Decoração Estilo Minimalista: O que é? Como Decorar?

Você sabe o que é decoração minimalista? Poucos e bons móveis, muito espaço, praticidade e funcionalidade, cada vez mais em alta a decoração estilo minimalista vem conquistando adeptos em todo o mundo.  

Decoração Estilo Minimalista: O que é? Como Decorar? | westwing.com.br

A decoração estilo minimalista é baseada na sobriedade, elementos puramente decorativos são quase ausentes nesse tipo de decoração. A extravagância e o excesso são cuidadosamente substituídos por uma atmosfera baseada na simplicidade onde cada móvel, objeto e elemento tem a sua função e sua razão de existir no cômodo.  

Compre agora com até 70% off:

Já imaginou viver em uma casa com muito espaço, poucos móveis e acessórios para organizar? Felizmente existe um estilo de decoração pautado nesses princípios! Assim é a decoração minimalista. 

Decoração minimalista em quarto todo branco. Cama com dossel e ambiente com poltrona suspensa.

A decoração minimalista no quarto é ideal para criar ambientes relaxantes.

Longe de ser desinteressante e chato, o ambiente minimalista é cheio de elegância e personalidade. Móveis inteligentes, must haves, dicas e ideias de decoração e produtos essenciais para decorar sua casa com o estilo minimalista você encontra aqui, neste guia Westwing.

O que é decoração estilo minimalista?

A decoração minimalista é uma estética que tem como premissa o “menos é mais”. O estilo minimalista se caracteriza pela ausência quase completa de elementos decorativos,  simplicidade do mobiliário e valorização da comodidade e do conforto.

Sala de Jantar minimalista vermelha com mesa de madeira madeira.

Depois que descobre o que é decoração minimalista, é impossível não querer usar.

Um dos conceitos chaves da decoração minimalista é a redução do número de móveis e objetos no lar. Em troca, busca-se a valorização e destaque daquilo que é essencial ao dia a dia.

Agora, mais do que nunca, é fundamental que a decoração da casa seja acolhedora. Um estilo que priorize o essencial possibilita que os cômodos se transformem em verdadeiros refúgios. O ambiente minimalista, sem dúvidas, abraça os moradores e transforma a cama em um local ainda mais gostoso para se estar.

A organização e a composição clean do estilo minimalista criam uma atmosfera leve e ambientes muito confortáveis para viver. E por esse motivo essa é uma das estéticas que mais potencializam o bem-estar.

Decoração de interiores minimalista: princípios básicos

Os interiores de decoração minimalistas são baseados na simplicidade. Nesse tipo de ambiente é comum o predomínio de linhas retas e traçados geométricos. As curvas e a sinuosidade típicas de outras decorações são deixadas de lado.

Decoração minimalista em quarto com jogo de cama azul e cortina no mesmo tempo, manta bege e tapete passadeira de mesmo tom, pequeno quadro sobre a cama.

O estilo minimalista é perfeito para a decoração do quarto de casal.

As cores também têm sua função na decoração minimalista. Elas devem ser escolhidas de acordo com as características do ambiente de modo a reforçar ou facilitar o dia a dia. As  tonalidades básicas e naturais como o branco, o preto, o azul e o bege são as protagonistas.

A iluminação natural é fundamental nesse estilo de decoração. Porque ela cria um ambiente que expressa mais naturalidade e consequentemente é mais acolhedor. Isso evita também que você tenha que usar outros elementos para trazer luz à casa.

decoração minimalista com planta ornamental

O ambiente minimalista fica muito bem com plantas. Fonte: Unsplash

Tenha em mente que construir um lar espaçoso é o seu foco e a organização, neste caso, é sua grande aliada. Ao organizar objetos pequenos em móveis otimizados e abrir mão do que não é essencial, você cria espaço nos cômodos.

Os objetos decorativos também fazem parte do estilo minimalista, mas é recomendado que você faça uma curadoria e escolha somente aqueles que trazem um grande impacto a decoração. Um quadro decorativo grande e bonito causa mais impacto do que vários quadrinhos menores, por exemplo.

E não menos importante: a textura. Para que a decoração de interiores tenha movimento e conforto, os produtos têxteis precisam ser adicionados ao décor com sabedoria. Para manter um equilíbrio, acrescente diferentes texturas, mas com a mesma tonalidade.

4 Dicas para uma decoração minimalista

Cansou do acúmulo de móveis e objetos obstruindo os corredores da sua casa ou apartamento? Hora de apostar em uma decoração minimalista. Confira algumas dicas para te ajudar a trazer essa atmosfera para sua casa.

Decoração minimalista no quarto de casa

A decoração de casa minimalista tem como o objetivo trazer mais conforto para os moradores.

  • Desapegue: se você é do tipo que acumula objetos e móveis em todas as esquinas disponíveis da sua casa, é hora de repensar suas decisões. Muitas vezes acumulamos tantos objetos que a única solução é desapegar. Doe, venda ou troque tudo o que não estiver sendo utilizado. Eis o primeiro passo para uma decoração minimalista.
  • Menos é mais: a decoração minimalista é baseada na escolha de poucos elementos quando o assunto é ambientação. Nada de excessos. Opte por móveis práticos e fáceis de manter. Privilegie os espaços vazios. A chave para decorar com menos é mais, mantendo o ambiente natural e certificando-se que os sentidos não estejam sobrecarregados ou estimulados em excesso.
  • Limpeza em dia: a limpeza do ambiente é um dos aspectos chave da decoração minimalista. É ela que permite a sensação de relaxamento e conforto típicas desse estilo. Portanto, mantenha o chão e as superfícies dos móveis limpas e livres de objetos e acessórios em excesso.
  • Aposte na praticidade: móveis e acessórios práticos são sinônimos da decoração minimalista. Se uma peça, móvel ou objeto substituir a existência de três produtos, opte pelo mais prático.

A Westwing te inspira todos os dias com ideias e dicas de decoração para transformar o seu lar em um espaço único e exclusivo. Divirta-se com a sua família e amigos criando novos espaços e estilos de decoração, adicionando um toque pessoal à sua casa!

Quarto minimalista: aconchego e praticidade

O estilo minimalista preza pelo aconchego e funcionalidade no dia a dia. Por isso, quanto mais prático for o ambiente, melhor. Isso significa que você não pode exagerar no número de acessórios e itens: seja objetivo na sua escolha de móveis e artigos decorativos.

Suíte minimalista cinza e branca, cama de casal no centro do quarto.

Para o casal desfrutar de um ambiente calmo, uma sugestão é decorar o ambiente seguindo as regras de simetria.

Sabia que quem gosta de cores mais fortes pode investir em um quarto minimalista preto? Nesse caso, a dica é pintar uma parede, de preferência a da cabeceira e dar preferência ao branco nas outras. Mas, se quiser, aposte numa tonalidade mais clara, como cinza, em todas as paredes do quarto.

Luzes são grandes parceiras no estilo minimalista. Plafons, pendentes e trilhos de spots são ótimas opções para decorar com personalidade. O ambiente deve ser bem iluminado, com uma janela grande com boa iluminação externa e correntes de ar, para manter o espaço ventilado, livre de mofo.

Nas paredes, dê preferência a quadros significativos, com estampas abstratas ou fotos especiais, ou uma cabeceira confortável. Não exagere na composição.

Decoração minimalista quarto pequeno

No quarto pequeno, o estilo minimalista se faz mais que necessário. Como o espaço é reduzido, é importante manter a ordem, de modo a evitar que o espaço pareça menor do que já é. Nesse sentido, o pensamento minimalista auxilia na organização e definição do que realmente é essencial no ambiente, e o que pode ser doado, ou jogado fora.

decoração minimalista no quarto pequeno com prateleira sobre a cama

No quarto minimalista pequeno, utilize prateleiras para não atrapalhar a área de circulação. Fonte: Pinterest

Então, ao definir o que continuará como parte do quarto, é necessário verificar outros elementos. As paredes, por exemplo, devem ser pintadas em cores claras, de preferência o branco. Isso porque a tonalidade passa a sensação de amplitude, sobretudo quando combinada com uma boa iluminação.

Logo, fique atento ao projeto de iluminação do quarto minimalista também. Uma sugestão é investir em plafons ao redor do ambiente, para auxiliar a luminária principal. Se o quarto tiver uma boa entrada de luz, melhor ainda!

quarto minimalista pequeno com armario planejado

Você também pode investir em móveis planejados para completar o estilo minimalista do quarto, aproveitando todos os cantinhos.

Invista numa cabeceira confortável e num tapete para manter os pés aquecidos e complementar a decoração minimalista.

quarto pequeno minimalista com cama com cabeceira e luminarias

A cabeceira estofada é muito funcional, além de complementar a decoração com estilo. Fonte: Pinterest

Suíte minimalista: quarto de casal

Um quarto de casal minimalista é perfeito para relaxar e viver bons momentos. A decoração desse tipo de cômodo precisa ser feita de forma conjunta, as duas pessoas precisam se sentir representadas.

A dica é compreender o que cada um deseja e acrescentar ao ambiente elementos que agrade ambos. Lembrem-se de que os móveis precisam ser funcionais e que os acessórios decorativos não devem poluir a visão.

suíte minimalista com parede azul e móveis planejado

Que tal apostar em móveis planejados para compor a sua suíte minimalista?

Confira 10 incríveis sugestões de quartos minimalistas para compor a decoração do lar, de maneira simples e prática.

10 Ideias de quarto minimalista para se inspirar

Suíte com decoração minimalista quarto com tapete grande e móveis em madeira

1. Faça uso de plantas em uma decoração minimalista.

Suíte minimalista com quarto com cama de casal, jogo de cama neutro, vaso de flores.

2. O quarto de casal minimalista em tons neutros é o melhor para se dormir.

Suíte minimalista amarela, com cama de casal, escada para subiu em ambiente sobre a cama que conta com um aparador.

3. Em uma suíte grande você pode apostar em usar cores vivas para alegrar o décor.

Suíte minimalista com cadeira suspensa na lateral da cama de casal e tapete grande e redondo.

4. Móveis funcionais são os mais recomendados para este estilo.

Suíte minimalista com decoração cinza monocromática.

5. Uma ótima ideia é mesclar o estilo minimalista e o estilo industrial.

Suíte minimalista com cama de casal com cabeceira de madeira e redonda.

6. As plantas ornamentais combinam demais com a decoração minimalista.

colchão ortopédico branco em cama marrom

7. Substitua os quadros pequenos, por vários quadros grandes.

Decoração minimalista com cabeceira de madeira

8. Na decoração minimalista os objetos de decoração precisam ter objetivos claros.

Suíte Minimalista Neutra

9. Na suíte minimalista os móveis multifuncionais já fazem o papel de decorar.

Quarto de Solteiro Minimalista feminino, cabeceira poá, galeria de quadros sobre a cama.

10. Encontre o equilíbrio, este design optou por uma quantidade maior de quadros, mas limitou o uso de móveis.

Quarto de solteiro minimalista

Quarto de Solteiro Minimalista Decoração Cinza.

Que tal apostar em um quarto minimalista e monocromático?

O quarto de solteiro minimalista precisa ser iluminado, espaçoso e aconchegante. E para conseguir montar a decoração é preciso priorizar a qualidade ao invés da quantidade. Chega de se perder em meio a objetos e móveis, tenha no seu dormitório apenas o que for essencial.

Quarto de Solteiro Minimalista com cores pastéis, cabeceira redonda, plantas.

O verde água é uma ótima cor para quarto.

Quarto de Solteiro Minimalista em tons frios.

O quadro sobre cama de casal é perfeito para ambientes minimalistas.

Quarto de Solteiro Minimalista jogo de cama em cores quentes e frias.

Evite ter muitos elementos na cabeceira de cama.

Quarto com luz solar colchão ortopédico

Você pode, inclusive, fazer uso de uma única planta no quarto minimalista.

Quarto minimalista com quadro na parede, mesinha lateral ao lado da cama com uma luminária.

Aposte também em um quadro minimalista preto e branco. Fonte: Unsplash

Sala minimalista: muita luz e conforto

Na sala minimalista, o mais importante é garantir uma excelente entrada de luz. Portanto, é essencial que o espaço tenha janelas grandes, ou uma luminária principal e outras secundárias.

Outro item que não pode faltar são os tapetes. Eles trazem mais aconchego, de maneira muito simples e prática. Mas, para ficar harmônico, dê preferência àqueles que combinam com o sofá. Tons como branco, bege e cinza são os mais recomendados.

Aliás, sobre o sofá, aproveite para criar uma bela composição com almofadas. Veja como usá-las:

Apenas com esses três itens, sofá, tapete e almofadas, já é possível ter uma sala minimalista aconchegante, daquele jeitinho que tanto gostamos. Se quiser deixar o espaço ainda mais natural e viva, não se esqueça das plantinhas! Vasos de cerâmica e cimento são os mais recomendados.

Sala de estar minimalista: como decorar?

Decoração de sala de estar minimalista com sofá de dois lugares de veludo

A sala de estar minimalista verde cria uma decoração natural também.

Sala de estar com cristaleira, sofá e poltrona.

Em uma sala minimalista você pode usar móveis de rattan.

Para relaxar e curtir bons momentos com os moradores da casa, a sala de estar precisa ser aconchegante. Então, aposte em uma sala com decoração minimalista e transforme esse ambiente em local iluminado, relaxante e convidativo.

Sala de estar com poltrona grande e luminária.

Em uma apartamento minimalista, basta uma poltrona confortável para compor a sala de estar.

Para ter uma sala minimalista você precisa entender a identidade do cômodo. Ou seja, você deseja elaborar uma decoração minimalista moderna ou algo mais clássico?

Escolha a paleta de cores e não se esqueça de que ter a base em um tom neutro é o mais recomendado. Se deseja trazer tonalidades enérgicas ao espaço, opte no máximo por duas e as acrescente através de objetos decorativos.

E quanto aos móveis, não exagere! Se você quer elaborar uma sala para assistir tv, talvez seja melhor optar por um painel compacto para o televisor ao invés das famosas estantes exuberantes.

Móveis minimalistas

O mobiliário exerce uma função central na decoração minimalista. Os móveis minimalistas são escolhidos com muita cautela de modo a não obstruir o espaço livre da casa e facilitar as tarefas diárias. 

Sofá grande retrátil branco com almofadas brancas e beges em sala de estar branca

Os móveis na decoração minimalista precisam ser multifuncionais.

Mesas, cadeiras, sofá, cada peça é escolhida de acordo com sua função, pois os cômodos minimalistas são mobiliados com o essencial. E isso não quer dizer que eles precisam ser simples! Na verdade, é interessante optar por peças mais estilosas, porque isso evita que você tenha que acrescentar muitos acessórios decorativos.

Móveis minimalistas, Área gourmet com móveis de jardim, cadeira, mesinha e chão de madeira

Até mesmo a varanda pode contar com móveis minimalistas. Fonte: Living4Media

Em suma, os móveis minimalistas são brancos. Eles não têm puxadores, já que eles são ocultos ou embutidos, possuem linhas retas e cores neutras. É muito comum encontrar peças feitas em vidro ou acrílico, principalmente em casas pequenas, madeira ou tonalidades mais claras, como bege e cinza.

O estilo minimalista causa impacto com o pouco, por isso é tão importante fazer uma boa curadoria de peças.

Móveis inteligentes como a cama, futon, pufes e cabideiros são alguns dos móveis encontrados no interior de decorações minimalistas.

Como eles naturalmente chamam mais atenção, é mais recomendado optar por cores neutras. Assim, você mantém o clima agradável e acolhedor que deseja.

3 Móveis minimalistas que não podem faltar na decoração

1) Cama box

Quer um quarto otimizado? Então, invista numa cama box. Elas evitam bagunça em casa, devido ao box embutido na parte inferior. Dessa forma, é possível guardar uma série de itens, de roupas de cama a acessórios que não combinam mais com o décor.

cama box baú no quarto minimalista

Tons neutros são os mais usados no estilo minimalista. Se quiser mais cores, decore a cama com as saias para cama box.

A base da cama deve ter tons claros. Dê preferência ao couro ou courino, porque são materiais mais fáceis de limpar em comparação a outros de tecido.

2) Mesa de jantar retrátil

Se a cozinha não tem muito espaço, ou a sala de jantar é pequena, dê preferência a mesa retrátil. O bom é que você pode escolher o tamanho que preferir, de acordo com o número de pessoas em casa. Então, quando não estiver em uso, é só fechá-la na parede.

Alguns modelos possuem prateleiras embutidas, ideais para manter outros itens bem guardados, como utensílios de cozinha mais usados e itens para mesa posta. Combine com um belo tapete para deixar o ambiente aconchegante.

3) Mesa de escritório retrátil

O home office merece ser confortável. Portanto, outro móvel minimalista que não pode faltar na decoração é a mesa retrátil. Com a mesma função da anterior, nesse caso, ela costuma ser menor, redonda, retangular ou quadrada, com espaço o suficiente para apoiar notebook e outros itens.

Quando não está em uso, ela é facilmente guardada, o que evita o excesso de itens ou atrapalha a circulação pela casa. Dê preferência aos móveis brancos, feitos em madeira.

 

Paleta de cores minimalistas

E falando em cores, você sabe quais são ideais para complementar a decoração sala minimalista, quarto e outros cômodos do lar?

Quando falamos no estilo minimalista, as tonalidades mais importantes são: branco, cinza e bege. Essas cores ditam a decoração e devem ser a base da ornamentação.  Até mesmo tons nude podem ser implementados no décor.

sala minimalista com sofa verde musgo mesa de centro de madeira e luminarias

O branco é a tonalidade principal da sala minimalista. Mas, veja como a madeira, junto às cores dourado, prateado e verde trazem mais beleza à decoração. Fonte: Unsplash

Tonalidades coloridas podem ser adicionadas, contanto que sejam claras e suaves, como as candy colors, também chamadas de tons bebê. Azul, amarelo, marsala, laranja e verde são ótimas opções para complementar o décor.

quarto minimalista com cama de casal com lençol rosa e almofadas coloridas

Comece a adicionar cores à decoração aos poucos. No quarto estilo minimalista, por exemplo, as roupas de cama vibrantes trazem mais personalidade ao cômodo.

Objetos decorativos no estilo minimalista

Objetos Decorativos Minimalistas, Vaso de vidro, elefante em ferro

Os objetos de decoração no estilo minimalista fazem toda a diferença, são usados para acrescentar cor ao ambiente.

Para imprimir mais identidade à decoração os ambientes precisam de acessórios decorativos. Mas para manter o estilo minimalista a curadoria precisa ser feita atentamente, seguindo o conceito “menos é mais”.

Você precisa decorar com um propósito, não adicione acessórios apenas por adicionar. Qual o objetivo daquela peça? O que você deseja expressar através de um quadro ou vaso decorativo?

Os espelhos decorativos costumam ser peças muito presentes na decoração estilo minimalista. Isso porque além de decorar o ambiente, eles também podem ser usados pelos moradores. Modelos de chão são ótimas recomendações, devido ao design moderno e estiloso.

Os acessórios para decorar feitos em material natural também são boas escolhas. Porque eles naturalmente criam um ambiente mais leve e aconchegante.

Uma ótima dica de decoração é apostar em um objeto grande, ao invés de vários elementos menores.

Aqui, separamos algumas ideias de acessórios decorativos minimalistas:

10 Ideias de decoração minimalista

Quer mais inspirações para toda a casa? Continue conosco e confira mais 10 fotos de decoração minimalista para renovar o décor com muito estilo, simplicidade e elegância:

decoração minimalista em sala de jantar

1. A decoração de casa minimalista é essencial para quem gosta de paz.

Sala de Jantar Minimalista com Carrinho de Bar com Taças

2. Detalhes em madeira combinam muito com estilo minimalista no design de interiores.

 Móveis de Escritório Minimalista com Tapete Grande e Estante de Madeira

3. Escritório minimalista moderno e elegante.

 Cadeira Branca e Cadeira Preta com Design Minimalista

4. As cores preta e branca são neutras, por isso estão muito presentes no estilo minimalista.

Decoração minimalista na cozinha, armário de cozinha inferior e geladeira estilo retrô amarela.

5. Sim, você pode usar uma geladeira retrô no estilo minimalista.

6. O ambiente minimalista, sem dúvidas, é cheio de estilo!

Banheiro minimalista com banheiro, estante, espelho redondo e gabinete de madeira.

7. E até mesmo em um banheiro é possível criar um ambiente minimalista.

Sala de estar minimalista com sofá de veludo de três lugares em verde musgo.

8. Mesmo em um decoração de interiores minimalista de sala de estar, o sofá continua sendo o protagonista.

Cozinha Minimalista com Móveis de Madeira, armário inferior e aéreo.

9. A cozinha minimalista precisa ser organizada e neutra.

Hall de entrada minimalista.

10; Aposte em enfeites minimalistas, como vasos, para o hall de entrada.

Decoração de cozinha minimalista

A cozinha estilo minimalista é perfeita para cozinhar e servir refeições. O ambiente precisa ser bem iluminado e uma ótima dica de decoração é apostar em móveis com linhas retas.

Cozinha minimalista com planta

As plantas para cozinha minimalista trazem tons de destaque ao ambiente

Lembre-se de que as cores neutras são as mais recomendadas para criar um cômodo neutro.

Cozinhas minimalistas com prateleiras e mesa de madeira.

O design de interiores minimalista dá um up na cozinha.

Cozinha minimalista com ilha de cozinha.

Uma cozinha com cores neutras é o mais recomendado.

Cozinha minimalista decorada com armário branco de madeira.

Os armários de cozinha deixam o ambiente mais clean

Cozinha moderna e minimalista, com bancadas e banquetas;

E você ainda pode apostar em um ambiente minimalista monocromático.

Decoração de banheiro minimalista

A decoração de uma casa minimalista pode ser impressa em todos os ambientes da casa, até mesmo no banheiro. Este ambiente é o local de mais intimidade no lar, muitas vezes é utilizado como fonte de relaxamento e descanso.

Banheiro Minimalista com Banheira

O ambiente minimalista para banheiro resultado em ótimos banhos!

Banheiro minimalista cinza com banheira grande e branca e espelhos grandes

O banheiro minimalista é muito relaxante.

Banheiro em madeira

E você ainda pode apostar em revestimentos mais naturais.

Um banheiro minimalista possibilita que o banho e o pós-banho sejam momentos ainda mais prazerosos.

Gostou? Então leia sobre Estilos de Decoração e descubra qual combina mais com você.

WestwingNow: a melhor loja de decoração online

Gostou das nossas dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração completamente sofisticada e o seu lar cada vez mais bonito!

Aproveite para conhecer o WestwingDesign, um projeto de decoração online. Neste projeto de design de interiores você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar. Aproveite!