Como Cuidar de um Bonsai

Como Cuidar de um Bonsai

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Cuidar de um Bonsai

Bonsai, que em japonês significa “árvore em vaso”, nada mais é que a reprodução de um arbusto real em miniatura. Com os cuidados necessários, paciência e a devida atenção ao crescimento e estrutura dos galhos, a mini árvore pode tornar-se uma verdadeira obra de arte. Ligados à cultura oriental, em geral, e não apenas à arte japonesa, os bonsais são cultivados desde o ano 200 d.C., sendo plantados por lazer no Ocidente já há 200 anos.

Saber como cuidar de um bonsai é prática considerada terapêutica, já que exige técnicas de cultivo mais complexas e delicadas que uma planta comum e que têm por objetivo simular as mesmas características de uma árvore normal, ou seja, de porte maior. As páginas do Westwing não apenas informam sobre decoração com estilo, mas também inspiram com novidades para um lar natural e cheio de energia. Confira, a seguir, como cuidar de um bonsai!

COMO CUIDAR DE UM BONSAI PINHEIRO

Um dos tipos mais plantados em todo o mundo, o bonsai pinheiro também é conhecido como pinus ou pinheiro negro e chega a viver centenas de anos. No entanto, para tal, é necessário entender como cuidar de um bonsai pinheiro da forma certa, visto que essa é uma das espécies que mais precisam de métodos específicos de cultivo.

A primeira característica a se considerar antes de aprender como cuidar de um bonsai é a insolação que mais o agrada: no caso do bonsai pinheiro, áreas externas são as mais indicadas; ele necessita de pelo menos seis horas de sol por dia, de preferência sem nenhuma sombra, e gosta de locais abertos. No inverno, o bonsai pinheiro resiste a baixas temperaturas.

Quanto às regas, como cuidar de um bonsai pinheiro inclui molhar sua terra diariamente com água potável, até que o líquido saia pelos orifícios do vaso; antes de regar, é importante verificar se o solo está seco. Em dias muito quentes, a espécie pode ser regada até duas vezes por dia, inclusive seus galhos e copa. Já a adubação pode ser feita na primavera e no outono, com orgânicos de decomposição lenta e adubos ricos em nitrogênio.

COMO CUIDAR DE UM BONSAI DE JABUTICABA

O bonsai jabuticabeira está entre as espécies frutíferas preferidas. Alguns métodos de como cuidar de um bonsai deste tipo são fundamentais para sua saúde: a insolação, por exemplo, deve ser de quatro horas, porém, em horários em que o sol não esteja tão forte. Por isso, sacadas e varandas são os espaços ideais para o bonsai de jabuticaba.

Saber como cuidar de um bonsai jabuticabeira no verão necessita lembrar que a espécie aprecia solos encharcados; já durante o inverno, a rega precisa ser moderada. A indicação é molhar a superfície da terra somente quando estiver bem seca, caso contrário sua experiência em como cuidar de um bonsai será negativa, já que o bonsai pegará fungos.

A adubação de um bonsai de jabuticaba deve ocorrer na primavera e nunca antes de um mês de seu transplante. A troca de terra dessa espécie deve ser feita a cada um ano e garantir um solo com boa drenagem, sendo que na hora de realizar a transplantação apenas 50% das raízes, no máximo, devem ser podadas.

COMO PLANTAR BONSAI?

Como cuidar de um bonsai também envolve o seu plantio. Independentemente da espécie, é essencial entender o tipo de bonsai que será plantado, bem como suas necessidades, poda, aramagem, adubação e troca de terra. Em geral, para aprender como cuidar de um bonsai você deve dispor de um vaso raso, largo e com furinhos para drenagem. Arrisque-se e tenha um lindo bonsai em casa!

Próximas campanhas