Quarto Montessoriano: conheça o método e aprenda a decorar com ele

Que tal redecorar o quarto das crianças? E, de quebra, proporcionar mais autonomia ao desenvolvimento dos pequenos? Pensando nisso, o Westwing ensina você a montar um quarto montessoriano, estilo que tem como objetivo mudar a forma como as crianças se relacionam com os móveis, brinquedos e tudo que está ao redor – e, principalmente, ao alcance! – delas.

Quarto montessoriano: como funciona

Quarto Montessoriano | Como funciona | westwing.com.br

O método Montessori foi criado pela famosa educadora italiana Maria Montessori (1870-1952) e prioriza o desenvolvimento natural das crianças na conquista de sua autonomia. 

Portanto, como este método prioriza a autoeducação, o quarto das crianças deve oferecer elementos que, posicionados na altura da criança, estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço. 

Desta forma, em vez de camas altas, os colchões no chão são ideais, já que oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Já os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. 

A ideia aqui não é deixar todos os brinquedos à disposição dos pequenos, porque isso pode confundi-los e deixá-los mais agitados. O ideal é revezar os brinquedos, guardando alguns fora da vista da criança e se assegurando de que os disponíveis são adequados à sua idade. Dessa forma, sempre é despertado um interesse, sem que gere monotonia. 

Banner all type Black friday extraordinária Westwing até 70% OFF e entrega expressa - compre agora | westwing.com.brPowered by Rock Convert

Uma outra sugestão para o quarto montessoriano é variar os tecidos dos tapetes ou até mesmo montar um modelo com diferentes tecidos. Uma peça com diferentes texturas pode provocar variadas sensações na criança e colaborar ainda mais para o seu desenvolvimento. 

Mais segurança com o método montessoriano

Quarto Montessoriano | Autonomia às crianças | westwing.com.br

Em um ambiente com elementos e móveis ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. Pensando nisso, separamos algumas dicas para deixá-lo ainda mais seguro:

  • Evite móveis ou outros elementos com quinas;
  • Não use quadros com vidros, preferindo sempre o uso do acrílico ou placas decorativas de madeira;
  • Fixe os objetos na parede com fita dupla face para evitar o uso de pregos;
  • Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar;
  • Esconda e proteja as tomadas. 

Preparação para o quarto montessoriano

Quarto Montessoriano | Como criar um quarto para crianças | westwing.com.br

Há alguns elementos-chave do método montessoriano que são essenciais para que o quarto atenda ao seu objetivo. Por exemplo, é muito importante que os pais entendam o porquê do método, assim como suas finalidades, para que se sintam aptos e seguros em guiar a criança na conquista de sua autonomia. Dessa forma, eles vão conseguir perceber as oportunidades de se engajar positivamente no desenvolvimento da criança. 

Confira também outras matérias sobre quartos de crianças:

Makeover #2: O quarto do Miguel

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline