5 dicas para começar o food styling com Helena Mazza

Convidada Westwing de julho traz receitas e dicas de fotografia culinária para arrasar no food styling

Aos 27 anos e apaixonada por confeitaria, Helena Mazza se dedica, entre outras atividades culinárias, a desenvolver receitas deliciosas sem glúten e sem lactose. E convidamos a chef de cozinha para compartilhar em nosso instagram @westwingbr, durante o mês de julho, 4 receitas especiais para  o inverno. A websérie completa você confere aqui.

Helena Mazza dá dicas sobre food styling | westwing.com.br

Formada em gastronomia, Helena também participou do programa de formação de chef do Natural Gourmet Institute em Nova York. Durante os cursos, sempre gostou de produzir fotos mais elaboradas das suas receitas e foi aí que começou a se desenvolver como food stylist.

Para quem não sabe, food stylist é o profissional que domina a arte de criar produções que tornam um alimento visualmente bonito em uma fotografia gastronômica.

Hoje ela é reconhecida pelo seu trabalho com fotografia de alimentos e é instrutora em muitos workshops da área. Se você ainda não conferiu o perfil de Helena no Instagram, aproveite para dar uma espiadinha nas fotos que ela produz, é de comer com os olhos!

Agora vamos para as 5 dicas preciosas de como fazer um belo food styling, tome nota:

1 – A luz vem antes da câmera e da ação

A iluminação é a base de qualquer fotografia e para captar os alimentos, o ideal é usar uma luz lateral. Assim você destaca contrastes, texturas e detalhes, criando as 3 dimensões.

foto de torta em prato marrom | westwing.com.br

2 – Preste atenção nos ângulos

Os mais conhecidos no food styling são:

Eye level, onde a comida fica posicionada no mesmo nível da câmera;

Bird’s eye, onde temos uma visão de cima;

E diagonal (45 graus), que é o ângulo de quando vamos comer o alimento;

Observe o que será fotografado e o que precisa estar em foco, a partir disso defina o melhor ângulo.

Foto de mãos segurando bowl em mesa de cimento queimado | westwing.com.br
Bird’s eye, visão de cima.

3 – A escolha de utensílios também é importante

Louças, talheres, tecidos e plantas, são alguns elementos que podem compor o cenário de uma ótima fotografia culinária. Escolha objetos/ingredientes que tenham relação com a comida que está sendo fotografada, mas não exagere na quantidade de peças, lembre-se: menos é mais.

Helena Mazza dá dicas sobre food styling, foto de prato com torta de morango em prato cinza | westwing.com.br

4 – Conte uma história

Um aspecto muito importante do food styling é a narrativa. Busque fazer com que a imagem pareça ter tido um início, um meio e terá um fim. Um brigadeiro mordido, fatias de bolos ou uma colher mergulhada em um copo de iogurte, tudo isso cria a sensação de uma cena viva.

Helena Mazza dá dicas sobre food styling, foto de brigadeiros | westwing.com.br

5 – Pratique

Pratique muito! Fotografe as suas receitas caseiras, o seu pedido no restaurante, o seu café da manhã. Assim irá se familiarizar com essa arte deliciosa e ter melhores resultados. Mexa um pouco na edição de imagens, mas nunca abuse dos filtros, nada que modifique demais a naturalidade da comida é agradável.

Helena Mazza dá dicas sobre food styling, foto de mel sendo derramado em panquecas com frutas vermelhas | westwing.com.br

Gostou das dicas? Então confira a campanha assinada pela chefe aqui!

Veja também dicas de como decorar a mesa e algumas ideias simples para tornar a  sua decoração de Páscoa muito mais bonita!

 

 

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Ariana Firmino

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline