Sino dos Ventos: O que significa, como funciona e como fazer?

Um pouco de proteção nunca é demais. Você sabia que as suas energias podem atrair aquilo que você transmite? As suas vibrações atraem as mesmas vibrações do universo e por isso mesmo é importante deixá-las em equilíbrio para que atraia sempre coisas boas, boas vibrações e energias. E uma maneira de conquistar este equilíbrio e ainda ter uma bela peça de decoração em casa é usando o sino dos ventos, que vai ajudar a atrair boas energias para o lar.

Sino dos Ventos: O que significa, como funciona e como fazer? | westwing.com.br

O sino dos ventos também é conhecido como o senhor dos ventos ou sinos de vento, é usado para melhorar a energia do ambiente através do vento. Diversas linhas de renovação de energia usam o sino dos ventos, como o Budismo e o Feng Shui. O ar é uma força que quando entra e sai dos tubos, espalha boas vibrações e o som interage com a nossa energia e ajuda a acalmar o espírito. Saiba mais sobre isso com a Westwing, confira o que preparamos para você!

Compre agora com até 70% off:

História do Sino dos Ventos

O Sino dos ventos tem origem na China antiga, onde era considerado um talismã sagrado que expulsava espíritos negativos de nossas casas. Além disso, acreditava-se que o objeto atraía bons espíritos para o local onde estava instalado. 

Sino dos ventos de cobre

Os sinos dos ventos têm uma tradição milenar. Fonte: Pixabay

Ao longo do tempo, o sino dos ventos se espalhou pelo mundo todo, graças à sua beleza e à sua fama de proteção. Atualmente, é muito comum encontrar esse item em jardins e áreas externas do Brasil e do mundo afora.

Como é o Sino dos Ventos

Esse objeto é chamado de sino dos ventos, mensageiro da felicidade ou espanta maus espíritos. Para alguns, o adereço pode ser somente um objeto de decoração, mas para muitos o sino dos ventos também pode ser uma peça feita para atrair prosperidade. Mas afinal, para que serve o sino dos ventos?

Sino dos ventos de conchas

Existem sinos de vento até mesmo de conchas. Fonte: Pixabay

Para o Feng Shui, que é uma técnica que visa trabalhar com a harmonia das energias, o item tem a finalidade de harmonizar o ambiente. Ele faz isso através do equilíbrio do ritmo das energias do ambiente. 

Além disso, a peça também limpa as energias ruins, deixando o ambiente mais bonito por ser uma bela peça decorativa.

O sino dos ventos pode ser encontrado em diversos tipos de materiais como:

  • Pedras lascadas ou fatiadas
  • Bambu
  • Metal
  • Cerâmica
  • Madrepérola
  • Pequenos pedaços de madeira
  • Cristais

Como Usar o Sino dos Ventos

O sino dos ventos pode ser usado tanto dentro como fora de casa, desde que esteja em um ambiente onde tenha uma boa passagem de ar. Ele precisa disso para que possa cumprir bem a sua função de harmonizar as energias. Por isso, precisa ser um lugar que tenha passagem de vento.

Sino dos ventos de metal

Você pode ficar protegidos contra energias ruins com o sino dos ventos. Fonte: Pixabay

Dessa forma, uma boa ideia é deixar o sino dos ventos próximo a janelas, portas, varandas, na entrada da casa ou no jardim. Aliás, usar o sino dos ventos na entrada da casa é uma ótima alternativa. Ele pode fazer uma limpeza e purificação tanto do ambiente, como das pessoas que por ela passarem.

Se você for usar o sino dos ventos em algum lugar ao ar livre, é importante que ele seja feito de um material resistente como o metal, pedra ou vidro. Assim, ele pode ter mais durabilidade ao enfrentar as adversidades do tempo.

Há também uma boa dica para usar o sino dos ventos através das cores mais recomendadas para cada tipo de ambiente. O sino dos ventos nas cores azul ou vermelho é indicado para energizar e harmonizar ambientes como a sala de estar e os quartos. 

Já o sino dos ventos colorido, estilo arco-íris, fica perfeito em áreas externas como a garagem, a varanda ou o jardim.

Sino dos ventos coloridos

Sino dos ventos coloridos podem ficar lindos em sua área externa. Fonte: Pixabay

Como fazer o sino dos ventos?

Existem diversas formas de você fazer um sino de vento, basta apenas ter os materiais certos e as ferramentas necessárias.  Você vai precisar de:

  • Material para fazer o som (bambu, canos de metal, etc…)
  • Cordas para suspensão (Nylon ou alguma linha mais resistente)
  • Pêndulo (Disco de madeira que fica entre os sinos)
  • Rabiola para o pêndulo (pedaço de madeira menor que o pêndulo)
  • Plataforma de suspensão (Pedaço de madeira, metal ou plástico)
Sino dos ventos de canos de metal

Sinos de canos de metal são muito populares e fáceis de fazer. Fonte: Pixabay

Veja como fazer os sinos dos ventos:

1. Em primeiro lugar, você irá fazer o número de furos correspondente ao tanto de sinos que você quer na plataforma de suspensão. Fure de modo que eles formem um círculo. Assim, você terá os pequenos furos disponíveis para que a corda de suspensão dos sinos seja utilizada.

2. No meio da plataforma faça um furo para a corda de suspensão do pêndulo e da rabiola.  Os furos podem ter a espessura da corda, ou seja, serão pequenos.

3. A rabiola tem a função de ser uma alavanca para que o pêndulo bata nos canos. Quando o vento soprar, ele irá bater mais forte na rabiola, pois ela estará mais com um comprimento de corda maior que os canos. Assim, a força do vento fará com que ela se movimente, dando mais impulso para o pêndulo, que irá bater nos canos.

4. Depois, faça um furo de mesmo diâmetro que os anteriores no pêndulo e na vela. Passe a linha entre eles de modo que fique um espaço maior entre a rabiola e o pêndulo, do que entre o pêndulo e a plataforma de suspensão. Faça o mesmo processo com os canos que irá utilizar, fazendo um pequeno furo transversal em uma das pontas do material.

5. A partir disso, passe a corda individualmente em cada cano e os prenda em seu respectivo furo na plataforma de suspensão. Deixe um pedaço de linha sobrando para que todas as linhas se unam em cima da plataforma. Essa “sobra” de linhas serve para você uni-las e prendê-las em algum tipo de gancho, para colocar no lugar que preferir.

Sino dos ventos com cristais

Agora que você já sabe fazer seu sino de vento, teste materiais diferentes para outros sons! Fonte: Pixabay

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar. 

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível para o seu lar. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! 

Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.