Pratos: modelos e materiais

Existem peças em nossa casa que são indispensáveis no dia a dia. O prato é uma delas. Pare um pouquinho e pense como seria sua rotina sem este objeto. É praticamente impossível pensar em algo assim, concorda?  É com o prato que as refeições podem ser servidas de forma prática e funcional, para que apreciemos cada ingrediente de maneira cômoda e tranquila. Porém, você sabe escolher o tipo de prato ideal de acordo com aquilo que irá oferecer no almoço ou jantar?

Pratos: modelos e materiais | westwing.com.br

Para que não reste nenhuma dúvida, o Westwing selecionou algumas dicas para não errar nesse momento tão importante. Aqui, você irá aprender qual comida deve ser posta no prato fundo e qual deve ir ao prato raso, por exemplo. Além disso, separamos algumas regras de etiqueta para a hora de montar a mesa posta. Confira tudo isso e muito mais!  

Compre agora com até 70% off:

Mesa posta com pratos estilosos e talheres dourados

Como escolher o prato ideal?

Quando for comprar os utensílios para sua casa, tenha em mente que cada prato tem uma finalidade específica de acordo com a refeição servida. O prato fundo, por exemplo, é indicado como prato para servir sopas e caldos, pois evita que o líquido vaze do recipiente, tornando a experiência mais confortável e cômoda.

Se você for servir uma massa que tem muito molho, use este modelo também. Porém, fique atento: para oferecer cremes e molhos separados, escolha uma pequena cumbuca ou molheira. Nunca eles devem ser providos em pratos fundos.

Já o prato raso é ideal para se colocar a refeição principal. Alguns modelos de pratos possuem as bordas um pouco mais altas, a fim de que nada escorregue para fora no momento de cortar os alimentos, como as carnes, por exemplo.

Para adocicar, o doce é servido em um prato de sobremesa, que é sempre menor que os dois anteriores. Não se esqueça de acompanhá-lo com o talher ideal para essa função.

Mesa posta para duas pessoas com pratos verdes e talheres dourados, flores, taças de vidro, sobre tecido rosa claro

Prato Raso

O mais comum e usado dos pratos, na hora de escolher o material ideal para o prato raso, leve em consideração quesitos como durabilidade, estilo da peça, versatilidade, cores que estejam em harmonia com os demais itens. As possibilidades são inúmeras, mas para garantir que as peças sejam utilizadas por muito tempo, opte pelos seguintes materiais para prato raso:

  • Prato raso de vidro: transparente e elegante, será ideal para o dia a dia e para composições de mesa com acessórios ousados.
  • Prato raso de acrílico: confere um efeito visual parecido com o prato de vidro, porém é mais durável, perfeito para festas e reuniões familiares.
  • Prato raso de porcelana: a porcelana é o material padrão dos jogos de pratos mais tradicionais e refinados. Costuma ser o item mais cobiçado das listas de casamento e, por isso, deve ser escolhido estrategicamente de acordo com o gosto do casal de maneira harmoniosa ao tempo e às tendências específicas.
  • Materiais naturais: se você quer ousar e garantir um efeito visual tropical à composição de mesa, busque pratos de bambu, pratos de madeiras e fibras e complete com têxteis em cores quentes.

Mesa posta com prato raso preto e talheres dourados e copos de vidro

Prato Quadrado

O prato quadrado veio como uma inovação no mercado. Antigamente, os pratos redondos eram fabricados neste formato por ser o formato que as máquinas conseguiam fazer. Depois, com o avanço tecnológico nas formas de vidro e de porcelana, esse tipo de prato  veio com tudo para inovar e trazer modernidade e simplicidade à mesa.

Ele caiu tanto no gosto de uma mesa bem decorada e aliada com design impecável, que podemos encontrar petisqueiras e conjuntos completos de prato quadrado. É perfeito para qualquer momento à mesa e não existem restrições quanto ao seu uso. Só alguns cuidados na hora de combinar as diferentes opções de estampas e tantas opções de cores que, com certeza, você não irá resistir!

prato quadrado com guardanapo de tecido azul, talheres dourados, taças de vidro e flores

Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de prato quadrado para comprar. Para usar um prato quadrado não tem segredo, ele segue basicamente a mesma regra dos redondos, sendo apenas mais moderno e cheio de personalidade, por ser inusitado.

Os kits de pratos oferecem peças como prato quadrado fundo e também com pires para café. Por isso, se você precisa de um jogo completo de prato quadrado, encontrará conjuntos super completos com até 42 peças. Se você preferir, pode, primeiramente, investir em um prato quadrado avulso, mas certamente irá se apaixonar!

O prato quadrado também é vendido em diferentes cores, como prato quadrado preto, branco comum, com estampas de bolinhas, bordas douradas e no estilo oriental. 

Prato Redondo

O tradicional prato redondo tem na versatilidade sua mais importante característica. Isso porque, além da grande quantidade de modelos variados, podem combinar com praticamente todos os demais acessórios da mesa posta

pratos estampados com peixes e decoração navy em azul e toalha de mesa xadrez, taça de vidro e talheres pretos

Suas versões mais clássicas apresentam desenhos torneados e bordas trabalhadas, já o prato redondo moderno é liso e mais simples, para quem aposta na ideia de que menos é mais.

Quanto ao seu traço decorativo, o prato redondo é peça-chave não só para servir, como para compor belas apresentações. Para uma mesa neutra ou preta e branca, por exemplo, pratos redondos avulsos vão bem com talheres de prata e guardanapos beges ou marrons. 

Porém, este modelo também permite um arranjo alegre: enquanto ele dá o tom calmo, sousplats, jogos americanos, copos e guardanapos podem destacar toques coloridos ou estampados.

Qual o melhor material para os pratos?

Os materiais mais usados na produção de pratos são a cerâmica e a porcelana, sendo ambos materiais compostos por argila. A principal diferença entre os dois se dá por conta dos outros materiais agregados e da maneira como é fabricado.

Apesar de muito resistente, o prato de porcelana é perfeito para expressar mais delicadeza e luxuosidade. Por não ser poroso, este material é 100% impermeável. Além disso, a legítima porcelana é branca e translúcida, sem apresentar sinais de poros na superfície.

Mesa posta com pratos brancos com detalhes azul, guardanapo de tecido azul com anel dourado, taça de vidro e sousplat de madeira

Já o prato de cerâmica também tem grande resistência, porém pesa mais que a porcelana. O trato no acabamento de cada modelo de prato de cerâmica pode gerar características diferentes ao produto final, mas, mesmo assim, a porosidade se faz notável, bem como a permeabilidade da peça.

O tradicional prato de vidro também segue sendo popular. De conhecida durabilidade e resistência, os pratos de vidro são simples e têm excelente custo benefício, justamente por serem básicos e ideais para o dia a dia.

O prato e as regras de etiqueta

Regras de etiqueta sobre a mesa são importantes para sabermos como nos comportar no momento das refeições em qualquer ambiente. Assim, almoços e jantares se tornam mais harmoniosos e agradáveis.

Mesa posta para duas pessoas com pratos verdes e talheres dourados, flores, taças de vidro, sobre tecido rosa claro

Na hora de montar a mesa, fique atento à posição que todos os utensílios devem ocupar: No centro, onde a pessoa irá se sentar, devem ficar os recipientes em que ela irá servir a comida: primeiro o sousplat, por cima dele o prato raso e, sobre este, o prato fundo. Se for servir pão, o prato específico para este alimento deve ficar em posição noroeste em relação ao centro.

À direita dos pratos precisam ficar, seguindo a lógica de “fora para dentro”, a colher de sopa, a faca para a entrada e a faca para o prato principal. Já ao lado esquerdo dos pratos, são colocados o guardanapo, o garfo para a entrada e o garfo para o prato principal.

Para indicar que já está satisfeito e terminou de comer, coloque os talheres utilizados sobre o prato de forma paralela. Além disso, as bases devem estar localizadas para baixo e a faca deve se manter sempre acima ou à direita do garfo.

Por fim, quando a refeição estiver concluída e tudo já estiver servido, como a sobremesa e o café, coloque o guardanapo de pano ao lado direito do prato sem dobrar, a fim de indicar que foi utilizado.

Gostou? Então, saiba mais sobre pratos personalizados, pratos Le Creuset e decoração com pratos. Inspire-se!

Westwing: a melhor loja mesa posta, louças e decoração online 

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com ofertas de até 70% OFF.

Leia Também: