Estilo Boho Chic

Um verdadeiro mix de cores, estampas, texturas e estilos, esse é o conceito do Estilo Boho. Tomou conta do mundo da moda e hoje é uma das estéticas mais desejadas para compor a decoração de interiores. O nome é derivado da expressão de língua inglesa Bohemian, que representa uma vida nômade, livre e de muita personalidade.

Estilo Boho Chic | westwing.com.br

O estilo boho chic se refere ao boêmio contemporâneo e ao gipsy chic. Neste guia, o Westwing te ensina a apostar nessa tendência através de acessórios e móveis para casa como colchas, almofadas, velas, baús, cômodas e pufes. Para criar harmonia entre um ambiente despojado e elementos mais sóbrios, confira nossas dicas para decorar com o estilo boho. Inspire-se!

Compre agora com até 70% off:

O que é Estilo Boho?

A principal influência do estilo boho é o mix entre referências étnicas, hippie, orientais e punk, combinadas a uma união entre os estilos romântico, country e vintage. E essa combinação de diferentes referências cria uma decoração exclusiva e cheia de personalidade.

Decoração de Quarto Boho Tons Terrosos, Tapete Redondo, Biombo Natural, Espelhos Redondos e Plantas

A mistura de elementos e propostas inusitadas fazem com que o estilo fuja dos padrões tradicionais, possibilitando a criação de uma decoração surpreendente nos ambientes. O que é ideal para quem deseja imprimir a própria personalidade ao décor.

Sala ampla decorada estilo boho chic. Sofá vintage cinza com almofadas, papel de parede em tons terrosos e muitas plantas em vasos de palhinha

O Boho Chic não é apenas uma fusão entre vários estilos, mas também uma mistura de criatividade, variedade de cores, alegria e, é claro, um toque final de elegância.

E, calma, o fato de misturar várias tendências não quer dizer que os cômodos sejam uma bagunça. O boho encontra um equilíbrio na pluralidade.

Móveis Boho 

Quais móveis fazem parte do Estilo Boho? Para as mobílias, peças vintage de madeira, couro, crochê ou camurça. Aquelas com linhas rústicas e arredondadas, são as mais indicadas. 

Substitua os sofás rígidos por assentos amplos e confortáveis que possuem formas dinâmicas para deixar tudo mais confortável.

As peças de madeira são quase uma obrigação, elas trazem conforto e você facilmente consegue encontrá-las em tonalidades claras. Além disso, móveis de madeira são ideais para trazer conforto térmico.

Sala boho chic em tons terrosos, com sofá duas lugares cinza, estante de madeira e acessórios decorativos em tons claros e materiais naturais

Pufes, paflons, cadeiras de balanço, divãs e robustos sofás e poltronas, por exemplo, são muito bem-vindos na decoração boho chic. 

Os bancos e pufes decorativos contrastando com tecidos coloridos também ajudam ainda mais a caracterizar esse estilo. São assentos muito confortáveis e geralmente trazem, de uma maneira suave, equilíbrio ao ambiente.

Os móveis menores são ideais para serem combinados com os grandes e o segredo é acrescentar alguns elementos de mobília baixos. Essa proximidade maior com o chão, traz bastante aconchego. 

Além dos assentos, as mesas de centro e camas baixas também são perfeitas e muito utilizadas. Aqui vai uma dica de ouro: combine-as com almofadas de chão.

Ideias de Móveis Boho

Varanda boho chic com sofá de palhinha escura e varal de luminárias de papel redondas. Puff cinza e tapetes claros
Sala de estar boho chic e moderno
Hall de entrada boho chic com chaiselongue de madeira e acessórios de madeira Home office boho chic, com rede de balanço, mesa e cadeira de madeira e plantas em vasos supensos Sala de estar boho chic com sofá de madeira e cadeira suspensa de tecido

Sala Boho: Receba os Amigos com Estilo

A decoração de sala boho é ideal para aqueles que querem transmitir aconchego aos moradores e convidados. Você pode apostar em assentos baixos, como bancos e pufes. E uma mesinha de centro baixa também é um bom acompanhamento.

Sala boho chic com mesa de centro, sofá e estante em madeira clara, com contraste em verde nos acessórios: plantas e almofadas

Esse é o tipo de decoração que convida as pessoas sentarem no chão e baterem um papo gostoso e fluído.

Sala de estar boho chic com área no chão para sentar. Tapete e almofadas coloridas contra parede azul

Acessórios Boho Chic

Acessórios de brechó, artigos de segunda mão ou elementos modernos: embora algumas peças pareçam não se encaixar individualmente na decoração, quando dispostas em conjunto, consegue-se um resultado inesperado e, consequentemente, um ambiente muito criativo.

Quarto boho chic com cabeceira de madeira, caixotes reutilizados como sapateiras, mesa vintage de cabeceira e assento de madeira ao pé da cama

A mistura de influências faz com que o ambiente comporte diversos acessórios. Pode-se misturar elementos hippies, como almofadas de pedraria e peças rústicas. Um vaso de barro antigo com produtos étnicos e tecidos indianos e cores, muitas cores

A dica para criar harmonia em um ambiente tão cheio de elementos é criar uma cartela de cores antes de começar a comprar ou reutilizar os móveis e objetos decorativos.

Aproveite, esse é o momento de expor seus artesanatos de viagens, suas compras de brechó e seus itens esotéricos. O Bohemian Chic é um estilo que permite que o dono da casa conte sua história através da decoração.

Sala integrada boho chic com estante repleta de acessórios decorativos que relembram momentos importantes

Então, quando se fala em enfeites para casa, misture artigos de diferentes colorações: souvenires; itens de antiquário; quadros; vasos; colchas artesanais; e tapetes, almofadas e cortinas floridas são boas pedidas.

Quarto Boho Chic

Adotar um quarto boho chic é ideal para relaxar e fazer do ambiente um verdadeiro ninho. Você tem uma maior liberdade para explorar a sua personalidade e estender seus gostos para acessórios, parede e jogo de cama.

Um guarda-roupa boho é comumente de madeira, assim como os outros móveis presentes no cômodo. 

Como a decoração do quarto precisa ser mais leve para possibilitar um maior relaxamento antes de dormir, aposte nas tonalidades claras como o bege e o branco.

quarto de casal boho com decoração marro e tons claros. Cabeceira de madeira, vaso com planta, tapete grane, almofadas, bancos e adorno na parede em macramê

Em travesseiros, almofadas, mantas e lençóis você pode inserir estampas e acessórios multicor.

Quarto boho chic com cama e roupas de cama coloridas estampadas em amarelo, rosa e roxo Quarto boho chic com parede amarela, luminárias pendentes rústicas e roupa de cama em tons de bege e laranja

Como imprimir o Estilo Boho na decoração?

Agora que você já sabe o que é o estilo boho, vamos ao que interessa. Como imprimir essa estética na decoração?

  • Cores e estampas: se você ama acessórios coloridos, esse é o seu momento. Você pode brincar com as tonalidades de todos os elementos presentes no cômodo, móveis, objetos decorativos e até mesmo paredes e portas.
  • Iluminação: uma das principais propostas do boho chic é trazer aconchego ao lar. A dica é apostar em diferentes pontos de iluminação, além da luz natural. Candelabro, luminárias, abajur, lustre, são alguns dos itens que você pode utilizar para acrescentar mais estilo e luminosidade ao ambiente.
  • Texturas: as pessoas amam tocar. Aposte em texturas que transmitem conforto tátil. Desde mantas a móveis, pense em tudo o que você gosta de sentir e acrescente a decoração de casa
  • Mistura e movimento: o ponto-chave está em encontrar um equilíbrio entre os diferentes estilos. Então, não exagere – só se você quiser – faça com que os elementos do ambiente conversem entre si. Uma boa dica para acrescentar movimento é brincar com os tamanhos dos itens.
  • Plantas e artesanato: eles não podem faltar, são essenciais para oferecer mais aconchego a casa.

DICA: Aprenda como fazer um painel de franjas: 

As Cores Boho: tu-do o que você precisa saber 

A cor desempenha um papel muito importante no estilo Boho. As principais tonalidades são preto, marrom, bege, verde oliva, e cáqui. Essas tonalidades são normalmente utilizadas como as cores base dos ambientes e ocupam o espaço com maior predominância.

Essas cores podem ser combinadas com tons vibrantes, mais vivos e brilhantes como o prata, ouro, amarelo, mostarda, azul, roxo ou violeta. 

Geralmente no Estilo Hippie Chic, entre três e quatro cores diferentes são mescladas de maneira simples e eficaz para obter um resultado criativo e chamativo na medida certa.

Sala boho chic com parede azul e sofá vermelho

As Estampas Boho: Como Acrescentá-las ao Décor?

Se está em dúvida de como inserir cores na decoração, as estampas são o melhor caminho. Você pode apostar em tonalidades mais vibrantes para acessórios decorativos, como almofadas, vasos, tapetes e cortinas. Dessa forma os tons sóbrios são responsabilidade da mobília.

Quarto boho chic com tapetes estampados, almofadas coloridas na cama Sala de estar boho chic relaxante, com almofadas em estampas variadas e coloridas em preto e branco

Misturar estampas é outra atitude bastante evidente na decoração boho. As principais padronagens incluem motivos florais, étnicos, românticos, adamascados, indianos e de cashmeres, arabescos e patchwork

Como uma das grandes características desse estilo são as plantas, apostar em estampa de folhagens e florais não tem erro. 

As famosas estampas étnicas também são um verdadeiro charme e combinam muito com o hippie chic quando representadas nos tapetes grandes da sala ou quarto.

Materiais para utilizar em uma Decoração Boho

Quais os materiais típicos do Estilo Boho? Essa estética permite que materiais que não costumam ser usados juntos se encontrem. Aqui, o passe é livre para a mistura de lã com palha, de couro com vime ou de veludo com pedrarias e, é claro, muita madeira!

Sala boho chic com iluminação natural e móveis feitos em madeira. Sofá azul ao centro

Você pode sobrepor tapetes de diferentes materiais para dar um ar mais aconchegante ao ambiente. Mantas e almofadas em diferentes tipos de tecidos e texturas também são uma ótima opção.

Os vasos e os cestos são ótimos elementos decorativos para trazer materiais criativos ao ambiente, como fibras naturais e – por que não? – o cimento. Se você gosta de exclusividade, acrescentar uma escultura também pode ser uma boa escolha.

Uma vantagem desse estilo é que você pode inovar e ousar na decoração da sua casa sem medo de errar.

Moda “Mix & Match”

As estampas são elementos de muita importância para o design de móveis e acessórios no Estilo Boho.

A moda “mix & match” que, se traduzida para o português, significa “misturar e combinar”, representa perfeitamente o estilo. Não somente os materiais, mas as estampas também devem ser mescladas entre si. 

Fronhas com look Batik, cortinas com decoração de flores, mantas e tapetes com estampas de animais ou em patchwork, não há limites. 

Sala boho chic com mistura de cores e estampas

As estampas étnicas podem ser muito fáceis de combinar, gerando uma atmosfera exótica e lembrando o estilo hippie e os anos 70!

Plantas 

As plantas dão uma sensação de leveza ao ambiente, além de trazer natureza para a decoração. Elas dão vida ao ambiente, por isso são essenciais na decoração estilo boho.

Invista em vasos de plantas e espalhe pela casa, crie um jardim vertical para criar um clima de bem-estar nos ambientes.

Plantas na decoração da sala boho chic em tons claros Cacto na decoração do quarto boho chic Plantas na decoração boho chic

Vasos de barro, cachepots e cestos vão dar um charme maior às plantas. Aposte também em hangers para pendurar suas plantas.

Neste tipo de estética, as plantas mais utilizadas são costela de adão, cactos e samambaias. Esse é um ótimo motivo para aprender um pouco mais sobre jardinagem.

Decoração Boho

Liberdade e natureza, estas duas palavras resumem a composição de uma casa em decoração boho. 

Para isso, o uso de cores fortes é ideal na hora de “vestir” um ambiente, dentre elas o dourado, caramelo, mostarda, verde, marrom, roxo, vermelho e laranja, em todas as suas tonalidades. 

Especialmente quando combinadas de um jeito simples e que chame a atenção para uma perfeita harmonia.

Misturar estampas é outra atitude bastante evidente na decoração hippie chic. As principais padronagens incluem florais, étnicos, românticos, adamascados, indianos e de cashmeres, arabescos e patchwork. 

Sala de estar boho chic em tons claros, com tapete de parede azul em destaque

Tanto elas quanto as cores citadas podem ser impressas nos móveis e adereços ou surgir por meio de tinta e papel de parede nos revestimentos e esquadrias.

Para as mobílias, peças vintage de madeira, couro, crochê ou camurça, com linhas rústicas e arredondadas, são as mais indicadas.

 Pufes, paflons, cadeiras de balanço, divãs e robustos sofás e poltronas, por exemplo, são muito bem-vindos na decoração gipsy chic. 

Quanto aos enfeites para casa, misture artigos de diferentes colorações: souvenires; itens de antiquário; quadros; vasos; colchas artesanais; e tapetes, almofadas e cortinas floridas são boas pedidas.

Sala de estar boho chic com acessórios decorativos e sofá de madeira com almofadas

Decoração Boho por Todos os Ambientes

A característica combinação de padrões da decoração hippie chic a faz ser uma das vertentes de décor mais versáteis e descontraídas. Por isso, ela proporciona ao morador a liberdade de navegar por inúmeras opções decorativas e para praticamente todos os cômodos.

Quarto boho chic com cortina ampla e cama rústica com cabeceira de madeira e lâmpada pendente de palhinha Quarto boho chic minimalista, cabeceira circular de palhinha bege Quarto boho chic amplo, com acessórios decorativos em madeira e plantas

Em salas de estar, jantar e cozinha ela confere uma atmosfera aconchegante, ousada e acolhedora, enquanto em um quarto de bebê, closet ou home office transmite suavidade, leveza e alegria.

Quarto boho chic rústico com adolescente sentada na cama laranja, chapéus na parede com luminárias em cascata

Westwing Decoração, Móveis e Lifestyle

Você já conhece o Westwing? Conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas com as melhores marcas de décor e moda com descontos de até 70%, dá pra acreditar? Vem!

Leia Também: