Como Escolher Lâmpadas

Como Escolher Lâmpadas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Escolher Lâmpadas

Você sabe como escolher lâmpadas adequadas para as suas necessidades? O tipo de lâmpada utilizado na composição de um ambiente reflete tanto na estética quanto na funcionalidade da casa. Economia, eficiência, segurança e apelo estético estão entre os fatores mais importantes a se observar acerca da escolha do modelo ideal para cada cômodo.  

Saber como escolher lâmpadas para cada tipo de cômodo é um dos elementos chaves para a composição de um ambiente funcional e agradável aos sentidos. Uma lâmpada adequada facilita a realização das atividades que fazem parte da rotina em um espaço, tornando o ambiente mais seguro e viabilizando o seu melhor aproveitamento. Na cozinha, por exemplo, são necessários modelos que permitam que os alimentos e utensílios sejam vistos com nitidez. Confira o guia preparado pelo Westwing e aprenda como escolher lâmpadas adequadas para cada tipo de ambiente do seu lar.

Como Escolher Lâmpadas

A escolha de uma lâmpada adequada depende das características específicas de cada cômodo a ser iluminado. A funcionalidade é o primeiro aspecto a se considerar para uma boa escolha. Em seguida, o apelo estético e a atmosfera que você deseja criar em cada ambiente também precisam ser levados em conta.

Em termos funcionais, uma lâmpada precisa proporcionar iluminação suficiente para permitir que as atividades desenvolvidas dentro de um cômodo sejam concluídas com segurança e eficiência. Nessa etapa do planejamento, aspectos como o tipo de planta, a incidência de luz natural dentro de cada espaço e as necessidades específicas de cada morador precisam ser considerados. Esses fatores determinarão a escolha de um produto adequado às suas necessidades. Uma maneira simples e efetiva de identificar as necessidades funcionais para cada espaço é fazer uma lista com as características e necessidades de cada compartimento.

A luz é um fator determinante para a criação da atmosfera de um ambiente. Muitas vezes o fator praticidade acaba sendo determinante para a escolha da lâmpada principal de um cômodo. No entanto, também é muito importante que moradores e convidados se sintam confortáveis e bem acolhidos em cada um dos cômodos da casa e, por  isso, é fundamental saber como escolher lâmpadas.

Lâmpadas para fontes de luz secundárias podem ser utilizadas para explorar aspectos estéticos de iluminação. Produtos como luminárias de mesa, luminárias de chão e abajures podem receber lâmpadas de função estética que ajudarão na composição da atmosfera do espaço.

Tipos de Lâmpadas

Conheças alguns dos principais tipos de lâmpadas disponíveis no mercado e suas indicações para as diferentes áreas da casa. Com esse pequeno guia o processo de como escolher lâmpadas para a sua casa se tornará muito mais fácil.

Lâmpadas incandescentes estão entre as opções mais comumente utilizadas em ambientes residenciais. Elas produzem um facho de luz de aspecto amarelado que é emitido em todas as direções. Trata-se do tipo de lâmpada mais facilmente encontrado no mercado. O baixo custo de compra é uma das principais vantagens desse tipo de produto. Lâmpadas incandescentes são mais indicadas para uso em ambientes domésticos e em fontes secundárias como luminárias e similares. Quando utilizadas dessa forma elas contribuem para a criação de uma atmosfera aconchegante e intimista.

Lâmpadas fluorescentes são conhecidas por produzirem um facho de luz de aspecto esbranquiçado. No entanto, hoje em dia é possível encontrá-las em uma ampla gama de tons. Elas possuem ciclo de vida bastante prolongado e costumam ser econômicas em termos de consumo energético. São muito indicadas como lâmpada principal para espaços onde há a necessidade de iluminação intensa e prolongada como a cozinha e o escritório.

Lâmpadas halógenas possuem como principais vantagens a ampla gama de reprodução de cores e variedade de designs. A intensidade do facho de luz desse tipo de lâmpada pode ser controlado através de dimmer, alguns produtos permitem o controle da direção do foco de luz. Essas características tornam as lâmpadas halógenas uma excelente opção de luz secundária e luz focal para realçar elementos de decoração em ambientes residenciais e comerciais.

Lâmpadas LED estão se tornando cada vez mais populares devido às diversas vantagens associadas ao seu uso. O baixo consumo energético, o ciclo de vida prolongado e uma construção baseada em materiais reciclados tornam esse tipo de produto uma excelente opção de lâmpada para uma iluminação sustentável e econômica em termos de consumo energético. Elas são excelentes para a composição de efeitos de iluminação e fonte de luz secundária em cômodos com o banheiro, área de lazer e a sala de estar.

Viu como escolher lâmpadas ficou mais prático e simples com essa lista do Westwing?

Próximas campanhas