Decoração estilo industrial

A decoração estilo industrial está cada vez mais presente no décor contemporâneo, trazendo um pouco do charme urbano para dentro das nossas casas. 

Na verdade, talvez seja mais correto dizer que foram as casas que invadiram os espaços industriais quando, em Nova Iorque, inquilinos descolados transformaram antigos galpões em lofts modernos. 

Entre as principais características deste estilo estão os espaços amplos, rudimentares e ambientes integrados, com suas estruturas expostas em contraste com uma decoração sofisticada.

Casa com Decoração Industrial. Sala de estar estilo industrial com lustre preto com cristais, vigas aparentes pretas, spots de luz amarela, sofá marrom e espaço amplo, com ambientes integrados | Westwing.com.br

O que é o estilo industrial?

O estilo industrial surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos. De lá para cá, se tornou uma das decorações mais famosas, ao misturar elementos rústicos, contemporâneos e vintage com muita sofisticação.

Casas com decoração industrial moderna valorizam texturas, como concreto, couro e metais; cores fortes e sóbrias, sobretudo preto e cinza, além de boa iluminação natural e artificial e móveis de design requintado, valorizando peças retas.

Para conhecer melhor este tipo de decoração, o Westwing elegeu seis características de apartamentos e casas estilo industrial.

Concreto e tijolo nas paredes

A inspiração no design de interiores industrial tem muito a ver com as características primárias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de cimento queimado e tijolos aparentes. 

O acabamento fica a cargo da suavidade do décor que equilibra a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes. Escolha materiais naturais como a madeira, tecidos macios como o algodão e a lã, ou ainda aposte no fake fur.

 

Decoração sala de estar estilo industrial. Sofá de couro na cor marrom, com pelego fake fur marrom | Westwing.com.br
Decoração moderna da casa com quadro, sofás, vasos e paredes de tijolos aparentes | Westwing.com.br

Decoração industrial x espaços amplos

Semelhante a estrutura dos galpões industriais, os ambientes que seguem este estilo são amplos e funcionais, planejados para integrar os espaços de convivência com muito charme e praticidade. 

Sem paredes para isolar as pessoas, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço, ideal para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo. Os ambientes integrados proporcionam melhor movimentação pela casa, funcionalidade e praticidade no cotidiano.

Casa moderna com decoração industrial. Luminária metálica, sofá cinza, móveis modernos, vigas e tijolos aparentes | Westwing.com.br

Encanamentos e vigas aparentes

Os encanamentos e vigas aparentes também fazem parte da estrutura crua presente no estilo industrial. Quando colocados em evidência instantaneamente criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração. 

O truque é equilibrar o peso dos metais expostos dando vida aos ambientes através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.

Casa com decoração estilo industrial, com móveis modernos, tijolos aparentes. Sala de estar e escritório formam o ambiente integrado | Westwing.com.br

Iluminação industrial: portas e janelas largas

As portas de estilo rústico e janelas largas de vidro e ferro fazem parte da decoração industrial.

As portas dão versatilidade aos ambientes, permitindo ampliar espaços ou dar privacidade. As janelas exploram a iluminação natural, imprescindível em casas industriais.

Decoração industrial na sala de estar e cozinha. Ambientes integrados com janelas grandes e forte iluminação natural | Westwing.com.br

O ‘dois em um’

O estilo industrial é também sobre a otimização dos espaços. Os ambientes não apenas se fundem, mas acumulam funções.

Uma sala pode se transformar em quarto quando cai a noite, por exemplo. Ou sua cozinha e sala de jantar passam a ocupar um só ambiente. 

Tudo é possível quando trabalhamos os espaços com criatividade.

Decoração estilo industrial na sala de jantar. Tijolos aparentes nas paredes, pendentes sobre o balcão e cadeiras modernas. Portas grandes com janelas, trazendo iluminação natural ao espaço aberto | Westwing.com.br

Acessórios para decoração industrial

Uma maneira de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma rápida mudança nos acessórios.

Por isso, invista em lâmpadas e bancos de metal; unindo o acabamento em materiais rudimentares à combinação descolada de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes. Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.

Para completar a decoração estilo industrial invista em itens decorativos como:

  • Pendentes: Completam a decoração de diferentes cômodos da casa, de modo torná-la ainda mais iluminada.
  • Trilhos de spots: Além dos pendentes, invista em trilhos de spots para deixar o lar ainda mais moderno.
  • Tapetes em tons escuros: Tapetes grandes tornam o ambiente ainda mais estiloso e confortável. Aposte em tons escuros, como preto, vinho e marrom, e complete a decoração da sala de estar, jantar ou quarto.
  • Quadros decorativos: São excelentes opções para trazer mais personalidade ao ambiente. Escolha modelos pontuais que combinam com a decoração e seu estilo pessoal.

Capas de almofada: Para deixar a decoração da sala de estar industrial ainda mais sofisticada, aposte em capas para almofada diferentes. Escolha modelos lisos e estampados.

Decoração industrial do apartamento com mesa, luminárias e quadros | Westwing.com.br

Gostou das dicas? Veja também: Tudo sobre decoração da casa 

Imagens: Living4media e Westwing

Gabriella Mondroni

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline