Estilo Eclético: o que é e como decorar?

Abaixo os padrões, regras e expectativas. A palavra de ordem é permitir-se. O estilo eclético dá liberdade para misturar e combinar elementos de diferentes tendências A decoração estilo eclético reúne o antigo e o novo, o Oriente e Ocidente, o luxo e a simplicidade, convidando você a ambientar o seu espaço com objetos, achados e histórias únicas. Deixe-se envolver pelo estilo eclético e faça do seu espaço a sua narrativa pessoal.

Estilo Eclético: o que é e como decorar? | westwing.com.br

Procurando inspiração para decorar a sua casa, mas está em dúvida sobre qual estilo escolher? Está Perdido com as inúmeras possibilidades? Boho, moderno, clássico, rústico, romântico... Que tal experimentar todos juntos ou um pouco de cada um? 

Assim é o estilo eclético. Poltronas, mesas, baús, armários e mais mil e uma histórias, ideias e dicas para você decorar a sua casa. Garimpe histórias e encontre inspiração para personalizar o seu espaço com o Westwing.

Compre agora com até 70% off:

O que é eclético?

Sabe aquela vontade de comprar uma mesa ou poltrona que não combina em nada com o sofá ou com o resto da decoração da sala “somente” porque você se encantou pelo produto? Se a sua reação em uma situação desse tipo é comprar o móvel e ser feliz, há grandes chances de você ser uma pessoa com estilo eclético.

estilo ecletico para sala de estar

No estilo eclético, você tem liberdade criativa para transformar todos os cômodos, com muitas cores e texturas! | Fonte: Pinterest

Muito discutido no mundo das artes e da filosofia, o ecletismo tem uma vasta história documentada enquanto movimento arquitetônico baseado na revisão e apropriação de elementos de diversos estilos.

Estilo eclético: o que é?

O estilo eclético ganhou força durante o final do século XIX e início do século XX. Nessa época, via-se muito a arquitetura eclética como uma transgressão aos movimentos arquitetônicos da época. Na verdade, o estilo reunia e aproveitava o que havia de melhor em cada um desses movimentos.

sala estilo eclético com moveis coloridos, sofa retro, tapete e mesa de centro modernos

A mistura entre estilos renova o lar e traz aquele toque de personalidade único. | Fonte: living4media

Hoje, ele é muito comum no design de interiores. Não à toa, essa tendência tem ganhado cada vez mais espaço no universo da decoração. Quem quer decorar a casa de maneira inovadora, sem medo de misturar tendências, épocas, movimentos, cores e estampas pode se jogar sem medo no estilo eclético!

Estilo eclético: decoração 

Na decoração estilo eclético, a rigidez da ambientação pré-determinada de acordo com regras sociais vigentes cede lugar à personalização dos interiores.

Os objetos que compõem os ambientes ecléticos são escolhidos através de uma avaliação individual baseada em critérios subjetivos e pessoais.

estilo ecletico na sala de estar sofás clássicos em sala industrial

Nesse caso, os sofás clássicos ganham destaque entre as paredes do estilo industrial. Fonte: Pinterest

No entanto, engana-se quem pensa que ecletismo significa apenas uma grande mistura de elementos. Para começar, é bom ter bem claro que decorar um espaço de uma maneira eclética não significa exibir e organizar uma mistura aleatória de objetos decorativos em sua casa. 

decoração estilo ecletico na varanda com poltronas coloridas e almofasa estampadas

A mistura entre cores e estampas é o que dá vida à decoração eclética. Fonte: Unsplash

Na verdade, o ecletismo é dotada de uma boa dose de complexidade e profundidade enquanto estilo. É preciso esforço intelectual para encontrar e trabalhar a harmonia para combinar elementos totalmente diferentes – esse é realmente o ponto crucial do ecletismo.

Afinal, aspectos como harmonia, funcionalidade e beleza estética são importantes para qualquer estilo de decoração. Portanto, sim, a decoração eclética também tem seus fundamentos e princípios.

Princípios do estilo eclético

Se o seu objetivo é aplicar uma decoração eclética ou explorar elementos do estilo eclético na sua casa ou cômodo sem transformá-lo em um depósito de objetos aleatórios, é fundamental conhecer alguns dos princípios norteadores do ecletismo.

sala estilo eclético com poltronas vintage e tapete moderno estampado

O moderno e o vintage se unem para criar uma decoração fora de série. | Fonte: living4media

Conhecer alguns dos principais fundamentos do estilo eclético te ajudará a decorar com harmonia e liberdade.

  • Assumindo os riscos: Um dos princípios fundamentais do estilo eclético é arriscar reunir em um mesmo espaço elementos de diferentes estilos. Uma pessoa eclética não tem medo de parecer fora do padrão ou da moda. Afinal, ecletismo é a liberdade de experimentar com cores, formas e tudo o mais.
  • Fator surpresa: O elemento surpresa é outro aspecto essencial no ecletismo – muitas vezes é justamente o efeito surpresa que faz um ambiente eclético parecer coeso. A cor é uma grande aliada quando o objetivo é explorar o fator surpresa na decoração eclética. Uma parede marrom pode conferir a harmonia necessária entre o seu quarto rústico e o sofá terracota moderno que você acaba de instalar no cômodo, entende?
  • Personalização: O adepto do estilo eclético está sempre garimpando histórias para decorar o seu espaço. Objetos vintages ou totalmente inusitados, como um espelho quebrado e uma luminária de chão por exemplo, se transformam em peças únicas nas casas de estilo eclético. Cada elemento escolhido para compor o ambiente vira um personagem nesse surpreendente roteiro pessoal. E então? Pronto para começar o seu?

Estilo eclético: como aplicar no décor?

Misturar estampas, cores e ilustrações é um dos caminhos para aplicar o estilo eclético no Brasil e no mundo. Dessa forma, que tal investir em uma série de capas de almofadas, todas coloridas, de estilos e padrões diversos para incrementar o visual do seu sofá?

sala estilo eclético com futon e almofadas estampadas

As almofadas deixam a decoração eclética descolada. | Fonte: Westwing

Mesclar tapetes na sala de estar, com estampas diferentes, mas que oferecem uma harmonia visual para o ambiente também é boa maneira de aplicar o estilo eclético no lar.

As cortinas, por sua vez, dão charme e toque especial a decoração do ambiente. No estilo eclético elas também ajudam a reforçar um pouco mais da tendência no seu décor. Invista nessas peças e transforme o seu lar!

sala estilo ecletico com cortina floral estampada almofadas coloridas poltrona listrada e sofa rosa

Dê preferência às cortinas estampadas, para brincar com a ornamentação da sala. | Fonte: Westwing

Confira mais 5 dicas para ter uma casa com decoração eclética:

1. Não tenha medo de misturar texturas

Couro, pelinhos, sarja, linho… Todos podem fazer parte da decoração eclética. As texturas são precisam vir só nos tecidos, como nos revestimentos das paredes de casa. Os papéis de parede 3D, por exemplo, são parceiros nesse estilo decorativo e mais baratos que revestimentos comuns, por isso ótimas opções para renovar o lar.

sala de estar estilo eclético com papeis de parede florais sofa listrado e almofadas estampadas

Quanto mais você misturar, melhor! Tenha cuidado para não deixar a decoração muito chamativa, o que pode trazer cansaço visual. | Fonte: Pinterest

2. Combine itens novos e antigos

A mistura entre o antigo e o novo é chave no estilo eclético. Você pode ter aquele sofá provençal, cheio de detalhes que tanto ama, com uma poltrona mais moderna na sala de estar. O mais importante é que as tonalidades combinem entre si, de modo a deixar o espaço harmonioso, tanto na sala, quanto em qualquer outro cômodo do lar.

quarto estilo eclético com poltrona moderna e classica acessorios provençais e orientais

Combine épocas, estilos e culturas diferentes! | Fonte: living4media

3. Detalhes dourados não podem faltar

Uma das cores mais importantes nesse estilo decorativo é o dourado. Isso porque o ecletismo também dá espaço ao que é luxuoso, um dos aspectos mais importantes nesse tipo de decoração. Portanto, tenha sempre acessórios decorativos com esta tonalidade em casa, como luminárias, esculturas e vasos.

cantinho da sala estilo ecletico com carrinho de bar dourado

O dourado traz mais destaque à decoração. | Fonte: Pinterest

4. Crie uma galeria de quadros

Uma das formas mais simples de aplicar o estilo eclético em casa é com uma galeria de quadros. Nela, é possível misturar molduras variadas, em fotografias, pôsteres e placas decorativas. Como dito anteriormente, misture épocas diferentes! Traga o vintage e o novo para a parede de casa.

galeria de quadros na decoração da sala

Para montar a sua galeria, escolha fotos, placas e pratos significativos. | Fonte: Pinterest

Veja como fazer uma linda galeria no lar:

5. Dê preferência às cores e estampas

A decoração eclética ganha vida através da combinação entre cores e estampas. Por isso, não tenha medo de trazer vivacidade ao ambiente através delas! Para não errar, indicamos o uso de um círculo cromático. Com ele, você consegue ver quais cores combinam entre si, o que torna o processo muito mais prático e simples.

sala estilo eclético colorida com moveis coloridos e acessorios estampados

As cores e estampas trazem mais vida à decoração do lar. | Fonte: Pinterest

Gostou da matéria? Leia mais sobre:

Westwing: sua loja de decoração online

Você conhece a Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e lifestyle! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar?

Na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar. Faça seu projeto decoração online conosco!