Como montar um arranjo de flores?

Dicas para deixar a casa mais colorida e fazer as flores durarem mais

Como montar um arranjo de flores | westwing.com.br

As flores têm o poder de mudar completamente a decoração – e o astral – da casa. Além de imprimirem mais delicadeza, cores e aromas especiais, elas levam o frescor e o ar da natureza para dentro dos ambientes, tornando-os mais bonitos e aconchegantes. 

Pensando nisso, o Westwing reuniu dicas para ajudar você a montar lindos arranjos de flores. Confira!

Como montar um arranjo de flores naturais?

Dicas para flores naturais | Arranjo de flores naturais | westwing.com.br

#1 Escolha as flores

Para acertar e prolongar a durabilidade do arranjo, escolha flores da estação do ano em que você está. Para o verão, prefira tipos mais resistentes, como girassóis, margaridas, cravos e orquídeas. No inverno, aposte em rosas, hortênsias, tulipas…

#2 Base ideal para o arranjo

O recipiente deve ser proporcional ao tamanho do arranjo que você planeja montar e, de preferência, feito de materiais como vidro, metal, cerâmica. Vale também colocar dentro dos vasos uma esponja vegetal umedecida para manter as flores hidratadas.

#3 Corte os talos

O segredo para aumentar a durabilidade do arranjo é cortar os talos na diagonal para que as flores absorvam melhor a água. Dica: faça isso debaixo de água corrente para que não entre ar no caule. 

#4 Finalize o arranjo

Junte todas as flores e amarre-as firmemente com uma fita, para que elas não fiquem soltas nem tombando. 

#5 Escolha um lugar

Diferentemente de algumas espécies de plantas, os arranjos de flores não precisam ficar próximos à janela. Na verdade, ficar longe da luz solar pode ser até benéfico, evitando que as flores fiquem murchas ou debilitadas.

Flores plantadas que costumam se adaptar bem em casa

Dicas de flores plantadas | Como fazer as flores durarem mais | westwing.com.br

#1 Bromélia

Colorida e fácil de ser encontrada, adapta-se facilmente em ambientes internos com boa luminosidade e ventilação. 

#2 Gerânios

Originários da África do Sul, são coloridos, perfumados e preferem um clima ameno e com bastante luminosidade. Devem ser cultivados em ambientes internos, pois não suportam temperaturas superiores a 25ºC. 

Banner westweek 70off e cashbackPowered by Rock Convert

#3 Begônia

Flor de clima tropical que deve ser cultivada em ambientes de clima ameno, com pouca corrente de vento e bastante luminosidade. 

#4 Orquídea

Com flores delicadas e coloridas, tolera pouco sol e prefere ambientes de meia-sombra. No caso dela, prefira vasos de barro ou cerâmica, que drenam melhor a água devido à sua superfície porosa. 

#5 Violeta

Gosta de temperaturas mais elevadas, mas não deve ficar em contato direto com o sol. Para ter sempre flores novas, estabeleça uma rotina de rega e adubação mensal. 

Dicas para as flores durarem mais

Dicas para flores durarem mais | westwing.com.br

#1 Se o arranjo estiver envolto por papel plástico ou celofane, retire a embalagem para a planta respirar 

#2 Lembre-se de trocar todos os dias a água do vaso. Caso as flores comecem a murchar ou percam o vigor, refaça o arranjo mantendo apenas aquelas que seguem firmes. 

#3 No caso das rosas, remova as pétalas externas para dar um visual novo à planta. Vale colocar uma esponja floral dentro do recipiente, para mantê-las hidratadas. 

#4 Quando restarem poucas flores firmes e intactas no vaso, monte um arranjo solitário. Não esqueça de cortar a ponta do caule na diagonal para aumentar a absorção da água. 

Como montar um arranjo de flores artificiais?

Como montar arranjo de flores artificiais | westwing.com.br

Para acertar no arranjo de flores artificiais, opte por flores com caule mais longo para ter mais liberdade na hora de montar. Além disso, analise todos os detalhes e cores das flores e privilegie modelos que sejam mais fiéis aos naturais. 

Defina um tamanho para o arranjo que seja proporcional ao ambiente em que ele irá ficar. Depois de escolher um vaso, coloque uma espuma no fundo para encaixar as flores, deixando-as mais firmes. Para um visual mais cheio e volumoso, complete com folhagens. 

Vantagens das flores artificiais

Vantagens das flores artificiais | westwing.com.br

A principal vantagem das flores artificiais é que elas não dependem da estação do ano, da umidade do local, da incidência de luz solar, nem da temperatura do ambiente… Além disso, você não precisa dedicar tempo à jardinagem. Ou seja: são pura praticidade.

Outra vantagem é a durabilidade, é claro, e a grande variedade de cores, tamanhos e formatos disponíveis. 

Gostou da matéria? Leia também: 

 

 

mil novos produtos todos os dias WestwingPowered by Rock Convert

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline