Feng Shui no Quarto

Uma noite de descanso renovadora é o que todos desejam. Os estudiosos da tradição milenar chinesa do Feng Shui garantem que com pequenos elementos e detalhes da organização do quarto, é possível trazer equilíbrio e harmonia para o ambiente através da combinação do Yin Yang.  Unindo as energia dos cinco elementos da natureza - terra, água, fogo, metal e madeira - o Feng Shui no quarto busca criar harmonia no ambiente, além de trazer saúde para os seus moradores.

Feng Shui no Quarto | westwing.com.br

Para obter resultados através desta harmonização, é preciso ter cuidado com a posição dos móveis, para que não interfiram no Chi, a energia vital. Ao posicionar todos os objetos da maneira correta, o espaço ficará equilibrado e harmonioso. Em sintonia com as maiores tendências de decoração, o Westwing criou um guia básico de aplicação do feng shui no quarto para renovar suas energias.

Compre agora com até 70% off:

Energias novas com o Feng Shui no quarto

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa. O método tem como objetivo harmonizar as energias de diferentes ambientes de casa e até mesmo de estabelecimentos comerciais. 

feng shui na decoração do quarto de casal

Para isso, é preciso distribuir móveis e acessórios decorativos da maneira certa, além de escolher as cores ideais, que ornam com os objetivos de cada um. Assim, as pessoas podem se beneficiar com o fluxo saudável de energia positiva no espaço.

Na decoração do quarto, cômodo utilizado em momentos de descanso e intimistas, saber a posição correta do guarda-roupa, mesas de cabeceira e até mesmo do espelho é fundamental para trazer paz e recuperar as energias da maneira correta. Em consequência, você verá melhoras significativas no seu estilo de vida.

O feng shui no quarto é como a correnteza de um rio que flui, sem encontrar obstáculos que o impeçam de circular. Atente-se a alguns detalhes para deixar as energias movimentarem-se da maneira correta:

  • Interferências eletrônicas: Não é recomendado ter aparelhos eletrônicos no quarto, como carregador de celular, relógio digital e televisão, que sugerem movimento e, consequentemente, podem atrapalhar o sono. 
  • Arrume a sua cama: Mantenha a cama feita e o espaço sempre organizado, desta forma, você garante a boa circulação das energias. Também não é indicado deixar objetos embaixo do móvel, porque eles podem atrapalhar o descanso durante o sono.
  • Não trabalhe no quarto: Não é recomendado exercer qualquer atividade relacionada ao seu trabalho no ambiente de dormir. Esse espaço é para o descanso e relaxamento.
  • Renove as energias: Use o feng shui no quarto e abra espaço para coisas novas. O que não é mais usado estagna a energia, tornando-a densa. Portanto, tudo o que não for útil, como roupas e sapatos, ou até mesmo objetos quebrados, não deve permanecer no ambiente.

feng shui na decoração do quarto de casal

Feng Shui no quarto pequeno

Até mesmo quartos pequenos podem ser organizados com a técnica feng shui. Adotando medidas simples, você garante a revitalização e descanso efetivo.

Como não há tanto espaço disponível em ambientes menores, prefira poucos acessórios e móveis funcionais. Além de facilitar a organização, você garante que boas energias do ambiente fluam constantemente. O feng shui no quarto pequeno pede apenas o essencial: cama, mesa de cabeceira, guarda-roupa, ou cômoda.

Pela noite, é importante manter as gavetas e portas dos móveis sempre fechadas. E, pela manhã, abra as janelas para iluminar todo o espaço. Se a iluminação natural for pouca, invista num espelho contra a luz.

Já a posição da cama pode interferir na circulação de energias. Como ela é o principal móvel do quarto, símbolo de saúde e de vitalidade dos moradores da casa, é preciso atenção na hora de posicioná-la e decorar seus arredores.

Por mais que o espaço seja menor, evite armários ou estantes sobre a cabeceira, porque esses móveis pressionam a energia durante o sono.

Em relação à posição da cama no quarto pequeno, coloque-a contra a parede e nunca embaixo de janelas ou com os pés apontados na direção da porta de entrada. Assim, você evita o desgaste constante de boas energias. 

Quer saber como dormir melhor? Confira as dicas do Westwing:

A cama deve estar numa posição harmônica. Para identificar a melhor, o ideal é verificar as proporções do ambiente, de modo a identificar as melhores posições, através da técnica de zonas do feng shui.

Feng Shui no quarto de casal

O feng shui no quarto de casal busca fortalecer a união, portanto é necessário usar elementos que estimulem o relacionamento.

O primeiro passo para um ambiente equilibrado é evitar o acúmulo de coisas. Faça uma limpa entre os acessórios do casal e mantenha apenas o que é essencial no espaço. 

De acordo com a técnica, objetos e fotos dos parceiros, ou das viagens realizadas, são importantes para reforçar a felicidade de ambos, reavivando bons sentimentos. Uma dica é posicionar fotos de momentos especiais nas mesas de cabeceira, para atrair boas energias relacionadas ao amor.

De acordo com o feng shui, a decoração simétrica promove um relacionamento sincronizado. Por isso, nos dois lados da cama é interessante que cada um tenha seu próprio criado-mudo. 

Outros pontos essenciais na decoração do quarto de casal são:

  • Cabeceiras de cama: São importantes, porque estão relacionadas ao suporte na relação. Prefira cabeceiras estofadas para deixar a cama ainda mais aconchegante.
  • Banheiro no quarto: Os quartos de casal costumam ser maiores e muitas vezes são suítes. Neste caso, não coloque a cama com os pés voltados para o banheiro, para evitar problemas digestivos. Além disso, mantenha a porta do lavabo sempre fechada.
  • Use vermelho: Vermelho é a cor da paixão, indicada para dar ânimo ao amor e ao relacionamento no quarto. Ela pode ser utilizada em detalhes e acessórios. 
  • Difusores: O quarto deve ser aconchegante. Para tornar o feng shui do casal ainda mais purificado, utilize um difusor de óleo essencial, como lavanda, para noites de sono calmas e relaxantes.

feng shui no quarto de casal clean e moderno

Posição dos móveis e acessórios

Na hora de posicionar os móveis e organizar os acessórios pelo quarto, de casal ou solteiro, seguindo o feng shui, mantenha-se atento a pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

  • Espelhos: Os espelhos pertencem ao elemento água, um dos responsáveis pela circulação da energia, por isso é preciso ter cautela na instalação da peça, para que não atrapalhe suas noites de sono. As melhores posições do espelho no quarto, de acordo com o feng shui, são dentro de armários ou num local que não consiga refletir a cama ou as paredes vazias.
  • Guarda-roupa: O móvel não pode obstruir a entrada do cômodo. Portanto, o guarda-roupa deve ficar na parede lateral à porta. Invista em modelos menores.
  • Escrivaninha: Não é ideal colocá-la no quarto, mas se a casa não possui escritório ou local apropriado para o home office, evite posicioná-la de costas para a porta, porque simboliza vulnerabilidade. Prefira as paredes laterais.
  • Placas e quadros decorativos: Paredes limpas aumentam o ambiente, sobretudo quando aliadas à iluminação natural e artificial. Mas, se não quiser abrir mão das peças, posicione apenas as mais especiais na altura dos olhos.

feng shui e os acessórios do altar

Cores para Feng Shui no quarto

O quarto é o nosso lugar mais íntimo e por isso merece um cuidado todo especial. Escolher as cores certas é fundamental para atrair o que se deseja para esse ambiente. 

Segundo o feng shui, cada tom tem um significado único. O rosa, por exemplo, desacelera os batimentos cardíacos e diminui a energia muscular, proporcionando muita tranquilidade.

Em contrapartida, o amarelo acelera a energia e transmite vivacidade e alegria. A cor relaciona-se com poder e riqueza e fortalece a saúde mental, promovendo maior concentração.

Na hora de deixar o quarto colorido, utilize um baguá – mapa octogonal usado na Escola do Chapéu Negro do Feng Shui -, para identificar qual energia vital cada tom influencia.

feng shui e a decoração em quarto colorido

Plantas no Feng Shui

Você sabia que as plantas também podem ajudar a criar um ambiente com vibrações positivas? Quando bem cuidadas, atraem olhares e transmitem boas energias. 

feng shui e a decoração com plantas

Aproveite para cultivar flores com aromas! Segundo o feng shui, algumas das melhores plantas para se ter no quarto são o alecrim e a lavanda, que purificam o ambiente e promovem uma sensação agradável. 

Faça uma análise mais aprofundada das técnicas milenares chinesas do feng shui para descobrir como decorar cada cômodo da casa, com móveis e acessórios, da maneira correta. O importante é manter a harmonia e o bem-estar em todos os ambientes.

feng shui e os acessórios para decoração

Gostou das dicas? Veja mais sobre decoração: