Copo para Whisky

Copo para Whisky

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCopo para Whisky

Você sabe a diferença entre um copo para whisky e um copo comum? Whisky é o termo genérico dado a bebidas alcoólicas destiladas feitas a partir de grãos de malte. Diversos fatores influenciam na qualidade da bebida. Entre eles estão os grãos utilizados na receita, o local de destilação, o tempo de cura e o tipo de barril utilizados no processo.

Uma vez escolhido o whisky é hora de servir a bebida. Para que seu sabor seja apreciado em toda a sua intensidade é fundamental escolher um copo adequado. O copo para whisky permite a apreciação do aroma, facilitam a degustação e tornam a experiência de consumo da bebida muito mais prazerosa para o paladar. O Westwing preparou um guia para te ajudar a escolher um copo adequado para servir whisky. Conheça as principais características dos produtos utilizados para a degustação e confira dicas sobre como apreciar ao máximo o sabor da bebida.

Como Escolher um Copo para Whisky

Quem admira o sabor de um bom whisky costuma dedicar tempo e atenção à pesquisa sobre os tipos e a qualidade do produto. Tão importante quanto os ingredientes contidos nas receitas é o recipiente utilizado para servir. Na verdade, especialistas no assunto concordam que o tipo de recipiente utilizado na degustação tem influência direta no sabor da bebida.

Há diversos tipos de copo para whisky. Escolher entre as diversas opções dependerá dos aspectos de degustação que você deseja ressaltar. A curvatura e o formato do copo estão entre os fatores mais importantes acerca da escolha de um bom copo para whisky. Uma peça com a boca mais estreita irá permitir uma melhor apreciação do aroma do malte. Isso porque essa característica de design permite que o aroma chegue ao nariz sem se dispersar pelo ambiente.

O design do copo para whisky determina a área de contato entre o vidro e a palma da mão, interferindo na temperatura que a bebida chega até a boca. Se o objetivo é saborear  o whisky gelado, um copo mais largo fornecerá espaço suficiente para acomodar o gelo sem que a bebida chegue até  as extremidades.No entanto, degustadores profissionais recomendam que a apreciação técnica seja feita em uma taça similar às taças de vinho para que a temperatura da mão não altere o sabor da bebida.

Dicas para Degustar o Whisky

Confira algumas dicas para apreciar o sabor do whisky em sua totalidade

Especialistas recomendam que o copo seja preparado antes de servir a bebida. Certifique-se de que recipiente esteja em temperatura ambiente. Coloque um pouco de whisky no copo e agite de modo a molhar todo o interior do recipiente com o líquido. Deixe repousar por alguns minutos.

Antes levar o copo até a boca, agite um pouco o líquido e aprecie o aroma do malte.

Coquetéis a base de whisky são uma boa opção para aqueles que consideram o sabor da bebida forte demais. No entanto, é importante escolher um whisky cuja composição harmonize com os outros ingredientes do coquetel.

 

Próximas campanhas