudo pronto? Agora é encontrar o tom que você, seu mood e sua vida pedem…e levar mais cor para o seu viver! 

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline