Como Fazer Sousplat de Tecido: Passo a Passo e 4 Tipos de Tecido para Fazer o Seu

Na hora de decorar sua mesa para um jantar ou almoço bem requintado e charmoso é essencial utilizar um sousplat como base para seus pratos. Além de lindo, ele é uma peça multifuncional que enriquece o ambiente e dá um clima de restaurante luxuoso para sua mesa. Um modelo que combina com decorações mais arrojadas e artesanais é o de sousplat de tecido, que pode tanto ser comprado pronto ou feito em casa mesmo.

Como Fazer Sousplat de Tecido: Passo a Passo e 4 Tipos de Tecido para Fazer o Seu | westwing.com.br

O sousplat de tecido transmite perfeitamente a sua personalidade e pode ser feito em materiais lisos ou estampados, dependendo do tipo de refeição em que será utilizado. O sousplat de tecido é uma peça decorativa, que dá um toque de classe e elegância, aliadas à naturalidade para qualquer jantar. Descubra no Westwing as melhores dicas e conselhos para decorar sua casa e o seu evento e deixa-los cheios de elegância e com a sua cara!

Compre agora com até 70% off:

Sousplat de Tecido na Decoração

O sousplat de tecido é utilizado sob pratos durantes refeições para evitar que estes deslizem sobre a mesa e para que os respingos provenientes da comida não atinjam a toalha de mesa ou o tampo. O sousplat de tecido deve ser utilizado apenas em refeições completas, compostas por entrada, prato principal e sobremesa.Sousplat de tecido decorando a mesa posta, prato raso, talheres.

Além destas funcionalidades, o sousplat de tecido é um item perfeito para a decoração de sua mesa antes das refeições, devendo ser disposto antes dos convidados se sentarem. Para dar um toque de classe a mais, deixe um guardanapo de pano ornamentado sobre cada sousplat de tecido, demarcando o lugar e embelezando o ambiente.Sousplat de tecido feito em tricô, sobre o mesmo um prato raso com um macarrão ao molho branco.

Dependendo da estampa e tipo de pano, o sousplat de tecido pode ser utilizado em casamentos, jantares de aniversário, noivado, reunião profissional, familiar entre outros. Para evitar que o tecido manche com facilidade, visto que ele não pode ser lavado na máquina, invista em modelos com tratamentos impermeáveis ou aplique você mesmo este tipo de produto.

Sousplat de Tecido: Faça Você MesmoSousplat de tecido em decoração de mesa posta neutra.

O sousplat de tecido pode ser adquirido pronto ou feito em casa. Não é nada complicado fazer este artesanato de tecido, e isso fará com que você tenha um conjunto único e muito atraente. 

Veja como fazer sousplat em tecido passo a passo:

Materiais:

  • Tecido
  • Cola
  • Tesoura
  • Papelão ou Sousplat de MDF – no caso do papelão, o sousplat de tecido será totalmente plano. Caso queira um modelo com o relevo baixo central, compre os MDFs.

Montagem e Como Encapar Sousplat:

  • Use um molde redondo de cerca de 35cm de diâmetro para desenhar os círculos sobre o papelão ou um compasso. Recorte-os.
  • Utilize o papelão recortado (ou o MDF) para riscar o tecido do avesso. Recorte o círculo no tecido, deixando de sobra cerca de 2 dedos.
  • Espalhe cola por toda a superfície do círculo de papelão, sem exageros, centralize com o lado avesso do tecido e cole um ao outro, certificando-se para que não haja bolhas de ar, dobras ou acúmulo de tecido.
  • Cole a sobras do tecido no outro lado do papelão, dando acabamento.

E pronto! Seu sousplat de tecido artesanal está pronto. Repita o processo até atingir o número desejado de sousplats e tenha uma refeição sofisticada e arrojada!

Tecido Para Sousplat: 4 Opções para Fazer Capas de Sousplat

mesa de madeira com decoração de natal, sousplat de tecido em mdf e tecido natalino, guardanapos verde musgo, louças bege e taças de vidro

Uma sugestão é personalizar os sousplats, segundo datas comemorativas. Fonte: Pinterest

Você sabe qual melhor tecido para capa de sousplat? O Westwing separou quatro sugestões para você fazer o seu:

  • Jacquard: é um tecido resistente e durável, disponível em diferentes estampas.
  • Sarja: também é resistente, além de ser facilmente impermeabilizada.
  • Saco de estopa: é um tecido rústico que garante um resultado lindo ao sousplat.
  • Tricoline: feito 100% de algodão, é fácil de modelar e colar.

O melhor tecido para fazer capa de sousplat é aquele que mais te agrada. Considere, inclusive, a estampa da peça.  Os sacos de estopa, por exemplo, são encontrados na cor bege e não têm estampas. A sarja também não costuma ser estampada, mas está disponível em tons diversos.

Se você quer ir além do óbvio, outra sugestão são as cordas de sisal. Elas também conferem um acabamento rústico, mas são ainda mais fáceis de usar para montar o sousplat.

Sousplat de corda sobre mesa branca com prato vaso e copo

Cordas, sisal e vime são opções rústicas e lindas! Fonte: Unsplash

Como e Quando Usar Sousplat?

mesa de jantar com pratos verdes em sousplat

Combine as cores do sousplat com jogo americano, pratos e talheres. Fonte: Pinterest

O sousplat de tecido é comumente usado em ocasiões mais refinadas – refeições completas, com entrada à sobremesa. Nesses casos, além dele, utiliza-se o jogo americano, para elevar o rigor da comemoração. Então, basta organizar os itens na seguinte ordem:

1- Jogo americano
2- Sousplat
3- Pratos

Montar a mesa posta é uma forma de encantar convidados e fazer com que todos se sintam bem-vindos e confortáveis. Agora que você sabe como fazer sousplat de tecido em casa, é mais fácil criar diversos modelos e variar a decoração sempre que quiser.

Continue conosco e veja 8 passos para compor uma mesa elegante.