Taça de Vinho

Taça de Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTaça de Vinho

No momento de confraternizar com os amigos ou com a família, uma mesa bem decorada e com itens ideais faz toda a diferença. E para esses momentos não podemos esquecer de uma bela taça de vinho. A peça é o coringa para jantares e comemorações mais serias servindo com um lindo adorno e otimizando sua decoração de mesa.

Segundo a maioria dos médicos tomar um cálice de vinho por dia faz muito bem a saúde. E tomar um cálice acompanhado pode ser melhor ainda, portanto a taça de vinho deve ser um item essencial para se ter na cozinha, no bar ou qualquer local propícios para comemorações. Fabricadas em vidro e com os mais incríveis detalhes em sua extensão a taça de vinho ainda colaborará de forma única para sua decoração. Saiba mais sobre esse acessório e também sobre a taças para vinho tinto!

Formatos de Taça de Vinho

A taça de vinho é composta por três partes: o pé ou base, haste e bojo. A base é responsável por garantir segurança à taça e seu tamanho está relacionado as outras partes da peça. A haste serve para segurar o copo e oferece elegância, enquanto o bojo, onde o vinho é depositado, é necessário para oxigenar cada tipo de vinho. O vidro no qual os copos de vinho são feitos devem ser preferencialmente finos, de modo que a pureza e a cor do vinho possam ser exibidas perfeitamente.

O sentido do paladar está na língua, que por sua vez distribui os catalisadores de sabor em pontos diferentes: na ponta da língua pode-se perceber os sabores doces, enquanto que na parte posterior notamos o sabor mais ácido e amargo. A taça de vinho tem a tarefa de direcionar o vinho para o lugar ideal, de forma que possamos sentir todo o seu sabor. Cada uva produz um tipo de vinho, assim cada variação tem propriedades diferentes e precisa de sua respectiva taça de vinho.

Taça_de_Vinho

Taça de Vinho Tinto e Taça de Vinho Branco

Não é muito difícil saber se estamos bebendo um vinho tinto ou branco, mesmo sem vê-los. Suas características são muito distintas e, por isso, suas taças também são diferentes. A taça de vinho branco é mais estreita, com um bojo menor. A principal razão para isso é que o vinho branco não precisa de tanta oxigenação quanto o vinho tinto para maximizar as suas propriedades.

O vinho branco tem um sabor mais proeminente quando é resfriado e é por isso que a forma menor da taça tem por objetivo manter essa temperatura e não oxigenar o vinho.

Características da Taça para Vinho Tinto

De um modo geral, vinho tinto tende a conservar melhor seu sabor e suas propriedades quando servido em taças maiores.

O bojo da taça para vinho tinto é mais volumoso e arredondado em comparação a outros tipos, sendo a borda mais larga que o comum. Longe de serem meros detalhes de design, essas características específicas permitem uma melhor apreciação do aroma encorpado a bebida. O objetivo é permitir uma área de superfície maior para assegurar que o vinho entre em contato com o ar.

Materiais para Taça de Vinho de Tinto

Taças de vinho tinto são normalmente feitas de vidro ou de cristal. Você conhece a diferença entre os dois materiais? Para começar, todo cristal é de vidro, mas nem todo vidro é de cristal.
Em geral, o teor de chumbo no vidro é o principal determinante para a classificação de um material como vidro ou de cristal. A intensidade da presença de chumbo suaviza o vidro transformando-o em cristal – um material mais flexível e delicado.

taça para vinho

Tipos de Taça para Vinho Tinto

Taça para vinhos tintos encorpados ou do tipo Bordeaux: esse tipo de taça para vinho tinto possui bojo mais alto que modelos similares. Ela é projetada para a degustação de vinhos tintos mais complexos como Cabernets e Merlots. A forma do bojo faz que o vinho deslize mais facilmente para o fundo da boca, o que maximiza a apreciação do seu sabor.

Taça para vinhos tintos do tipo leve ou Borgonha: esse tipo de taça possui bojo de altura um pouco menor que as do tipo bordeaux. No entanto, sua estrutura mais larga direciona o vinho para a ponta da língua, o que maximiza a apreciação de sabores delicados.

Taça de Vinho Vermelha

Explorar o uso da taça de vinho vermelha não precisa se resumir ao momento romântico que precede o sacar de uma rolha, em jantares intimistas. Os diversos modelos de taças, bem como as inúmeras ocasiões que podem exigir o tilintar de taças em um saudoso brinde, garantem versatilidade ao uso da sua taça de vinho vermelha sem que seja necessário esperar meses até a próxima ocasião.

De aniversários a casamentos e festas natalinas e de Réveillon, entre tantas outras ocasiões, há um uso pontual para a taça de vinho vermelha, o que expande a arte de servir vinho a um novo patamar, no qual a peça conquista qualidades de protagonista, igualmente, caindo muito bem na decoração ao redor.

O uso da taça de vinho vermelha pode ser o diferencial para que a decoração dialogue mais ainda com os elementos à mesa. Decorações em branco, por exemplo, são complementadas com estilo pela taça de vinho vermelha, valendo-se o mesmo para composições em preto. Assim, taças de vinho são brandidas em nome de um brinde providencial, mas que tenha tudo a ver com a decoração.

Materiais diversos são utilizados para confeccionar o estilo de uma taça de vinho vermelha. Da sempre sofisticada taça de cristal aos versáteis modelos em prático ou acrílico, além do tradicional modelo em vidro, surpreendem de acordo com as suas necessidades. Todo o glamour da taça de vinho vermelha pode ser complementado, inclusive, desvendando os segredos de servir um bom vinho, como veremos a seguir.

Qual o Melhor Vinho para Acompanhar as Refeições?

É verdade que não há regras tão rígidas sobre este assunto, mas há algumas regras gerais que são aconselhadas para melhorar a experiência tanto da degustação do vinho quanto da comida. Para ocasiões especiais é sempre bom se fazer escolhas acertadas e ter tudo da melhor qualidade.

A regra básica é que carnes, embutidos e queijos devem estar sempre acompanhados de um vinho tinto, enquanto peixes devem ser servidos com vinho branco. E, claro, não se esqueça de ter uma taça de vinho adequada para todos os casos descritos acima.

Servir na Taça de Vinho

Esta é uma questão realmente muito importante se você quer ser um especialista em vinhos. Como nos restaurantes, as taças de vinho nunca devem ficar cheias até a borda, o que tem uma explicação muito simples e útil: o vinho deve ser oxigenado, então se servimos a taça de vinho até o fim haverá apenas uma pequena proporção desta quantidade a liberar aroma. Contudo, se servimos a taça de vinho pela metade , todo o seu conteúdo estará perfeito.

Portanto, não seja impaciente: se você quiser desfrutar de um bom vinho, deve servi-lo corretamente.

Como Segurar a Taça de Vinho

Esse problema afeta toda taça de vinho, porém mais a de vinho branco pela seguinte razão: o vidro da taça de vinho branco é muito fino, não sendo suficiente para barrar o calor das mãos. Portanto, para proteger a bebida, o melhor é segurar a taça de vinho branco pela haste.

taça de vinho

A Temperatura Ideal

Para apreciar o vinho no seu melhor, deve-se seguir todas as dicas acima, mas também é importante controlar a sua temperatura. Primeiro é necessário ter a garrafa em uma condição ideal e, segundo, manter essa temperatura uma vez que a bebida é servida na taça de vinho. Por fim, o vinho branco deve ser servido entre 8 e 10 graus Celsius, enquanto o tinto requer entre 15 e 17 graus Celsius.

Como dica final, não tente colocar a taça de vinho na geladeira para aprimorar o sabor, já que o vidro congela e impede a visão do conteúdo. Com todas estas informações, agora você poderá desfrutar de uma taça de vinho como um verdadeiro sommelier!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas