8 dicas para escolher o tapete perfeito

Escolher o tapete perfeito para cada ambiente da casa não é uma tarefa simples. Para facilitar, o Westwing separou um espaço para o assunto. Trouxemos dicas essenciais na hora de eleger os modelos que complementarão o décor. Confira!

Escolha do tapete | westwing.com.br

1. Necessidade do ambiente

É preciso avaliar o que um espaço precisa para escolher o têxtil mais indicado. Isolamento acústico? Delimitar um determinado local? Levar calor? Complementar a composição? São muitas as variáveis e é necessário saber cada uma delas para decidir a espessura, o tamanho, o material e etc.

2. Tamanho certo

Lembre-se sempre que o tamanho certo é aquele que a acolhe os móveis ou pelo menos a maior parte deles. Em uma sala de estar, por exemplo, o tapete deve ficar embaixo de todo o sofá, mesas laterais e rack. No quarto, o ideal é que os criados-mudos e toda a cama fiquem em cima da peça.

Tamanho certo do tapete | westwing.com.br

3. Formato ideal

Redondos, quadrados, retangulares e orgânicos. São muitas as opções e não existem regras para usá-las. Por isso, é permitido escolher a forma de acordo com a disposição da mobília e até mesmo apostar nas sobreposições de modelos.

Formato ideal do tapete | westwing.com.br

4. Material indicado

O material deve variar de acordo com as condições e dia a dia da casa. Quando se tem crianças e animais os modelos mais leves e de fácil limpeza são os melhores, já que a lavagem é feita com frequência. Já os felpudos devem ficar em espaços mais reservados e de menos movimentação, justamente para evitar a sujeira.

Material indicado do tapete | westwing.com.br

5. Espessura adequada

Em locais de passagem, os mais indicados são os modelos mais finos, que evitam tropeços e quedas. Mas quando o caso é deixar o cômodo mais aconchegante, os mais grossos são os preferidos.

6. Estampado ou liso

Essa escolha depende de qual efeito você deseja causar na decoração. Na maioria das vezes, os estampados se tornam um ponto focal, atraindo os olhares para o piso, enquanto os lisos apenas complementam e confortam.

Tapete estampado | Tapete liso | westwing.com.br

7. O último da lista

Se você está montando um ambiente do zero e tem dúvidas de qual modelo colocar, a melhor coisa a fazer é deixar o tapete por último. Dessa maneira é possível escolher uma opção livre de erros, já que é mais fácil visualizar todo o décor e ver qual se encaixa melhor.

8. E se ele for o destaque?

Quando o tapete é a peça-chave de uma composição, você deve seguir uma paleta harmônica na hora de escolher os móveis e decorativos. Lembre-se que se ele é o destaque, os itens que o acompanharão devem ser mais básicos.

Tapete como destaque | westwing.com.br
WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Bianca Machado

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline